Natsume Yuujincho Ten (Mostra dos Trabalhos sobre Natsume Yuujincho) - Daimaru Umeda, Osaka (24 de abril a 6 de maio de 2019)




Na verdade, eu teria que ter feito primeiro alguma postagem sobre o anime e manga para depois pensar em fazer sobre a exposição, mas como sei que o assunto será muito comprido (e até complicado), então melhor falar sobre a exposição mesmo.

Só um resumo mais ou menos - A história de Natsume Yuujincho (traduzido como "O Livro dos Amigos de Natsume" ou "Natsume's Book of Friends") é básico - Takashi Natsume é um adolescente que tem o dom de ver espíritos, característica que foi herdado de sua falecida avó Reiko. Além de ter herdado esse dom, Natsume herda também um livro estranho, que descobre que são os nomes dos espíritos que sua avó coletou, e agora esses espíritos querem o nome de volta. Para proteger o livro de espíritos mal-intencionados, Natsume "conta" com a ajuda de um espírito em forma de um gato, chamado Madara (aka Nyanko-sensei), que também quer o livro, mas só depois que Natsume deixar este mundo. Mesmo com esse dom, Natsume leva uma vida como qualquer adolescente. Mesmo quando encontra algum espírito que quer o nome de volta.

O manga, escrito e ilustrado por Yuki Midorikawa, é publicado bimestralmente pela revista LaLa (editora Hakusensha) desde 2003, tem 24 volumes, três novels e até um spin-off de comédia (o "Nyanko-sensei ga iku!"). A história fez tanto sucesso que, em 2008 acabou tornando formato de anime, com as histórias quase semelhantes ao manga. Teve seis temporadas e quatro especiais. Na comemoração dos 10 anos do anime e 15 do manga, em setembro de 2018 foi lançado o film animation "Gekijohen Natsume Yuujincho ~ Utsusemi ni Musubu", com o elenco original do anime mais participações especiais.


Exposição sobre o manga e anime não é recente - já tiveram vários. Mas, devido ao lançamento do DVD do film animation (ou OVA) no final de maio, resolveram fazer uma exposição sobre o manga, em cinco províncias (Tóquio, Osaka, Fukuoka, Aichi e Ishikawa). Se comprar antecipadamente, tem desconto; mas dependendo do valor, ganha um presente (sete postcards); e pode ter guia de voz (com uma taxa adicional).

Mapa da exposição realizada em Osaka, conforme a HP oficial do evento. Atenção: a posição dos quadros e dos objetos podem mudar conforme o local

São cinco salas temáticas - a sala do Nyanko-sensei (com direito a foto com Madara, em sua forma original), a sala da história de Natsume Yuujincho (com quadros ilustrados pela autora Yuki Midorikawa, o histórico do manga e anime, kirigami do recente OVA, o mapa dos personagens e painel dos seis ikemen), a sala que reproduz o quarto de Takashi Natsume (ao lado tem a reprodução do quadro de cerejeiras da Miya, do episódio "Sakura namiki no kare" (episódio 9, segunda temporada), a sala dos ayakashi (espíritos) que, se juntando todos que apareceram no anime e incluindo os OVAs, pega três paredes completas e mais um painel que pode fotografar com a turma do Inu no Kai, e a sala final, interativa, que você pode simular a devolução dos nomes e o famoso livro dos nomes que você pode encontrar todos os nomes dos espíritos que Reiko Natsume coletou durante sua curta vida. Fora que o corredor das Quatro Estações traz a projeção do anime, e tentar achar em seu braço a famosa tatuagem móvel de Natori (tentamos, mas não achamos).

Onde tudo começou - o pequeno jinja onde Madaka/Nyanko-sensei estava guardado até Takashi Natsume romper a corda que protegia o espírito em forma de maneki-neko (gato da sorte). Na exposição, as boas-vindas é narrada pela voz de Kazuhiko Inoue, que dubla o Madara/Nyanko-sensei em todas as séries e OVA.

Madara em sua forma original, como ele diz - elegante e gracioso. Um dos lugares em que você pode fotografar com ele. Fica na sala dedicada ao Nyanko-sensei (contém animações, história e algumas frases típicas do personagem).

O quarto de Takashi Natsume, onde algumas cenas do anime acontecem, especialmente quando alguns espíritos resolvem fazer uma visitinha para pedir o nome de volta. Reproduz exatamente como no anime - a escrivaninha, a pequena estante (o item mais moderno que no anime possui é um rádio-DVD!), o armário onde guardam o futon e alguns objetos pessoais, os bolinhos do Nanatsujiya (só existe no anime, sorry), Nyanko-sensei tirando uma soneca em sua almofada favorita depois de se empanturrar de comida e saquê.

