Thursday, March 16, 2017

[J-Dorama] Relação entre sempai - kouhai da JE em Doramas (Parte 6)

A saga continua, e se ir nesse ritmo vou terminar nas Olimpíadas de Tóquio.

Como eu costumo dizer, nos doramas da temporada, se alguém da JE atua, a probabilidade de ter um membro co-atuando é grande. São raros os doramas que não precisam de mais um para dar audiência, ops, para fazer parte da trama. No máximo num capítulo aleatório como convidado especial.

Muita gente pensa que tendo mais um na trama, ou a audiência aumenta ou o kouhai ganha mais experiência (seja boa ou ruim, mas tudo será válido pro futuro)...

Shingo Katori





O mais novo do grupo SMAP agora entrou na versão 4.0 mas continua o mesmo cara que diverte no programa "OjaMap" e entretem os convidados no "SmaStation!!". No que eu achava que esse sim, seria o sempai que mais traz os kouhais nos doramas, acho que vou ter que rever meus conceitos. Se for ver bem, Katori já interpretou tudo o que é tipo de personagem - deficiente mental, vietnamita, assassino de aluguel, pai solteiro, o rapaz que toda mãe quer pra genro, samurai, policial, médico, conselheiro...

Mas também se for reconhecer o Katori pelo cabelo, esqueçam: ele mais muda de cabelo do que a gente de roupa. Ele fez tanta coisa nas madeixas (desde o tradicional loiro radioativo até moicano), que, se quiser saber que visual está agora, assistam SmaStation!! aos sábados porque como é ao vivo direto dos estúdios da TV Asahi...

Só pra constar: como eu vivo dizendo que povo da JE pra chamar o Masaharu nos programas ou até fazer pontinha em dorama é um caso perdido, pelo menos dois fatos aconteceram: um, foi a participação especial do Katori no quarto capítulo do dorama "Galileo" (2007). O outro, a maioria sabe, foi o Kazuya Kamenashi ter participado do programa de rádio "Damashi Radio" na Nihon Housou em 2009...

Shiawase ni narou yo (Fuji TV, 18 de abril a 27 de junho de 2011). Com Shingo Katori, Meisa Kuroki, Naohito Fujiki, Riisa Naka, Yuta Tamamori, Yuji Ayabe, Ryoko Kuninaka, Atsuko Takahata, Kaoru Kobayashi.



Jumpei Takakura (Shingo Katori) é um conselheiro matrimonial bem sucedido na agência que fazem os clientes encontrarem sua cara metade. Ao conhecer uma nova cliente, Haruna Yanagisawa (Meisa Kuroki), Takakura se apaixona por ela, mas por questões profissionais, acaba indicando Hidehiko Yashiro (Naohito Fujiki), um advogado rico e bonito.

Trivia:




- Era a terceira vez que Katori atuava em um dorama no famoso getsukyu da Fuji Television (os outros dois foram "Hito ni Yasashiku" e "Bara nai no Hanaya").

- Yuji Ayabe faz a dupla Peace com o hoje escritor Naoki Matayoshi. Ayabe participa de vários programas de entretenimento, como Nijiiro Jean (Fuji TV). A partir de abril de 2017, dará um tempo nas atividades artísticas devido a uma estadia nos Estados Unidos.

- Ryoko Kuninaka é casada com o ator Osamu Mukai (conheceram-se no dorama "Hungry!"), e seus doramas mais conhecidos foram "Date", "Black Jack ni Yoroshiku", "Kekkon Dekinai Otoko", e recentemente no terceiro episódio de "Shikaku Tantei Higurashi Tabito".

- Naohito Fujiki (pra muitos fãs de doramas, ele sempre será lembrado por ser o "buchou" em "Hotaru to Hikari"), além de ator, é MC do programa "Oshaerism" (NTV, todo domingo) e cantor. Tem um irmão gêmeo que não faz parte do mundo showbiz. Seu trabalho mais recente é no dorama "Uso no Sensou" (Fuji TV).

- A música "not alone ~ Shiawase ni narou yo ~" foi interpretada pelo grupo SMAP. Na época em que lançaram a música, devido ao terremoto de Tohoku, para evitar gastos com energia para a fabricação dos CDs, resolveram lançar em formato digital (download pago no site da gravadora). A música só apareceu em CD na coletânea "SMAP AID".

- Houve um crossover com o dorama "BOSS" que passava na mesma emissora, mas no horário de quinta-feira, as 21h. Os atores Youichi Nukumizu e Tetsuya Tamayama aparecem nos capítulos 5 e 7 respectivamente como clientes da agência onde Takakura trabalha. Desde 1997 a emissora não fazia esse tipo de colaboração.

- Teve audiência média de 11,7% na região de Kanto (tida como baixa para o horário).

