Que Cor será pintado o Amanhã?

Uma das coisas que não gosto de postar aqui no Empório, seriam notícias que na hora chocam a gente, fazem a gente chorar e depois a gente até tenta - a duras penas - aceitar. O duro que nessas horas nem eu consigo separar meu lado fã do meu lado pessoal e do meu lado blogueira nas horas que tenho tempo.

Quando um artista que a gente acompanha, gosta (e faz de tudo e mais um pouco pra ir em shows) desde o início de carreira, anuncia que vai entrar em hiato em tempo indeterminado, a gente acaba confundindo as coisas e pensa que vão terminar de vez. Mas hiato é pausa para descansar, pensar na vida e refletir, depois que voltar, quem sabe volta mil vezes melhor. (Mas o perigo é dar o hiato e depois anunciar que vai se retirar da carreira artística e sumir.)

Desde que passei a gostar muito mais de música na minha adolescência (do tipo, já comecei gostando de uma banda que tinha acabado quando eu nasci), eu já vi de tudo - banda nascer, banda terminar, banda perder membro, ganhar novos e por aí vai. A coisa não mudou quando vim parar no Japão - só que passei a acompanhar muito artista da j-pop (porque onde fui morar, quase nem tinha brasileiros, e as poucas que conheci, gostavam mais de j-pop que qualquer outra coisa).

Durante minhas duas décadas aqui, eu também já vi de tudo e mais um pouco, mas sempre achava que "ah, isso nunca vai acontecer com meus ídolos". Ledo engano.

O duro quando um artista entra em hiato por tempo indeterminado, é a volta - se ele vai ter a mesma recepção e carinho das fãs como antes, ou o pessoal acaba esquecendo e a pessoa desaparece de cena. Algumas exceções poderia citar, como a banda Southern All Stars (ficaram 5 anos em hiato e voltaram aos poucos, culminando a presença no palco do NHK Hall no Kouhaku Utagassen de 2018), a banda flumpool (cerca de dois anos literalmente sumidos e retornaram recentemente num live surpresa em Osaka), a cantora Hikaru Utada que ficou bons anos sumida (casou, teve um filho e separou) e lançou dois álbuns bem-sucedidos; Masaharu Fukuyama, que ficou dois anos sem aparecer na mídia nem na música (estudando fotografia) e quando lançou o single do retorno, foi tão bem recebido que até hoje dedica o final de ano para shows de agradecimento. Fora outros artistas que tiveram que interromper a carreira por motivos de saúde ou problemas particulares.

De 2016 pra cá, especialmente com grupos da JE, parece que alguma coisa está acontecendo - já vi grupo terminar de vez, grupo entrar em hiato (mas voltou, ainda bem), membro sair para levar outra vida, membro pedir demissão para não piorar a situação, membro pedir um tempo para estudar, outros por motivo de doença psicológica... (Menciono a JE no assunto porque já fui fã de um grupo e sou atualmente de dois, fora simpatizante de outros)

Eu tenho que tentar me convencer que hiato é uma pausa, um tempo para descansar, um tempo para dedicar para si mesmo. Na verdade, eu tenho que entender que cedo ou tarde essas notícias podem acontecer, mas o duro é estar preparado para isso. Mas fã verdadeiro é aquele que apoia e respeita as decisões de seus ídolos. E que, quando eles voltarem, receberemos de braços abertos.

... No meio das estações que estão passando, 
que cor será pintado o amanhã?
Se podemos confiar fortemente um ao outro
Então, que futuro colorido nos espera?

... Tentamos pintar um futuro brilhante
Mas parece que pintamos com muitas cores
Usando nossas patéticas experiências e cores de sonhos partidos
Vamos abrir a paleta e desenhar o amanhã mais uma vez
Ainda usando muitas cores, nunca voltará a ser branco
Mas tudo bem, vamos pintar o futuro com outra cor.

... Nós estamos aqui agora, brilhando porque vocês estão aqui
Nós cinco estaremos aqui, para sempre
Trocando tudo o que experimentamos até agora em poder
Quando nós te envolvemos em nosso amor inalterado, a eternidade surgiu
Olhe, a eternidade nasceu para eu e você

... Queremos dizer a vocês logo do que qualquer um
Então nosso sentimento chegará a vocês apropriadamente


Nós estamos esperando pelo seu "seja bem vindo de volta".

Tradução das letras do japonês/inglês - yarukizero @live journal
(na ordem - Ashita no Kioku, Aozora Pedal, 5X10, 5X20 e Tadaima)

Comments