Hyphen¹

Quando postei no Instagram, obviamente teve muita gente que não acreditou.


Uma das coisas que aprendi quando me desliguei de um fórum, foi não ligar para a opinião alheia. Que eu tenha a minha e eu mesma tirar as conclusões. Mesma coisa foi quando eu postava sobre doramas - faz a resenha, coloca as curiosidades e acabou. Nada de dar o seu pitaco, porque nem todo mundo vai compartilhar da mesma opinião. Por isso que dei um tempo (enorme) para fazer postagem de algum dorama que assisti, inclusive até filmes. Afinal, não sou crítica, apenas uma espectadora.

Mesma coisa acontece com música. Quem me conhece, sabe que eu ouço muito j-pop e de vez em quando alguma coisa "do estrangeiro". E quem ver minha estante, vai ficar horrorizado de tanto CD (comprado em lojas de segunda mão que estavam liquidando pra fechar), e ainda consigo ouvir mesmo tendo também aplicativo pra ouvir outros. Quando tive a fase em que perdi o emprego, seis meses levando não na cara e um ano entrando em cada furada, acabei entrando em alguns fóruns para ver se me desligava um pouco da vida real. O que aprendi nisso? Tua opinião nunca será válida, o que você prova é contestada, e se for na direção contrária das demais você é retaliada. Por um tempo fui tão cega que, se não tivessem jogado um balde de água gelada em mim, teria pirado e nem evoluído.

Falando no sentido de gostar de idols que amamos: eu sei que nem todo mundo gosta da mesma coisa, a não ser que pertença a uma comunidade voltada a eles. Mas quando a comunidade começa a destratar outros para benificiar o da comunidade, aí alguma coisa está errada. Eu sei que eu também cheguei a agir assim, mas quando você começa a ouvir os dois lados, você acaba tendo sua própria opinião.

Quando comecei a correr atrás do que eu havia perdido, percebi o quão besta eu andei sendo, ficando na mesmice. Embora o tempo a gente nunca mais recupere, nunca é tarde para procurar outras alternativas, fazer um curso, estudar, economizar, viajar... Mesmo que as coisas possam acontecer no momento certo em nossas vidas.

A mesma coisa estaria valendo, no meu caso, em voltar ao hábito de ouvir música de outros artistas, ouvir mais rádio, assistir a mais programas de variedades e doramas. Parece besteira, mas não é - se você fica preso na mesmice e não amplia seus conhecimentos, infelizmente acaba na modorra. E no final, você acaba virando alvo de críticas de gente do grupo só porque está se dedicando a outras coisas nada a ver com o principal.

Por isso que depois de levar tanto na cabeça, resolvi mandar tudo às favas e fazer as coisas que eu mais gosto, desde ir ao cinema e em shows de artistas aleatórios, e dane-se opinião alheia. Parece que essa gente tem prazer de ver outras infelizes, só pode.

Mas tudo bem, vamos aproveitar a vida enquanto ela é uma só, afinal, só se vive uma vez.

Foto: da autora, via Instagram @nanekiyomi

¹Para quem não manja fandom japonês, determinados grupos musicais chegam a batizar seus fãs de certos nomes como forma de carinho e/ou identificação com eles. "Hyphen" seriam os fãs do grupo KAT-TUN, já que o hífen entre o nome do grupo seriam os fãs que os unem, mesmo hoje com três membros. Com mais de dez anos de atraso, fui no concerto pós-recarga, em agosto de 2018. Eu já ouvia muito as músicas do grupo, sabia como era, mas nunca tive a cara-de-pau deslavada de entrar no FC e arriscar a ir. Acabei indo porque descobri que uma amiga minha é fã deles desde o início, então não deu outra...

Comments