Simply Is The Best (and Beautiful) ~ Quando Existem Albuns que Não Constam o Nome do Artista...

ATENCAO: E' apenas opinião pessoal da autora. Os leitores têm o direito de concordar ou não. Caso negativo, favor ser extremamente educado(a), porque de ironia já basta a vida da gente.

Sim, é mais fácil eu comentar sobre música porque talvez seja um dos poucos assuntos que consigo assimilar. (Ou como vai dizer um anônimo, que não entendo p**ra nenhuma, dane-se, então faça melhor e me passa o site que colaborou que a gente divulga com o maior prazer)

Tudo começou quando no Twitter divulgaram a foto a seguir, e eu fiquei cética porque não tinham citado a fonte, e só acreditei quando entrei no site oficial (um pouco mais confiável).


Aí cheguei a ler alguns (pouquíssimos) comentários: "Cadê o nome do artista?", "Só isso?" e o famoso "Capa mais mal feita, que eu faria melhor". Mas teve gente que gostou, dizendo "simples, mas lindo e não precisa mais nada".

Foi a partir disso que veio a idéia de fazer um posto a respeito, confabulando com duas amigas minhas (a @Dezzajp e @kbamichelle, que tive a alegria de conhecê-las pessoalmente em Nagoya). Porque existem muitos artistas pelo mundo afora que lançaram álbuns de capas simples, sem chamar a atenção, porque não tinha a foto do artista, não tinha o título, não tinha nem o nome do mesmo. Muitos até, sem nada mesmo. Ok, eu sei muito bem que o importante é o recheio, mas tem gente que prefere criar aquela "aura de mistério" pra ver se vende mais...

Atire a primeira capa de CD quem nunca comprou o álbum por causa da capa (e a probabilidade de gostar ou não fica nos 50-50), porque dizem que "a capa transmite o que o conteúdo quer dizer". Há controvérsias...

Exemplos temos aos montes, acreditem. Basta dar um pulinho em uma livraria e procurar alguns livros (importados) sobre capas de álbuns, desde os tradicionais de jazz até os recentes da música pop (os que conheço, informarei no final da postagem). Claro que os onipresentes Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd entre outros não poderiam ser deixados de lado...

Motivos para que o artista lance um álbum sem título nem nome do autor existem aos montes, como "chegou a um estágio que só de ver o rosto já reconhece"; "quero uma foto 'limpa'", "quero uma foto artística" (cof cof cof)... e por aí vai.

Vou tentar citar alguns, porque a lista é enorme e a maioria é de artista tão desconhecida, que somente livros especializados em música underground conseguem compilar (trabalho pra lá de ingrato, porque pra encontrar outros sem serem os mais conhecidos, só o Oráculo salva... ou não)!!


1 - The Beatles - "Rubber Soul" (1965)
2 - Bob Dylan - "Blonde On Blonde" (1966)
3 - The Rolling Stones - Their Satanic Majesties Request (1968)
4 - Jimi Hendrix - "Electric Ladyland" (1968)
5 - Aerosmith - "Draw the Line" (1977)
6 -Talking Heads - "More Songs about Buildings and Food" (1978)
7 - Wings - "Back to the Egg" (1979)
8 - Miles Davis - "Tutu" (1986)
9 - Legião Urbana - "Que País é Este" (1987)
10 - Prince - "Lovesexy" (1988)
11 - Southern All Stars - "SAS" (1990)
12 - Peter Gabriel - "Us" (1992)
13 - Bjork - "Post" (1995)
14 - Pizzicato Five - "Big Hits and Jet Lags 1994~1997" (1997)
15 - Ayumi Hamasaki - "LOVEppears"(1999)
16 - Hikaru Utada - "Distance"(2001)
17 - Hitomi Yaida - "Candlize" (2001)
18 - Beck - "Sea Change" (2002)
19 - The White Stripes - "Elephant" (2003)
20 - Funky Monkey Babys - "Funky Monkey Babys" (2006)
21 - Arashi - "Arashic" (2006)
22 - Masaharu Fukuyama - "Zankyou" (2009)
23 - Perfume - "JPN" (2011)
24 - Kanjani ∞ - "Ai Deshita" (single) (2012)
25 - flumpool - "Because... I Am" (single) (2012)

Alguns livros que trazem capas de álbuns desde os anos 50 até o presente momento em que o livro foi impresso. A maioria eu tinha visto na Tower Records Shibuya. Outros podem ser encontrados em sites especializados, mas aviso-lhes que eles são importados.

- 100 Best Album Covers - Storm Thorgerson e Aubrey Powell
- The Greatest Album Covers of all Time - Grant Scott, Barry Miles e Johnny Morgan
- 1000 Record Covers - Michael Ochs
- Discoteca Básica Bizz (via rateyourmusic)

Imagens - via amazon.com




Comments