[Discoteca Básica do Empório]: Masaharu Fukuyama ~ "HUMAN"



(Falar do Masaharu Fukuyama aqui neste Empório é chover no molhado, mas como se trata de um álbum que valeu a pena esperar cinco anos para ser lançado...)


Pra quem chegou agora ou só conhece o Masaharu Fukuyama por causa dos comerciais dos produtos eletrônicos da Toshiba ou da cerveja Asahi Super Dry, fica difícil imaginar que 1) ele tem quarenta e cinco anos, 2) tem uma carreira artística de vinte e cinco anos e 3) além de cantar e atuar, ele é instrumentista, produtor, radio personality, fotógrafo, e a lista vai um pouco longe.

Mas quem acompanha a carreira dele desde o primeiro single, muita gente sabia que ele ia fazer sucesso sempre. Mesmo demorando um bom tempo pra lançar um álbum com material inédito, apesar de ter lançado vários singles no intervalo entre um álbum e outro.

Entre o último álbum de estúdio - "Zankyou" - e o atual, Fukuyama esteve em plena atividade: duas turnês nacionais, dois doramas ("Ryomaden" e "Galileo 2"), três filmes ("Andaluzia ~ Megami no Houfuku", "Manatsu no Houteishiki" e "Soshite Chichi ni Naru"), uma colaboração em desenho animado ("Doraemon"), vários comerciais (inclui aí um feito no Brasil), quatro singles, um best album, comentarista pela TV Asahi nas Olimpíadas em Londres (2012), sem contar os eventos especiais que ele faz todo final de ano, quatro participações no Kouhaku Utagassen...

No dia 31 de dezembro de 2013, último dia da série do concerto que faz anualmente, o "Fuyu no Daikanshasai", anunciou que faria o "Five Dome Tour", mais o Saitama Arena e também uma miniturnê asiática (Taiwan e Hong Kong). Detalhe: em vinte e cinco anos de carreira, vai ser a primeira vez que ele fará uma turnê nos cinco dome do Japão (Sapporo, Tokyo, Nagoya, Osaka e Fukuoka) e no exterior.

"HUMAN", título do 11o. álbum de estúdio, já diz tudo ~ a maioria das músicas falam sobre a vida, família e cotidiano. Entre baladas, um pouco de rock, já que ele começou a carreira musical desta forma.

Das dezoito músicas do álbum, onze delas já foram ouvidas em comerciais, doramas e filme, sem contar que, quando lançava um single, na semana seguinte já estava ele no programa Music Station (TV Asahi). Agora, quando lança álbum, ele é convidado para tudo o que é programa de TV (mas ir no Arashi ni Shiyagare como guest, mostrar seus dotes musicais e trazer o famoso chambon, o lamen de Nagasaki que é bom....*foge das pedras*)...

Algumas músicas merecem destaque:

- "Kusonoki", que abre o álbum, é sobre sua terra natal, Nagasaki, onde tem o templo Sanno, que ficava a 800 metros onde a bomba atômica caiu na cidade, em 9 de agosto de 1945. E' conhecida pelo torii (portal) de "uma perna só". Para quem não sabia (nem eu), Fukuyama é da segunda geração de descendentes que sofreram os efeitos da explosão (fato que ele contou em seu programa de rádio).

- "HUMAN", rock que foi usado para o comercial da cerveja Asahi Super Dry (no qual Fukuyama divulga o produto, tanto que a empresa patrocina a turnê deste ano).

- "Akatsuki", balada que foi utilizada também para o comercial da cerveja Asahi Super Dry, mas a linha premium, no início do ano. A música foi tema da novela "You Light Up My Star", transmitido pela TV Formosa, em Taiwan (por sinal, um dos países que estará na turnê asiática, em junho deste ano).

