A vida com duas lentes e uma armação.

Shuuichi Natori (do anime "Natsume Yuujincho"), exorcista e ator nas horas vagas, óculos é mais que um disfarce pra não ser reconhecido pelas fãs...

Até hoje nunca esqueço a música "Oculos", da banda Paralamas do Sucesso, em que o vocalista Herbert Vianna, na época que ainda usava óculos, falava das alegrias e frustrações de quem usa o dito acessório.



Uso óculos desde meus dez anos de idade, no momento em que estava forçando a vista para poder ler o que estava escrito na lousa, e olha que eu sentava na primeira carteira porque eu não enxergava direito mesmo. Mas tive meus momentos em que já cometi adultério com as lentes de contato depois que terminei a faculdade, aquela fase em que o óculos já tava me irritando, mas também lentes de contato tinham o seu lado ruim, e nem era ter o trabalho de limpar e conservar, mas de dormir e esquecer que ainda estava com as lentes.

Se na minha adolescência, quem usava óculos era tido o CDF da turma, hoje em dia usar óculos virou moda e mesmo aquelas pessoas que não precisam usar, usam aqueles de lentes sem grau ou especiais pra quem vive no computador (ou celular, ou ambos, tanto faz). Felizmente o mercado ótico abriu os olhos (metaforicamente falando, tá) e viu que precisava inovar, e foram as variedades de armações, materiais, design, lentes que cortam os efeitos dos raios ultravioleta, de quem usa muito computador e/ou celular, pra quem precisa usar bifocais, leitura, etc... Ou seja, hoje em dia, usar óculos é tido como cool e ninguém mais precisa ter vergonha de usá-los.

Mas pra quem é usuário de longa data e diariamente, fica parecendo que os óculos acabaram fazendo parte de seu corpo humano, e nem percebe que está usando. Aí é que mora o perigo.

Quem usa o dito acessório, sabe que tem muitos fatos interessantes (pra não dizer gafes, trapalhadas e até acidentes), e atire a primeira armação quem nunca aconteceu uma dessas...

- Dormiu com os óculos: Já fiz muito e até hoje eu faço. E nem é aquela cochilada na viagem, mas de você ir pra cama, ler antes de dormir e acaba dormindo com o livro aberto e com os óculos na cara.

- Gente que pede emprestado seus óculos pra ver como fica. Pra ser sincera, eu não recomendo fazer isso nem pro seu melhor amigo, porque pode prejudicar a visão (de ambos), e ainda vem de bônus, o seguinte...

- ... PQP TU E' CEGO(A) MESMO HEIN? Eu uso óculos pra quê, então? E ainda pra ajudar esse bônus, o indivíduo te devolve os óculos com as lentes todas marcadas de digitais.


- Esqueceu em algum lugar e ainda por cima não conseguir enxergar onde realmente deixou. Pra quem usa óculos, esquecer já é um caso de semi-morte, e não estou exagerando.

- Sentou em cima deles por motivo mencionado anteriormente, aquele tipo de pessoa que larga em qualquer lugar e quando vai perceber, já é tarde demais.

- Entrou no chuveiro/piscina ainda com os óculos. E vai perceber que estava com eles quando vê a água escorrendo de uma forma estranha...

- Pediu emprestado a blusa de algum amigo pra limpar os óculos. Aquela preguiça/vergonha de usar a própria pra fazer isso. Amigo serve pra essas coisas também.

- Já admitiu que detesta usar óculos mas tem que usar senão acaba não enxergando um palmo diante do nariz.

- Nem sempre fotografia e óculos são boas combinações... Bem, pelo menos pra mim. Quase todas as fotos eu apareço sem óculos, porque quando acontece de me fotografarem com o acessório, fico estranha. Isso vale quando precisei tirar foto pra passaporte.

Minha loja favorita e não to ganhando nada com isso.


- Demora horas pra escolher a armação ideal e nada combina. Como disse, quem usa óculos há muito tempo e tem que usar diariamente, escolher a armação é importante, porque tem que durar até quebrar (ou qualquer incidente), a não ser que você tenha dinheiro sobrando e possa ter a opção de trocar quando enjoar.

- Te chamam de nerd, CDF, intelectual, whatever sendo que você não é nada disso tudo, muito pelo contrário. Foi-se o tempo em que usar óculos era associado a gente nerd e CDF. Quem usa óculos, sabe o quanto a gente sofre pra tentar decifrar o que está escrito na lousa mesmo usando e sentando na primeira carteira. Culpa dos designers do século passado que só tinham duas opções de armações - a tradicional quadrada e redonda, e ainda por cima de cor preta. Pior que esse combo de armação quadrada e preta + sentar na primeira carteira ficou estereotipado até pra quem é uma pessoa que se mata pra conseguir passar na tangente.

Confesso que foi por causa de um outro modelo que passei a comprar óculos dessa franquia...

- Comprou a armação porque seu ídolo também usa e ficou lindo, maravilhoso. Nem posso contestar, porque, sim, já fiz isso. Embora muita gente diga que "compre a armação que lhe fique melhor" (meio que contrariando o item de escolher a armação ideal), ou "rosto de formato x fica melhor com armação y", a gente também tem aquela opção "porque meu ídolo também usa e ficou lindo, quem sabe comigo..."

- Ficou desesperado porque não achava seus óculos e estava com você o tempo todo: especialmente quando você pendura na blusa, coloca em cima da cabeça e acha que perdeu num lugar aleatório. Vergonha maior é quando você está usando os óculos e diz que não encontra eles. Aí já seria caso de procurar um oftalmologista e ver se o grau de sua visão não alterou.

Mesmo com todos esses incidentes e detalhes mencionados e mais alguns que não mencionei, quem usa óculos, sabe que não dá pra viver sem eles e acaba vendo o lado bom de usá-los, ainda mais que existem tutoriais de maquiagem pra quem usa e fica lindo, virou acessório indispensável e ainda a gente se sente melhor, bem, pelo menos é que eu acho.

Por trás dessas lentes, existe um cara legal.

Fontes: Natsume Yuujincho Tumblr, Mae wo Muke PV Caption, JINS site oficial

Postagem inspirada no Twitter, em que uma pessoa deu RT sobre "quem usa óculos sabe..."

Comments