Monday, December 12, 2016

Hit Parade Particular ~ Primeira Semana de Dezembro

Atrasada e ainda esqueceu de fazer o da metade de novembro. Dar a desculpa de que falta tempo, já nem cola mais. Como a vida continua, vamos viver o presente e pensar no futuro. Claro que do passado, a gente PRECISA lembrar das coisas boas.

O mesmo a gente se aplica para músicas. Claro que existem aquelas que a gente quer botar no fundo da caixa e esquecer, mas são aquelas que a gente acaba lembrando não sei porquê.



Chega final do ano, os programas de TV daqui do Japão costumam fazer especiais musicais, como o FNS Kaiyosai, Best Artist e Music Station. (O chato é que como agora estou fazendo turno noturno, estou tendo que apelar pra assistir depois em algum lugar) E esses programas costumam trazer artistas das décadas passadas para fazer collabo com os artistas atuais. E sabem mais? Fica MUITO legal!!!

Desde que eu estou aqui no Japão, quando dava, eu assistia a alguns programas musicais, mas depois de 2003, quando meu horário de trabalho ficou fora do normal, aí eu estou tendo que apelar muito para sites como iuchubi e similares, porque ainda não criei vergonha na cara pra juntar iene pra comprar uma TV que tenha memória o suficiente para gravar os programas favoritos e assistir depois.

Ultimamente estou ouvindo muito rádio via aplicativo radiko, que consigo ouvir a maioria dos programas que gosto. Muita gente pensa que "ah, se é de tal artista, ele só vai puxar a sardinha pro lado dele", se bem que é verdade, afinal, precisa vender um pouco o peixe. Mas, acabamos por ouvir algumas raridades e música de gente pouco conhecida. Se descuidar, até fazem cover (saudades do Tamaradi - aka o programa de rádio que Masaharu tinha aos sábados quase de madrugada).

Algumas preciosidades que acabo ouvindo tanto no rádio como nos programas musicais de fim de ano, e se bobear, vai na minha playlist do celular.

"Re-Re-Chicago" - clammbon : Trio formado em 1996 por três colegas de escola - a vocalista e tecladista Ikuko Harada, o baixista Mitsugu "Mito" Ichikawa, e o baterista Daisuke Ito, o nome surgiu de um pequeno conto de Kenji Miyazawa. O estilo da banda mistura jazz, folk-rock e eletrônica, e geralmente apresentam-se em lugares menores e alternativos. Um de seus maiores sucessos,  "Surround", foi usado no comercial da operadora de celulares vodafone (hoje SoftBank), protagonizado por Yu Yamada. "Chicago" eu já havia ouvido bem antes, mas na versão mais eletrônica, mas recentemente, no programa de rádio NHK-Radirer Saturday 8h, ouvi a versão acústica. No programa, a música foi escolha de Hikaru Yaotome.



As versões cover que Kazunari Ninomiya já fez no programa de rádio dele, o Bay Storm (Bay FM), bem que poderiam incluir em algum álbum do grupo, porque é muito raro mesmo o Arashi ter alguma música cover (uma das poucas exceções foi a música "Nihon yoitoko mashifushigi", uma das primeiras músicas do trio Shonentai). Pelo menos três são conhecidas pelos fãs:

"Orion" - Mika Nakashima: Quem assistiu o dorama "Ryuusei no Kizuna", tem uma cena em que a cantora Mika Nakashima aparece no restaurante onde Koichi (Kazunari Ninomiya) trabalha. A música foi usada como música incidental. No PV da música, quem aparece é a atriz Erika Toda, que também atuou no dorama, como Shizuna Ariake, irmã mais nova de Koichi e Taisuke (Ryo Nishikido). Nos tempos em que Ninomiya costumava interpretar algumas músicas que ele gostava, ele cantou essa música em seu programa de rádio.



"Friendship" - Masaki Aiba: Na edição limitada do álbum do Arashi - "Time" (2007)-, tinha um CD bônus contendo músicas solo dos membros (isso durou até o "Dream 'A' Live"). O estilo de cada um variava do sublime até vergonha alheia. "Time" para a maioria dos fãs, continua sendo um dos melhores álbuns e um dos melhores shows que o grupo fez. Uma das músicas solo dos membros que foi a mais popular na escolha dos fãs para o AraFes em 2012, foi o solo de Masaki Aiba. No rádio, Ninomiya fez outro arranjo para a música.



 "Ai no Arika" - Hey! Say! JUMP: Faziam anos que Ninomiya não interpretava música alheia no rádio, tanto que tinha ouvinte que chegou a enviar e-mail para o programa pedindo para que Nino cantasse qualquer coisa (porque ele colocar no ar música que não seja do meio da JE, ele faz). Até que um domingo aleatório, sem aviso, ele interpretou uma das músicas de seus kouhais. "Ai no Arika" era tema do dorama "Dark System ~ Koi no Ouza Ketteisen", protagonizado por Hikaru Yaotome. A música está no terceiro álbum do grupo - "smart".



"La La La" - Maki Ohguro: A música mais conhecida da cantora que ficou famosa nos anos 90 (em 2010 deu um tempo na carreira musical para se tratar e retornou em 2016), foi tema do dorama "Aji Ichimonme". Fica inevitável acompanhar o coro "la la la kyo mo ashita mo anata ni aitai". Recentemente apareceu no programa FNS Kaiyosai 2016, em collabo com Tomomi Kahala, Nana Mizuki, chay e Seiko Niitsuma.



"Sailor Fuku to Kikanjuu" - Hiroko Yakushimaru: O pessoal mais novo vai lembrar dela em doramas mais recentes, como "Amachan" (N.da A.: eu já lembro dela na série "Kisarazu Cats Eye"), mas quem lembra na época que ela era idol nos anos 80, é fatal associar Yakushimaru com a música-título do filme que a tornou famosa (inclusive a pose icônica dela vestida de estudante colegial, aquela roupa de marinheiro, segurando uma metralhadora). Em 2016, teve a seqüência - "Sailor Fuku to Kikanjuu - Sotsugyou" - com a atriz Kanna Hashimoto, que fez a cover da música-título. No último FNS Kaiyosai (dia 7 de dezembro), Yakushimaru e Hashimoto fizeram um dueto com a música.



"Kono hiroi nogen ippai" - Ryoko Moriyama: A primeira música da carreira de 50 anos da cantora folk japonesa, teve cover da cantora e tecladista Yuko Hara (no álbum "Tokyo Tamure", covers de cantoras dos anos 60). No FNS Kaiyosai, Moriyama interpretou essa música junto com as cantoras JUJU, Seiko Niitsuma, miwa e Sakura Fujiwara. 



Praticamente foi mais o programa FNS Kaiyosai 2016 que andei assistindo (atrasado), e como esse programa costuma ir mais gente e ter MUITA colaboração entre os artistas, fizeram em duas partes. Fora que ainda na antevéspera do Natal tem o Music Station Super Live (o esperado do ano) e o Kouhaku Utagassen.




No comments:

Post a Comment