Kouhais da JE: Yuta Tamamori (do grupo Kis-My-Ft2), interpreta Yuji, irmão mais novo de Haruna. Já falamos um pouco do moço na matéria passada, no dorama "Zeni no Sensoo". Estará no dorama da TBS na temporada da primavera, "Reverse", baseado no livro do mesmo nome de Kanae Minato (a mesma que escreveu "Kokuhaku" e "Shoujo").



MONSTERS (TBS, 21 de outubro a 9 de dezembro de 2012). Com Shingo Katori, Tomohisa Yamashita, Kanako Yanagihara, Kenichi Endo.



Heihachi Hiratsuka (Shingo Katori) é detetive da Polícia Metropolitana de Tóquio, fazendo parte da Primeira Divisão de Investigações. Apesar de eficiente e conseguir resolver muitos casos um atrás do outro, Hiratsuka é uma pessoa rude, cínica e atitudes bruscas, ao ponto de ser tão impopular que ninguém quer fazer parte do time dele (tanto que trabalha sozinho). Ele consegue resolver os casos usando a natureza humana, revelando o "outro lado" das pessoas. Kosuke Saionji (Tomohisa Yamashita) é um novato, de família tradicional e que é o oposto de Hiratsuka - mais consciente e participativo, e por isso colocaram para trabalhar com o detetive. Trabalhar com Hiratsuka será uma provação para Saionji, já que correm rumores que o veterano tenha pacto com o lado escuro da coisa. Contudo, um dos grandes motivos pelo fato de Hiratsuka conseguir resolver os casos é que ele seria uma pessoa que os criminosos odeiam. (JDoramas Wordpress).

Trivia:

- O nome do personagem que Katori interpreta, seria uma homenagem ao famoso investigador Hachibe Hiratsuka (que investigava o caso do roubo de 300 milhões de ienes, até hoje sem solução).

- Era para ter 9 capítulos, mas como o último capítulo cairia no dia em que haveria eleições gerais no Japão, nem teria como passar para as semanas seguintes - na semana seguinte, teria o especial do Sanma Akashiya e na outra era o Record Taisho (ambos transmitidos pela TBS). O oitavo capítulo acabou tendo 90 minutos de duração.



- Teve participações especiais de artistas como Yoshinori Okada, Reiko Takashima, Renn Kiriyama, Koji Yamamoto (este, por ser amigo de longa data de Katori), Tetsuya Takeda, Haru, Shido Nakamura, Miki Mizuno, Aoi Nakamura.

- A música-tema "Monsters", foi interpretada por Katori e Yamashita, que formaram a dupla de uma música só "The MONSTERS". Um dos singles saiu a versão cover da dupla Pink Lady - "Monster" - com direito ao PV com os dois de mulheres com direito a salto alto e roupa de estampa de oncinha!!!


Aquelas que achou que o PV da música cover da dupla Pink Lady foi bem melhor do que a música do dorama.

- Audiência média de 11,9%.

Kouhai(s) da JE: Tomohisa Yamashita, mais conhecido até pelos mais chegados como "Yamapi", vai ter uma postagem a parte. Motivo? Embora ele também cante (sua última turnê foi em 2016, "Future Fantasy"), Yamashita está mais atuando, e olha que ele tem dorama pra caramba, e ter algum sempai ou kouhai no meio é que não falta. Seus últimos trabalhos foram o dorama "5ji kara 9ji made" (2015) e o filme "Terraformars" (2016). Na temporada da primavera de 2017, estará no dorama da NTV (sábados à 22h) em "Boku, Unmei no Hito desu" (com o Kazuya Kamenashi, vai ter revival do "Nobuta wo Produce", com direito a "Seishun Amigo")



Kasuka na Kanojo (Fuji TV, 9 de abril a 18 de junho de 2013). Com Shingo Katori, Anne, Atsuko Maeda, Hiromitsu Kitayama, Mari Hamada, Jiro Sato, Masahiro Takashima, Miki Maya, Shintaro Morimoto, Yuta Jinguji, Genki Iwahashi, Honoka Miki, Maika Yamamoto, Suzu Hirose.



Akira Kamiyama (Shingo Katori) é um professor que possui o dom de "conversar" com fantasmas (só que é segredo), e na escola onde leciona, vive um, chamado Akane (Anne), que era professora nessa mesma escola, e passa a conviver com Akira.

Trivia:

- Quando "Kasuka na Kanojo" foi transmitido, foi na temporada mais concorrida da emissora - na mesma época, a grade de doramas era - segunda-feira "Galileo 2" (Masaharu Fukuyama); terça às 21h "Kamo, Kyoto e Iku" (Nao Matsushita); quarta-feira "Kazoku Game" (Sho Sakurai), quinta "Last Cinderella" (Ryoko Shinohara) e sábado "Machigawarechatta Otoko" (Arata Furuta).



