Friday, July 22, 2016

Somente o Nome é Igual, porque o Recheio... (Parte 3)

Num falei que logo ia sair a terceira parte?


Eu tinha feito duas postagens sobre música (em 2011 e 2012), onde "títulos iguais, conteúdo nada a ver", e realmente de vez em quando, no mundo pop, aparecem músicas com o mesmo nome, mas quando a gente pensa "ah, é cover", vai ouvir e...

Essas coisas acontecem, mas ainda muita gente quebra a cabeça se perguntando: "mas porque raios esses músicos gravam a música e na hora de colocar o título, acaba colocando um que já existe para confundir". Verdade. Teve muita música que achei que fosse cover mas na verdade nem era. Se bem, que se fosse cover, ia estar creditado no adesivo que vem colado na capa do CD/single.

Desde meu último post sobre o assunto, foram 4 anos e desde então surgiram muitas músicas com títulos diversos. Mas fazer postagem caso encontrasse alguma semelhança que era bom... (Ou seja: precisaria frequentar mais as lojas de CDs, assistir mais ao CDTV que passa nas madrugadas de sábado, pegar os panfletos mensais no Tsutaya Store...)

Nas duas postagens, a maioria era j-pop mas encontrava título igual em música internacional. Mas era inevitável. Você vai, encontra um, joga no Wikipedia da vida pra ver se encontra igual, dependendo do título, encontra um monte.

1. "Human":


Eu conhecia muito a música que tocou direto nas rádios durante minha adolescência, toca até hoje e o PV é bem simples. "Human", do grupo inglês Human League, foi lançado em 1986 e tem sido um dos maiores sucessos do grupo até então (o refrão "I'm only human / of  flesh and blood I'm made/ Human / born to make mistakes", é marcante).



Tem uma música do mesmo nome do grupo norte-americano The Killers. Mas quando Masaharu Fukuyama lançou um álbum e música do mesmo nome em 2014, bem, ele explicou em de seus shows que o título veio numa fase de autoconhecimento e depois de um exame médico (daí o motivo da capa da edição regular do álbum ser a tomografia que realizou um ano antes).

2. "Mikazuki" (三日月):




Quem acompanha j-pop, obviamente conhece e já cantou em karaoke essa música da cantora Ayaka. Originalmente gravada em 2006 para o comercial da empresa au-KDDI (para LISMO Music Store) e também para um programa da NHK - "Mirai Kanzoku Tsungaru terebi @human".

Tal foi minha surpresa quando no álbum do Arashi - "Japonism" - tinha uma música com o mesmo nome. Eu já achei que "que lindo, eles fazendo cover da música mais bonita da Ayaka!", quando fui ouvir...

3. "Akatsuki" (暁):



Do mesmo álbum do Fukuyama, "HUMAN", ele incluiu uma música chamada "Akatsuki", que ele utilizou no CM da cerveja Asahi Super Dry, que ele mesmo atua; para um especial de TV da TBS em janeiro de 2015 e para uma novela em Taiwan "You Light Up My Star". Inclusive, no Kouhaku Utagassen de 2014, interpretou essa mesma música....

... só que, no álbum "Japonism" do Arashi, quando saíram as músicas no site oficial (ou vazaram as informações antes, como sempre), a música solo de Satoshi Ohno era "Akatsuki". E vai a boba aqui acreditar "OMG, Riida regravou a música do Masaharu!!!".

4. "Beautiful World":




Em 2007, Hikaru Utada lançou o single "Beautiful World", que foi usado como tema no filme da série "Evangelion", que foi um dos maiores sucessos da cantora (o single foi logo depois de "Flavor of Life", que foi usado no filme "Hana Yori Dango").

"Beautiful World" também foi o nome do álbum de 2011 do grupo Arashi. Lançado meses depois do Terremoto de Ogi-Tohoku, o título foi sugerido por Sho Sakurai.



Em 2016, o grupo V6 lançou seu 46o. single com o mesmo título, usado no tema de encerramento do keiji dorama "Keishichou Sousa Ikkakyugakari - season 11", onde Yoshihiko Inohara, um dos membros, atua nessa série, além de terem usado no comercial da rede Prince Hotels, na campanha da primavera.



5. "Top of The World":
Muita, mas muita gente conhece essa música originalmente interpretada pelos Carpenters. Inclusive, um dos melhores covers que tem, é da banda japonesa Shonen Knife, que gravou para o álbum tributo "If I Were a Carpenter", e foi utilizada em duas ocasiões - no CM da bebida para a Suntory e na abertura do programa "Tokyo Live 22h".

