Curiosidades (Outras Nem Tanto) da rapaziada da J&A [Parte 2]

Para quem esqueceu como era a parte 1, basta dar uma espiada aqui.



Teve uma postagem no passado que eu havia feito sobre boa parte dos membros da JA conseguirem conciliar estudo e trabalho. Ok, eu sei que vai ter gente falando que dá pra fazer, basta ter muita determinação, foco e força de vontade, mas em se tratando no mundo showbusiness, idol não tem hora pra dormir, acordar, folgar, ter um tempo para sair com os amigos. Se aparecia trabalho, não interessava se era duas da matina num domingo, tinha que estar lá no local sorrindo. Não sei como o Ministério do Trabalho daqui não cassou a licença da maioria das agências...

Enfim, como boa parte dos artistas sabe que cedo ou tarde a vida boa de idol acaba, então eles partem para o plano B. Ou tem artista que já entra no showbusiness com o plano B já feito, o que eu quero dizer, eles fazem de tudo e mais um pouco para ingressar e formar-se em algum curso universitário para que, no caso de extrema urgência pode trabalhar em outra área. Muito embora boa parte possui o colegial completo, outros preferem dar um passo adiante e seguir carreira acadêmica. E a maioria formou-se em cursos que ninguém iria imaginar...

Daí vem a pergunta - "como esse pessoal conseguia estudar com muito trabalho (TV, shows e atuação) e os colegas enchendo a paciência só porque é idol?". Primeiro, a maioria fez universidade quando nem estava no auge da fama. Segundo, no momento que pisou na universidade, esquecem que tem um idol estudando, e torna-se um estudante como qualquer outro, e frequentando as aulas, atividades e atividades extracurriculares. Aliás, tem gente que nem sabe dessas coisas de fama...

Se a JA quisesse, poderia contratar alguns membros para trabalhar na agência, pois quem sabe podem fazer bom uso do curso que fizeram (e melhorar mais a imagem do trabalho), pois tem economistas, especialista em comércio exterior, arquiteto, advogado, sociólogos...

Alguns bons exemplos que pelo menos possam inspirar aquelas pessoas que acham que idol não tem cérebro (apesar de um ou muitos cometerem algumas gafes, mas são gente como a gente)...

Nota da Autora: Não estou incluindo os idols que pararam no meio do caminho e os que ainda estão para se graduar, porque nunca se sabe o que pode acontecer.

Economia:

Ao procurar os idols que terminaram a faculdade, percebi que a maioria quis fazer Economia. Se derem a desculpa de que foi influência do Sakurai (porque o moço foi o primeiro da JA inteira a entrar numa faculdade e terminar mesmo com a agenda apertada)...

- Sho Sakurai (Keio University)
- Jun Hasegawa (Asia University)
- Hiromitsu Kitayama (Asia University)
- Toshiya Miyata (Kokushikan University - cursou Ciências Políticas e Econômicas)
- Taisuke Fujigaya (Meikai University)

Nota da autora: Na wiki, nada consta que o Miyata havia cursado na Kokushikan University, tive que procurar outras fontes (especialmente das fãs janiotas), e a grande maioria confirma que ele estudou mesmo lá.

História:

- Keiichiro Koyama (Meiji University - especializou-se em História Oriental, atualmente Asiática)

Direito:

- Shigeaki Kato (Aoyama Gakuin University)

Nota da autora: para que Shigeaki torne-se oficialmente um advogado, ele teria que prestar exame que seria o equivalente ao OAB no Brasil. Ele até pode prestar assistência jurídica, mas não pode assinar documentos nem processos como advogado.

Ciências Humanas / Sociologia:

- Yuichi Nakamaru (Waseda University - cursou à distância)
- Kento Nakajima (Meiji University - Sociologia)
- Junta Nakama (Kansai Gakuin University - Sociologia)

Nota da autora: Na época que Nakamaru se formou, o programa que ele participa aos domingos pela NTV, "Suiichi", abordou largamente o assunto de estudo à distância, inclusive mostrou um pouco do cotidiano do Nakamaru enquanto estava estudando ao mesmo tempo que fazia shows com o grupo KAT-TUN, protagonizava doramas e era comentarista do programa dominical.

Comércio Exterior:

- Tomohisa Yamashita (Meiji University)

Nota da autora: Na cerimônia dos formandos pela Meiji University de 2018, Yamapi mandou um videomensagem para os alunos. Outros formandos desta instituição às vezes davam seu depoimento para a revista interna da universidade, como Koyama, Inoo e Kento.

Arquitetura:

- Kei Inoo (Meiji University)

Nota da autora: Para que Inoo exerça a profissão como arquiteto (com direito a assinar plantas), no Japão ele precisa fazer o exame para ter a licença (seria o equivalente ao CREA no Brasil). Mesmo graduado, ele pode acompanhar projetos e assinar plantas de construções menores (vide episódios do 24 Hour Television e Arashi ni Shiyagare), mas não realizar obras maiores. Para quem não sabia: o seu projeto de conclusão de curso foi a construção de um abrigo em caso de desastres naturais.

Ciências Políticas:

- Fuuma Kikuchi (Keio University)

Nota da autora: O curso que Fuuma se graduou é diferente do que Miyata cursou. O curso na Keio University é voltado para quem se interessa na carreira política literalmente falando.

Curso não informado:

- Akito Kiriyama (Osaka Sangyo University)

Nota da autora: ninguém sabe que curso Kiriyama fez. Mas consta que ele formou-se nesta instituição. Uns acham que ele cursou engenharia, outros acham que fez Pedagogia. Ficou essa dúvida que nem ele revela.

Aí nessas alturas do campeonato vão perguntar: como conseguiram ingressar na faculdade? Será que por serem famosos, nem prova precisaria fazer? Errado. Pesquisando, descobri que, para ingressar numa faculdade aqui (sem ser intercambista), entram das seguintes formas - ou pelo exame nacional, ou pelo exame da universidade onde quer cursar, ou conforme o histórico escolar do candidato (e este costuma ser um dos mais difíceis devido a concorrência). Ou seja, os ídolos também têm que queimar pestana no dia de exame ou, ter um excelente currículo escolar durante o colegial.

(Acho que foi no Portal Mie ou Alternativa On Line que postou uma vez como funciona o ingresso nas Universidades japonesas.)

Fontes: matome-naver, yahoo, abema blog, wikipedia japan. 

Comments