- Foi transmitido às terças-feiras, horário das 22h (desde a temporada de inverno de 2016, por enquanto está suspenso).

- Anne começou como modelo, mas ganhou destaque como atriz em "Namae o nakushita megami" (2011), "Yokai Ningen Bem" (2011), no asadora "Gochisosan" (2013-14, foi onde conheceu o ator Masahito Higashide, com quem casou e teve gêmeas), "Hanazaki Mai ga Damattenai" (2014) e "Date" (2015). E' filha do ator Ken Watanabe e enteada da atriz Kaho Minami.
Os docentes reunidos para uma janta especial (tá lindo esse avental da marimekko)

- Atsuko Maeda foi membro do grupo AKB48 (a primeira formação, época que estavam Yuko Oshima e Minami Takahashi). Seu primeiro dorama como protagonista foi "Shiori to Shimiko no Kaiki Jikenbo" (2008). Mas também fez parte do taiga dorama "Ryomaden" (2010), em outros doramas como "Q10", "Hanazakari no Kimitachi e 2011", "Ending Planner", e filmes como "Kuroyuri Danchi", "Eightranger 2" e no recente "Shin Godzilla". "Kasuka na Kanojo" é o primeiro dorama que atua depois que saiu do grupo. Atualmente, Maeda mais se dedica a atuação do que cantora (embora tenha alguns trabalhos solo).

Três das alunas do dorama que depois se destacaram como atrizes - Suzu Hirose, Maika Yamamoto e Honoka Miki


- Honoka Miki atuou na série "Itazura Kiss";  uns dos papéis mais conhecidos de Maika Yamamoto foi como Kaede Kayano nos dois filmes "Ansatsu Kyoshitsu"; Suzu Hirose estará no próximo filme dirigido por Hirokazu Koreeda, "Sandome no Satsujin" (ela já havia trabalhado com Koreeda em "Umimachi Diary").

Como todo dorama, a cada capítulo, um convidado especial para ajudar na trama. No capítulo 7, teve a participação da Haru.


- A música de encerramento foi do SMAP - "Joy!!", cujo PV ficou conhecido por conseguir juntar mais de 1000 pessoas para fazer o filme (do tipo: nem tem como ficar parado mesmo).

- Teve audiência média de 11,5%, considerada boa para o horário (e era a primeira vez que Katori atuava num dorama de terça-feira, 10 da noite).

Kouhai(s) da JE: Por falta de um, atuaram pelo menos quatro membros da JE - Hiromitsu Kitayama (Kis-My-Ft2), Shintaro Morimoto, Yuta Jinguji e Genki Iwahashi (Jrs).

Hiromitsu Kitayama, Genki Iwahashi, Yuta Jinguji e Shingo Katori - nos bastidores do dorama "Kasuka na Kanojo"(só faltou o Shintaro Morimoto nessa foto)


Hiromitsu Kitayama, que interpreta Kunihiko Hayashi (um dos professores), é membro do septeto Kis-My-Ft2, na "comissão de frente" com Yuta Tamamori e Taisuke Fujigaya. Ao mesmo tempo que na época em que o septeto era um subgrupo no Juniors, Kitayama também fez parte de um outro subgrupo criado para o evento do campeonato mundial de voleibol, o Kitty GYM. Atuou em doramas como "Misaki Number One", "Beginners", "Siren". Estava no PV da dupla Shuuji to Akira "Seishun Amigo". Por ser o mais velho, é o líder do grupo. Kitayama, entre os membros da JE, tem forte amizade com Tadayoshi Ohkura (Kanjani Eito) e Kouta Yabu (Hey! Say! JUMP).


Shintaro Morimoto é irmão mais novo de Ryutaro, ex-membro do grupo Hey! Say! JUMP. Entrou na JE em 2006, e em 2009 protagonizou o filme "Snow Prince Kinjirareta Koi no Melody". Atualmente faz parte do grupo SixTONES com Yugo Kochi (já conhecido por participar no programa "School Kakumei"), Taiga Kyomoto, Juri Tanaka (irmão de Koki), Hokuto Matsumura e Jesse.

Yuta Jinguji é membro do subgrupo Mr King vs. Mr. Prince. Seu primeiro dorama foi "Sprout" (2012).

Genki Iwahashi, junto com Jinguji, faz parte do subgrupo Mr. King vs. Mr. Prince, e ambos atuaram em "SHARK ~ 2nd Season".

(Nota da autora: perdoem-me por falta de mais informações sobre os Juniores da JE, porque é MUITA gente e nem acompanho direito, por falta de tempo mesmo. Na realidade, eu conheço até o J-WEST e olhe lá, porque olha...)