Em 2014, o 53o. single do grupo SMAP vinha com esse nome. Para minha surpresa, não era cover, mas composição do músico MIYAVI. A música foi utilizada no programa que o grupo possui na Fuji Television.

6. "Masquerade":
Algo que eu preciso entender o porque de muitas músicas "do estrangeiro" chegarem com o título em japonês (quero dizer, ao invés de serem em katakana, colocam em kanji). Daí pra encontrar o álbum é uma prova o quanto você sabe do idioma. Ou quando sai em katakana, o título sai encurtado (sem perder muito o significado). Acontece comigo toda vez que vou procurar os álbuns dos Beatles ou do Paul McCartney (ou até de outros artistas).

Uma das músicas mais conhecidas de Leon Russell, "This Masquerade", ganhou um ótimo cover dos Carpenters, em 1973. Quando o single saiu no Japão, veio grafado como "マスカレード", e quando sai alguma música com o mesmo título [em japonês], obviamente pensamos que é cover, mas não...

No Wikipedia você acaba encontrando várias músicas com o mesmo nome - desde trf, passando pelo hyde (do L'Arc~en~ciel), Anzenchitai e Bonnie Pink. Isso inclui também uma das músicas do álbum "Japonism" do Arashi e, recentemente, uma das faixas e PV do grupo Hey! Say! JUMP (inclusive será uma das faixas que vai divulgar o quinto álbum de estúdio - "Dear").

Lembrando que só o título é quase igual...

7. "Fragile":
Conheço três músicas com o mesmo nome. Mas conteúdo bem diferente.

A primeira, do cantor e compositor inglês Sting (pra quem não associou o nome à pessoa, ele foi baixista do power trio The Police), era uma música em homenagem a um engenheiro civil que foi assassinado enquanto trabalhava nas obras de uma hidroelétrica em Nicaragua.

A segunda, da hoje dupla Every Little Thing, era uma balada sobre o início de um relacionamento que até dizer "eu te amo" poderia ser algo quebradiço.




E recentemente, a música da banda TOKIO, que foi tema de encerramento do dorama do mesmo nome, protagonizado por Tomoya Nagase (que compôs a música também), cuja letra fala sobre superação.



Observação: bora fazer logo a série "Beatles e Japão" porque essa foto tá lembrando a capa de "Abbey Road" /foge



8. "Over":
Se jogar na busca no wikipedia, encontram várias formas de escrever esse título: seja em minúsculo, caixa alta ou com a primeira letra em maiúscula. Um motivo a mais pra confundir, a não ser que esteja muito atento ou entender do negócio mesmo. Mas vamos listar as mais conhecidas:

- Se for em caixa alta ("OVER"), encontra o título do 7o. single do grupo Hey! Say! JUMP. Uma curiosidade premonitória ou foi coincidência: foi o último single do grupo com 10 membros.


Do tempo em que eles eram em dez membros e tudo carinha de inocente (tenho minhas dúvidas)

- Se for "Over", encontram as músicas do Mr. Children, Fayray e Ayumi Hamasaki.

- Se for tudo em letras minúsculas, encontram as músicas da banda Off Course (antiga banda do cantor Kazumasa Oda), V6 e Arashi (para quem não lembra, era coupling song do single "Love Rainbow", tanto na edição limitada e regular).


No momento, foram essas músicas que lembrei. Títulos como "Sakura" por exemplo, nem inclui, porque todo ano, na época que antecede a floração das cerejeiras, sai uma enxurrada de músicas com o mesmo nome, então procurei mencionar aquelas cujo título a gente nunca iria imaginar que só o nome é igual, porque a letra e melodia...

Se resolver fazer o serviço a base de pente-fino, bem provavelmente descobriremos mais músicas, ou até nome de álbum igual. Só lembrando que eu pesquisei mais j-pop e música internacional. Música de anime e similares eu não mencionei. Obviamente, com tanta música aparecendo nas paradas de sucesso (vide Oricon, Billboard Japan....), vai ser inevitável aparecer algum artista lançando música com nome igual (ou semelhante) a de outro e não é cover version!


Fontes: Wikipedia Japan, Oricon Style, Tower Records On Line.

Fotos: matome-naver, j-storm, asahi beer company, suruga.jp, oricon, avex, amazon.com


No comments:

Post a Comment