[Promotion Video] "Tokyo" ~ Masaharu Fukuyama


A maioria dos cantores e cantoras costumam dedicar uma música ou um trecho dela sobre a metrópole. Motivos nunca faltaram, porque, na verdade, muitos tentam a fama e fortuna na capital japonesa, porque dizem que é em Tóquio que tudo acontece.



A canção "Tokyo", de Masaharu Fukuyama, ele aborda a vida triste, mas romântico de quem vive na metrópole, contando suas dores e sua insegurança e que o futuro com a pessoa querida pode tornar a vida melhor. Bem, eu diria que seria quase a vida real de Fukuyama, pois ele nasceu em Nagasaki (sul do Japão) e logo que terminou o colegial, mudou-se para Tóquio para tentar a fama e fortuna.


"Lágrimas, fraqueza, minha verdadeira face, nesta cidade
Pensei que eu nunca pudesse mostrar essas coisas para alguém

Tive que esconder a dor que me fazia ser incapaz de ser eu mesmo
Tive que esquecer a tristeza que me fazia ser incapaz de me mover, abrace-me

Estou cantando sobre o amor
As esperanças que você depositou em mim
A flor que brota no meu coração
Nas palavras que você me disse
Estou cantando sobre o amor

Saí para a 246 debaixo de chuva forte
Estou indo sentir a brisa de uma noite de verão
E você sorri

Estamos andando no Gaien Higashi-doori, lentamente
Vamos de mãos dadas, a noite está linda

Agora, estou cantando sobre o amor
Andando com você em Tóquio
Eu quero ser sua resposta
Eu quero ser seu amanhã
Vamos sempre andar juntos

Vimos uma estrela cadente
"Estou feliz" "Estou feliz"
Mais um milagre

Para a paisagem da cidade que você nasceu
Para o entardecer que você gosta demais

Vamos passear neste domingo
E vamos conhecer melhor em seu Tóquio, em suas memórias

Eu vivo com você em Tóquio
Eu quero ser sua resposta
Eu quero ser seu amanhã
Vamos sempre andar juntos
Agora, estou cantando sobre o amor"



A música foi tema do dorama "Slow Dance" (Fuji Television, 4 de julho a 12 de setembro de 2005), com Satoshi Tsumabuki, Eri Fukatsu, Naohito Fujiki e Ryoko Hirosue, cujo enredo era sobre amor não correspondido e carreira profissional. (Nota mental da autora: preciso assistir o quanto antes, aliás, tenho uma lista infinita de doramas não assistidos por causa do meu trabalho, na época eu saía tarde e perdia boa parte dos doramas que passaram, exceto os que dava pra ver tarde da noite ou no dia que minha folga eu não tinha o que fazer *apanha*)


O single foi lançado no dia 17 de agosto de 2005 (do tipo: ouvimos a música no dorama e no programa de rádio do Masaharu antes do single sair no mercado), ganhou disco de platina e ficou em segundo lugar na primeira semana de vendas. Foi o vigésimo single da carreira de Masaharu.


"Tokyo" é a primeira música da trilogia "Tokyo" que Masaharu fez - as outras duas músicas foram "Beautiful Day" (usada no comercial da goma de mascar Xylish, da Meiji) e "Tokyo ni mo attanda" (do filme "Tokyo Tower"). Na coletânea "5 Nen Mono" (2007), Masaharu disse que se inspirou em duas músicas dos Beatles para a letra e música - "Norwegian Wood" e "You've Got to Hide Your Love Away" - que ambas são confessionais ("Norwegian Wood" era sobre seus casos extraconjugais e "You've Got to Hide Your Love Away" era sobre insegurança na vida).



O image clip da música, veio na edição limitada (de capa verde), dirigido por Hideki Kuroda, mostra a vida comum de gente comum que mora em Tóquio, como uma mulher separada do marido e levando a vida sozinha com um filho; casal de idosos vendo uma criança tentando andar de bicicleta sozinho (junto com a mãe), pessoas que acabam se encontrando por acaso em Shibuya (no image clip no caso, a mulher divorciada com o filho encontra o ex-marido com outra) ...





Um retrato suburbano da maior cidade do arquipélago, mostrando que existe vida comum longe da agitação que muita gente conhece/ouve falar.



Notas: 246 seria a rodovia que vai de Toquio até Numazu (Shizuoka), uma das mais conhecidas da região. E Gaien Higashi Doori, é uma das ruas mais conhecidas de Tóquio, nos arredores de Roppongi e Azabu, bairros badalados.

Nota Pessoal: Ultimamente ando lendo muitos comentários no FB e no twitter que os PVs de alguns artistas ou só mostram dançando, ou só cantando, ou as duas coisas, reclamando da falta de enredo blablabla. Aí quando aparece algum PV diferente, com historinha, reclamam do mesmo jeito. Desde que assisto a programas que aparecem promotion videos ou video clips, ainda acho que muita coisa evoluiu. Cada artista tem um jeito diferente de promover a música a ser lançada e muita coisa pode tirar proveito disso. Por exemplo, a maioria dos promotion videos do Masaharu Fukuyama são mais ou menos nesse estilo, ou somente ele tocando violão ou guitarra, tanto faz. Mas também existem pessoas que querem saber que tipo de violão/guitarra ele utiliza; quem foi que fez o vídeo, por aí vai.

"Tokyo", além de mostrar sua performance como cantor e instrumentista (ele utiliza o violão Gibson J-50, o mesmo utilizado por Bob Dylan e Bruce Springsteen), traz o lado humano dos moradores de Tóquio de forma delicada, fazendo com que o ouvinte se emocione com o enredo.

Se levarem um pouco de sorte, esse promotion video tem na internet. 

O single saiu com duas edições - a limitada (de capa vermelha) contendo o image clip de "Tokyo" e a regular, com duas músicas em karaoke. Pra quem fica reclamando que alguns artistas ficam lançando single/album limitado e regular e fica de mimimi, lembrem-se que existem artistas que não bastam lançar o limitado e o regular...

Fotos: todas da autora, via printscreen do PV original que possui (sim, tenho o single limitado).

Tradução da letra via j-pop asia (que tinha a tradução em inglês).

Comments