SMOKING GUN (Fuji TV, 9 de abril a 18 de junho de 2014). Com Shingo Katori, Mariya Nishiuchi, Honami Suzuki, Shosuke Tanihara, Yuma Nakayama, Tamae Ando, Kana Kurashina.




Enishi Nagareda (Shingo Katori) é investigador particular, muitas vezes desleixado, mas consegue resolver casos triviais que a polícia não costuma averiguar, como adultério, stalking e abuso. Quando pega algum caso, sua personalidade muda, e usa os sistemas mais atuais de investigação. Antes, ele era tido como um bom especialista, mas devido a um incidente, acabou sendo transferido de departamento.

Trivia:

- Baseado no manga do mesmo nome escrito por Tomohiro Yokomaku e Syuji Takeya. Uma das características do personagem Nagareda, é o hábito de comer rosquinhas mesmo durante o expediente. (Será que a patrocinadora foi a rede Krispy Kreme?)



- Transmitido às quartas-feiras, 22 horas, pela Fuji Television.

- Teve audiência média de 7,3% em Kanto.

- Mariya Nishiuchi além de modelo e atriz, é cantora e compositora. Seu último trabalho como atriz está sendo no getsukyu de inverno "Totsuzen desuga, ashita kekkon shimasu".

- Honami Suzuki é casada com o humorista Takaaki Ishibashi (Tunnels). E' conhecida nos doramas como "Tokyo Love Story", "Koibito yo" e "Kazoku Game" (que rendeu dois prêmios como atriz coadjuvante). Atuou em filmes como "Nobou no Shiro" e "Platina Data".

- Shosuke Tanihara começou como modelo para a revista "Mens Non-no" (junto com o também ator Takashi Sorimachi). Fez a primeira versão de "Hana Yori Dango" (filme em 1995, como Tsukasa Doumyoji). Por 10 anos  (2007 a 2017) foi MC do programa semanal aos sábados, "Osama no Brunch" (TBS). Nota: Tanihara tem uma lista IMENSA de doramas e filmes que atuou, fica difícil listar tudo.



- Kana Kurashina, natural de Kumamoto, começou a atuar ao passar no teste no Sony Music Artists ainda no último ano do colegial. Mudou-se para Tóquio depois de terminar o curso. Seus doramas mais conhecidos foram "Namae o nakushita Megami", "Suikyuu Yankees", "First Class" (as duas temporadas), "Cain and Abel". Estará na versão live action do manga de Chica Umino - "San-gatsu no Lion".

- A música "Jesus Friend" é interpretada pela banda N'Shukugawa BOYS.

Kouhai(s) da JE: Yuma Nakayama é conhecido por muita gente (mais nova) por pertencer em dois grupos (em hiato) - o NYC Boys e B.I.Shadow. Embora tenha feito carreira solo, o forte de Nakayama ainda é atuar - vide doramas como "Koishite Akuma", "Hidarime Tantei EYE", "Pin to Kona", e filmes como "Haunted Campus". Na temporada de primavera de 2017, protagonizará em "Hokuto ~ Aru Satsujinsha no Kaishin". Sua irmã mais velha, Nana Yamada, foi membro do grupo NBM48. Sua irmã mais nova, Suzu, atualmente é membro do mesmo grupo. Atualmente estuda na Universidade de Komazawa (curso não divulgado). Mesmo com o fim de NYC Boys, Nakayama ainda é amigo de Ryosuke Yamada e Yuri Chinen (ambos do grupo Hey! Say! JUMP).



Shinsegumi! (NHK, 11 de janeiro a 12 de dezembro de 2004). A história de Isami Kondo (Shingo Katori) que fazia parte de "shinsegumi", um tipo de guarda especial durante o período Bakumatsu. Escrito por Koki Mitani (que posteriormente Katori passou a trabalhar com ele), foi o primeiro taiga dorama protagonizado por Katori. O elenco contou com artistas como Tatsuya Fujiwara, Koji Yamamoto, Joe Odagiri, Masato Sakai, Kantarou Nakamura, Tomomitsu Yamaguchi, Shido Nakamura, Sosuke Tanihara, Yosuke Eguchi, Koichi Sato, entre uma lista enorme. Tanto que o grande melhor amigo de Katori, Tsuyoshi Kusanagi, aparece no elenco como Takeaki Enomoto.



Como uma vez eu disse: taiga dorama envolve tanta gente e dura quase um ano, que pra reconhecer os atores, só se pegar pra assistir em DVD depois.

Obviamente deve ter faltado um ou muitos, mas se fosse assim, iria durar meses. 

Fontes: DramaWiki, Wiki Japan, Yahoo! Japan, The Doramas, sites oficiais dos doramas, fotos via google (matome-naver, ameblog).




No comments:

Post a Comment