- "Kazoku ni narou yo", foi usada no comercial da empresa Recruit para o catálogo Zexy - voltada para casais que pretendem se casar e querem planejamento. Os primeiros comerciais eram protagonizados pela atriz Kiki Kirin e o músico Yuya Yoshida (eram casados, mas moravam separados, embora tivessem uma filha - a atriz Yuyako Yoshida). A música foi lançada em single meses depois do terremoto de 2011. E no Kouhaku Utagassen do mesmo ano, Fukuyama a interpretou ao vivo do Pacifico Yokohama, onde ele estava realizando o Fuyu no Daikanshasai.

- "fighting pose", coupling side do single "Kazoku ni narou yo", foi usada como música do comercial da WOWOW, rede de TV paga (volta e meia Fukuyama divulga a empresa e às vezes é comentarista da UFC).

- "Ikiteru Ikiteku", foi usada como música de encerramento do filme da série Doraemon - "Doraemon - Nobita to kiseki no shima - Animal Adventure". Isso porque o filme anterior da franquia - "Doraemon Shin Nobita to Tetsujin Heidan ~ Habatake Tenshitachi" - Masaharu faz a voz de sua autoparódia Masaaki Fukuyama. Durante a turnê de 2011, no final, os personagens Doraemon, Nobita e Shizuka apareceram no palco para o encore.

- "Around the World", coupling song do single "Ikiteru Ikiteku", é um rock mais pesado, que foi utilizado para o CM da Asahi Beer - sim, aquele que ele aparece em pleno Sambódromo...

- "Beautiful Life", outra balada, foi utilizada para o comercial dos cosméticos SK-II, inclusive Fukuyama fez alguns comerciais para divulgar o produto, voltado para as mulheres. Interpretou a música no Kouhaku Utagassen de 2012.

- "GAME", foi tema dos Jogos Olímpicos em Londres, 2012, pela TV Asahi - no qual Fukuyama desta vez foi comentarista. Desde Sydney (2000), fazia parte do staff de fotógrafos. (Nota: nos outros eventos, as músicas foram "HEY!" (2000)" e "HIGHER STAGE" (2008)).

- "Tanjoubi ni wa Mashiro na Yuri o", foi tema do dorama "Tonbi", da emissora TBS, transmitido na temporada de inverno de 2013. Esta mesma música, Fukuyama a interpretou no Kouhaku Utagassen de 2013, durante o Daikanshasai no Pacifico Yokohama.

- "Koi no Maryoku" foi composta como tema de encerramento da segunda temporada do dorama "Galileo", da emissora Fuji TV, transmitido na temporada de primavera de 2013 (um dos doramas que teve maior índice de audiência na temporada). A música original era interpretada pela cantora e atriz Koh Shibasaki (que trabalhou na primeira temporada e apareceu em alguns capítulos na segunda), teve versões da cantora taiuanesa A-Lin e da coreana HARA (do grupo KARA). No álbum seria "self cover" (fez a mesma coisa com as músicas "SQUALL", "KISS Shite" e "Saiai" - compôs e produziu para outros artistas primeiro).

O álbum (duplo) saiu em três versões (olhae, fãs da JE que vivem reclamando que eles lançam duas versões do mesmo single, album, DVD, whatever)::

- a primeira (first press), traz um DVD com os vídeos das músicas "HUMAN", "Kazoku ni narou yo", "fighting pose", "Ikiteru Ikiteku", "Beautiful Life", "GAME", "Tanjoubi ni wa Mashiro na Yuri o" e "Get the groove". Com exceção de "HUMAN", os demais vídeos saíram nas edições limitadas dos singles.

- a segunda, um brinde extra: uma toalha que pode ser usada como cachecol. Mas não vem o DVD.

- a terceira, o álbum duplo apenas.

A capa (original) do álbum seria a ressonância magnética que Masaharu havia feito para um exame médico geral, e tinha gostado do resultado. Nas edições limitadas, vem em outra embalagem, branca com a foto dele mesmo, sem título, nada.

(E ainda tem gente que reclama que seu artista favorito demora uma semana pra lançar material novo. Aos menos, até onde sei, as fãs do Masaharu não chiam quando ele demora quase CINCO anos pra lançar álbum novo...)

Foto: Tower Records Japan

Comments