Here Today

And if I said
I really knew you well
What would your answer be?
If you were here today
Here today.

Well knowing you
You'd probably laugh and say
That we were worlds apart
If you were here today
Here today.

But as for me
I still remember how it was before
And I am holding back the tears no more
I love you.

What about the time we met?
Well I suppose that you could say that
We were playing hard to get
Didn't understand a thing
But we could always sing.

What about the night we cried?
Because there wasn't any reason left
to keep it all inside
Never understood a word
But you were always there with a smile.

And if I say I really loved you
And was glad you came along
Then you were here today
For you were in my song
Here today.


"Here Today", letra e música de Paul McCartney (via The Paul McCartney Project)

Quem é fã (ou talvez nem tanto assim) dos Beatles, sabe que dia 8 de dezembro, lembra do dia em que John Lennon deixou este plano, em 1980 (outro dia que eu deveria ter feito alguma postagem, era no dia 29 de novembro, quando foi George Harrison, em 2001). Talvez por ter sido de uma forma abrupta (pra não dizer cruel) e que até hoje muitos lembram.

Em 1982, no álbum "Tug of War", Paul McCartney - amigo e parceiro compositor - compôs uma música em memória de Lennon. Por mais que por anos ambos chegaram a trocar "gentilezas", a amizade ainda permanecia. Tanto que, um dos motivos de Lennon ter saído do seu hiato de cinco anos, foi McCartney ter lançado "Coming Up" (1980) que indiretamente o incentivou a voltar a compôr e cantar.

"Here Today" é uma música que Paul interpreta até hoje em suas turnês, e em uma de suas entrevistas, confessou que muitas vezes teve que se segurar pra não chorar. Porque a letra era como se fosse um diálogo com John, das coisas que ele queria falar e não teve tempo para isso. E boa parte da letra remete às lembranças que os dois tiveram nos tempos em que eram membros dos Beatles.

"Se eu dissesse que eu te conheci muito bem, o que você diria se você estivesse agora?", a frase que abre a música seria como se fosse um diálogo com John, se ele não tivesse partido. Porque entre os dois, talvez tivesse muito a conversar, seja como amigos, rivais, colegas.

"Mas para mim, ainda continuo lembrando como se fosse ontem.", apesar das brigas, Paul admite que ele e John eram melhores amigos. "E eu não consigo mais segurar as lágrimas", na verdade, a música é uma das composições mais emotivas que Paul já escreveu, ao ponto de fazê-lo chorar.

"I love you". Segundo Paul "era a parte mais difícil de dizer. Parte de mim dizia 'espera, vai dizer isso?', e no fim acabei colocando. Porque era verdade."

"E sobre o dia que nos encontramos?". O famoso dia em que Paul conheceu John numa festa de igreja, em 6 de julho de 1957. Na época, Paul tinha acabado de completar 15 anos e John tinha 16.

"E sobre a noite que choramos? Porque não tinha motivo de deixar isso guardado.", Paul explicou essa frase em uma entrevista para The Guardian, em 2004 - foi durante a turnê norte-americana em 1964, em que eles tiveram que ficar alguns dias no hotel devido a uma tempestade. E numa dessas noites, acabaram caindo no choro, lembrando o quanto eles eram maravilhosos e se amavam mesmo sem precisar falar nada.


Fontes: The Paul McCartney Project, the genius.

Imagem: David Bailey Photographs.




Comments