[TAG: Weekender] Anime Songs... mas nem tanto

Chega final de semana, a gente quer aproveitar o dia pra descansar, fazer as coisas em casa, ou não fazer nada, relaxar, assistir um filminho, ouvir músicas aleatórias. Se bem que, quando estou dirigindo ou viajando no trem ou ônibus, já meu iPod vem carregado de músicas (aquelas que tem 200 músicas na lista mas ouve as mesmas 10 de sempre) e também meu celular, graças ao aplicativo da operadora (mas confesso que ouço em casa, ou quando encontro um wi-fi dando sopa).

Ultimamente ando ouvindo temas de filmes, doramas e animes. Bem, a grande maioria dos artistas da j-pop, sejam os famosos como os indies colaboram na trilha sonora nessas categorias, inclui aí comerciais e campanhas.

Mas confesso que uma categoria eu passava batido, que seria temas de animes. Primeiro, eu sou uma negação em matéria de animes, porque eu só assisto aqueles que me chamam a atenção e acho interessante, então no fim se tornam tão poucos ao ponto de eu conseguir acompanhar, assistir as temporadas anteriores e se tiver manga, estou correndo atrás... Segundo, salvo exceções, eu acho as músicas de anime bem... como diria, descartáveis. Algumas se salvam, dá pra curtir numa boa. Mas a maioria, sinto muito pra quem gosta, já que gosto nunca se discutiu mesmo, não dá mesmo.

Como eu disse que existem boas exceções em artistas que colaboram em animes, inclusive artistas renomados da j-pop já cederam músicas para abertura e/ou encerramento. Mas tem alguns artistas que se dedicam à categoria (como Nana Mizuki, a mais conhecidíssima). E algumas músicas nem dá pra dizer que seria de anime a não ser que a pessoa manje muito do assunto.

Andei separando alguns anime songs que eu sinceramente não acho que seria ao ponto de sê-los. Mas que valeria a pena ouvir mais músicas do artista.

Aimer - "Akane Sasu": Eu já tinha lido algo sobre a cantora em uma matéria de j-pop no FB, e se procurarem algum CD ou single dela nas lojas, ou está na categoria j-pop ou anime. A cantora, nascida em Kumamoto, ela já colaborou com muito artista conhecido, como Taka (da banda ONE OK ROCK) e Avril Lavigne.

Aimer se destaca no cenário por causa de seu estilo vocal - meio grave, dando um tom dramático nas músicas. E boa parte de suas músicas foram usadas em campanhas publicitárias (como "ONE", usada no CM da Japan Airlines nas Olimpíadas de Inverno, para o time de curling feminino e masculino), tema de programas de TV (locais ou nacionais, como CDTV), doramas e animes.

"Akane Sasu", seu 12o. single lançado em novembro de 2016, foi usada como tema de encerramento da quinta temporada do anime "Natsume Yuujincho". A música, metaforicamente sobre o outono, é sobre solidão, sensação de abandono e impotência, mas mesmo com a dor da tristeza, ela encara novos encontros.

Quando o single - tido como double A-sides - foi lançado, sairam três versões - a regular, contendo "Akane Sasu" (original, duas versões para a TV e instrumental), "everlasting snow" (original e instrumental) e a versão ao vivo de "Kataomoi"; a edição limitada, igual ao regular, mais um DVD com o music video de "Kataomoi"; e a special package com a figura do Nyanko-sensei (personagem do anime "Natsume Yuujincho").

O single atingiu o oitavo lugar na Oricon e Billboard Japan e terceiro no iTunes.

Aimer - "Ref:rain": O 14o. single da cantora e compositora foi usada como tema de encerramento do anime da Fuji TV - "Koi wa Ame agari no Youni" (ficou conhecido como "After the Rain"), baseado no manga do mesmo nome, por Jun Mayuzuki. O título seria interpretado como "evitar" (refrain) ou "referente a chuva" (ref: rain). A música seria sobre despedida e a lembrança que ficou, e nunca vai desaparecer.

A primeira vez que ouvi a música, não foi pelo anime (mesmo porque eu não sabia que tinha, só sabia do filme que saiu na primavera de 2018 e que era baseado num manga), mas no programa de rádio semanal - o NHK Radirer, que é transmitido aos sábados e domingos via internet. Foi um pedido de um ouvinte durante o programa (embora aos sábados são três horas com membros da JE, vale a pena ouvir, porque é ao vivo. Eles não se restringem a pôr no ar somente músicas dos kouhais, sempais e deles mesmos, mas artistas conhecidos e independentes. No dia em que a música da Aimer foi ao ar, foi no horário do Kei Inoo e Kouta Yabu.)

O single foi lançado em fevereiro de 2018, ficou em 6o. lugar na oricon e na Billboard Japan (mas em primeiro na categoria JAPAN HOT animation).

Na edição limitada, a capa do single foi ilustrada por Jun Mayuzuki, autora do manga "Koi wa Ame agari no youni".

moumoon - "Hello, Shooting-Star": Eu já havia mencionado sobre essa dupla há algumas postagens atrás, pois foi devido ao anime "Ansatsu Kyoshitsu" que descobri quem que cantava o tema de encerramento (porque o de abertura, sinto muito, não consegui ouvir por causa do estilo da música), e, tinha esquecido que a dupla também tinha uma música em um dorama que tinha assistido, "Dear Sister". A música é uma balada sobre a espera de uma estrela cadente para que seus sonhos voltem a realizar.

Quando foi lançado o single, a edição limitada trazia a ilustração do personagem principal - Koro-sensei.


Até fevereiro de 2016, a dupla fazia uma apresentação mensal em seu canal oficial no YT, o "Fullmoon Live", onde Yuka e Kousuke Masaki comentavam e faziam um show acústico. Na época, tinham dado uma pausa nas atividades (devido ao casamento de Yuka) e no meio tempo tinham lançado a coletânea "moumoon BEST - FULLMOON" em 2017.

Mas, depois de quase três anos depois do último álbum, lançaram "Flyways", seu sétimo álbum de estúdio e em julho de 2018, o formato digital "summer moon - excited". E desde novembro de 2016 tinham voltado com o "Fullmoon Live" no canal oficial (pior que eu tinha parado de acompanhar a dupla por causa do hiatus e nem tinha notado que eles tinham voltado com o live e recentemente fizeram tour).

HOW MERRY MARRY - "Boku ni dekiru koto": Era uma banda independente, formada em Ehime, e se apresentavam em live houses e eventos, até que em 2009 tiveram um programa de rádio pela Tokai Radio (Aichi), e em 2011 assinaram com a Epic Records - gerando um single e um mini-album ("By My Town", que incluia "Northern Lights", usada como tema de encerramento do anime "Soul Eater Repeat Show"). Mas em maio de 2012 a banda encerrou as atividades depois de 8 anos. Dos quatro membros, somente o vocalista e guitarrista Keiichi Kudo continuou a carreira musical.

"Boku ni dekiru koto" o primeiro e único single da banda por uma major, foi tema de abertura da terceira temporada do anime "Natsume Yuujincho". A música fala sobre a procura de si mesmo e que não esquece de algo importante, e será capaz de realizar seus sonhos.

(Nota mental: seria mais fácil fazer uma playlist somente das músicas de abertura e encerramento das seis temporadas de "Natsume Yuujincho", porque são músicas que destoam completamente do padrão anime.)

Quais seus anime songs favoritos? Tem algum pra me indicar pra colocar na minha playlist?

Nota da autora: Na medida do possível, farei a postagem de músicas todas as sextas-feiras...






Comments