Quem estuda arquitetura vai adorar a perfeição da reprodução da planta da casa dos Fujiwara - onde Natsume mora com eles -, da escola onde Natsume e seus amigos estudam, algumas cenas do local onde o anime é feito. Não deu para fotografar, mas muitas cenas do anime foram baseados em lugares reais, a maioria na cidade de Hitoyoshi, Kumamoto.

Ao lado do quarto de Natsume, tem uma projeção de uma das cenas do anime - o quadro de Miya.

Na sala sobre o histórico de Natsume Yuujincho, um dos poucos itens que pode fotografar - o kirigami confeccionado por Shinobu Ohashi especialmente para o OVA Movie "Gekijo Natsume Yuujincho ~ Utsumi ni Musubu". Quem assistiu, vai entender a referência (um pequeno spoiler: a personagem Yukie Tsumura confecciona e leciona a arte do kirigami).

Os seis principais personagens "ikemen" tanto no anime como no mangá, com as devidas características (da esquerda para direita - Seiji Matoba, Kaname Tanuma, Takashi Natsume, Satoru Nishimura, Atsushi Kitamoto e Shuichi Natori).

Parte do storyboard de alguns personagens para o anime.

Na sala dos ayakashi (espíritos), tem um painel que também pode fotografar como se fizesse parte do grupo - o Inu no Kai é formado por sete espíritos que ajudam Natsume a resolver problemas com alguns que aparecem no aleatório durante a história. (da esquerda para direita - Benio, Kogitsune, Hinoe, Kappa, o velho caolho, Chobihige, o velho boi, e no fundo Misuzu).

O famoso Yuujincho (Livro dos Amigos) que pode ser folheado - contem todos os nomes dos espíritos.

O livro cuja folha está na posição em que o nome do espírito é encontrado.

A galeria de ilustrações em forma de tributo ao anime/mangá - Hideki Ito foi diretor do OVA Movie, e a ilustração traz os personagens que aparecem somente neste OVA, como Mukuo e Yukie Tsumura, Daisuke Yuki, Roppon Aru Ayakashi, Monmonbo e o espírito que aparece na cidade de Gochome-machi.

Orie Tanaka, responsável pela direção de animação das seis temporadas. Na ilustração, traz os seis principais estudantes - no sentido horário, do alto - Jun Sasada, Atsushi Kitamoto, Satoru Nishimura, Takashi Natsume (e Nyanko-sensei), Kaname Tanuma e Tooru Taki.

Takahiro Ohmori, diretor geral do anime Natsume Yuujincho.

Para quem acompanha o anime e o manga, claro que é um prato cheio e, mesmo para quem não conhece direito, impressiona o visitante, tamanho os detalhes que reproduziram as salas, montaram o painel de todos os espíritos que aparecem no anime (não deu para fotografar porque é extenso e cheio de detalhes, porque existem espíritos do tamanho de um hamster) e a permissão de fotografar quase todo o local (exceto as ilustrações de Yuki Midorikawa e parte dos kirigami confeccionados por Shinobu Ohashi especialmente para o OVA movie), além de poder mexer no livro (Yuujincho) e tentar reproduzir o famoso gesto de Natsume, que era devolver os nomes assoprando a folha que contem o nome do espírito.

Lembram do quarto de Natsume? Em breve, o Nyanko-sensei tirando uma soneca na almofada, será vendido em forma de... cofrinho! E vem com a almofada. Bem, o preço... (via aniplex, site oficial do anime, e era via reserva)

E, claro, a parte dos goods, que podem ser comprados depois de visitar a exposição. Um detalhe: só dá pra comprar quem entra para a exposição, nem tem como só entrar para comprar. Alguns itens que estavam na exposição anterior (que foi somente no Matsuya Ginza, em Tóquio, em outubro de 2018, e tinha o Nyanko-sensei tamanho gigante para fotografar), como as pelúcias do Triple-Nyanko-sensei e o chaveiro contendo o kirigami que aparece no filme, estavam à venda junto com outros itens especialmente feitos para este ano.

No site oficial do evento, dá para saber onde serão os próximos eventos (em Tóquio, foi no Matsuya Ginza; em Osaka foi no Daimaru Umeda), como em Fukuoka, no Hankyu Hakata; em Aichi, no Matsuzakaya Nagoya; e em Ishikawa, no Kourinbo Daiwa de Kanazawa.

Maiores detalhes, no site oficial - https://natsumeten.com/

Imagens: todas da autora, exceto o que abre a postagem (via Twitter Oficial), a page dos 10 anos do anime (site oficial), o cartaz do OVA movie (site oficial) e o mapa da exposição em Osaka (site do Natsume Yuujincho Ten).

Comments