[J-Drama Review] Code Blue ~ Doctor Heli Kinkyuu Kyuumei (2a. Temporada, 2010)




Sobre a primeira temporada, dêem uma lidinha aqui...

Um ano depois de terem sido suspensos devido a um incidente, os quatro fellows e a flying nurse voltam às suas atividades no Centro de Emergência do Hospital Universitário de Shoyo Hokubu. Mas logo descobrem que o Doutor Shuji Kuroda pediu demissão do hospital alegando não poder mais realizar cirurgias devido ao acidente no ano anterior. Um acidente de trem iria mudar completamente a vida dos novatos...

No ano seguinte, depois da folga de final de ano, os novatos retornam às atividades, mas recebem a notícia que chegaria um novo médico para assumir o trabalho deixado por Kuroda, o Doutor Keisuke Tachibana, veterano como Doctor Heli e orientará os novatos, já que faltam 3 meses para eles terminarem o período de treinamento.

Só que não será fácil eles terminarem o treinamento, terão que enfrentar problemas pessoais e conflitos entre pacientes, uma cirurgia de alto risco no diretor Tadokoro, que havia sofrido um aneurisma, além do resgate de vítimas de um acidente aéreo.

Os Personagens:

- Kosuke Aizawa (Tomohisa Yamashita): Determinado a tornar-se Doctor Heli, não tem medo de discordar dos métodos utilizados, mas depois que teve que amputar e depois reimplantar o braço do Doutor Kuroda, acabou refletindo sobre suas atitudes. E ao mesmo tempo tem que lidar com um peso do passado - a morte de sua mãe e o abandono do pai.

- Megumi Shiraishi (Yui Aragaki): Embora ainda continue sentindo-se culpada pela saída do Doutor Kuroda, esforça-se para conseguir a liderança do setor. Mesmo contrariando a vontade de seu pai, que queria a filha trabalhando em outro lugar e em outra especialidade.

- Mihoko Hiyama (Erika Toda): Recuperando-se do acidente que sofreu no resgate de vítimas do trem, teve que enfrentar uma questão ética - até que ponto um médico pode interferir na decisão de um paciente em estado terminal? Isso custou um período suspensa, a perda de sua autoestima e risco de não terminar o treinamento a tempo.

- Haruka Saejima (Manami Higa): Ainda como enfermeira e treinando para ser flying nurse, ao mesmo tempo que tem que acompanhar os resgates, tem que lidar com sentimento de perda - seu namorado está com uma doença terminal e sabe que a partida será a curto prazo.

- Kazuo Fujikawa (Yusuke Asari): Mesmo no início tendo um baixo rendimento, aos poucos tornou-se determinado a terminar o estágio e especializar-se em ortopedia, depois de realizar salvamentos de alto risco. Apesar de seu espírito otimista, ainda nutre o amor não correspondido de Saejima.



- Keisuke Tachibana (Kippei Shiina): Médico veterando do Shoyo e Doctor Heli, assumiu o posto deixado por Kuroda. Ficou encarregado também de orientar os fellows, e ver se realmente os novatos conseguirão ser aptos para assumirem sozinhos os casos que aparecerem. Carrega um passado traumático na ala de obstrecia - onde a sua ex-esposa Kanna Matsui (Ryo) trabalhava.

- Seiji Aizawa (Lily Franky): Pai de Kosuke, que abandonou a família depois que sua esposa, Natsumi, faleceu, e deixou o filho aos cuidados de Kinue. Por muito tempo foi dado como morto, até que um dia apareceu no hospital para visitar a mãe e esclarecer a história com Kosuke (na verdade, Seiji era professor de uma escola preparatória e Natsumi era pesquisadora de uma faculdade. Casaram-se e tiveram o filho, mas ambos acharam que não estavam preparados, e chegaram a cogitar o divórcio, mas Natsumi cometeu suicídio por não ter como cuidar do filho.)

- Hirofumi Shiraishi (Takeo Nakahara): Pai de Megumi, e médico aposentado que vive realizando palestras em todo o país. Colega de Tadoroko (Kiyoshi Kodama), Shiraishi queria que a filha trabalhasse em outra área em outro hospital, mas ela recusa. Apesar de estar em tratamento de câncer de pulmão, ele ainda trabalhava e, inclusive ajudou no resgate de vítimas de um acidente de avião, no qual o próprio estava.

Trivia e Curiosidades:



- Transmitido pela Fuji Television, a segunda temporada foi do dia 11 de janeiro a 22 de março de 2010. Teve uma audiência média de 16,6%, razoável para a época para um getsukyu, que já vinha tendo baixa audiência desde a primavera de 2009.

- Foi o primeiro dorama de tema médico a ser transmitido num getsukyu (normalmente, pela Fuji Television, os doramas médicos são transmitidos ou às terças ou quintas).

- Quase todo o elenco da primeira temporada e no especial foi mantida - além de Yamashita, Aragaki, Toda, Higa e Asari, os atores Kiyoshi Kodama, Ryo, Tetsuro Yanagiba, Masanobu Katsumura e Tetta Sugimoto continuaram na segunda temporada.

- O especial, transmitido no dia 10 de janeiro de 2009, teve 23% de audiência. O enredo era ainda a vida dos fellows no hospital, mas teriam que enfrentar as dificuldades de um resgate em larga escala - um acidente de trem. E salvar a vida de Hiyama, que acidentou-se no resgate e precisou de uma cirurgia cardíaca (daí um dos motivos que Hiyama, na segunda temporada, usava uma blusa de gola alta).

- Lily Franky, que interpretou Seiji Aizawa, é artista plástico e escritor. Um de seus livros mais famosos é "Tokyo Tower ~ Boku to Okan tokidoki Oton" é semiautobiográfico e ganhou versões em filme e renzoku dorama. Como ator, seu trabalho mais recente foi em "Manbiki Kazoku", de Hirokazu Koreeda.

- Pelo menos 3 atores que foram guest actors em alguns capítulos, tornaram-se conhecidos posteriormente em outros trabalhos, como Haruka Kinami ("Saki ni Umareta dake no Boku"), Gaku Hamada ("Kamisama no Karute 2") e Yu Yoshida ("HERO" e "SCOOP").

Nota da autora: Embora eu tivesse colocado novamente os cinco protagonistas no resumo (para terem uma idéia o que fizeram na segunda temporada), somente inclui alguns personagens que estiveram nesta temporada.

Fontes: wikipedia japan, Japan Drama, site oficial Fuji Television.

Imagens: Fuji Television, Fuji On Demand, matome-naver




Comments