Sem Peso na Consciência



Existem algumas coisas que hoje já nem mais esquento a cabeça, como pedir folga remunerada, guerra de fandom e comida, por exemplo.

Com alguns "incidentes" que ocorreram comigo nos últimos tempos, acabei tirando um dia de folga remunerada a que tenho direito. Mais do que resolver alguns trâmites burocráticos, eu queria era mais descansar. Aqueles dias em que a gente se desliga de tudo, quer mais esfriar a cabeça e fazer alguma atividade pra distrair.

Já fui aquele tipo de pessoa que se arrependia de ter tirado a folga mesmo sendo remunerada, e ainda por cima ficava pensando "será que vão me dispensar porque tirei folga?", "a pessoa que está no meu lugar hoje, será que ela vai tomar meu lugar futuramente?", coisas assim. Hoje já mando a pessoa se virar (mesmo sabendo que no dia seguinte sobra para que eu coloque as coisas no lugar certo...).

Embora hoje em dia a gente tem que segurar o trabalho até onde der mesmo, chega um dia que temos que usar nossos direitos. E folga remunerada é um deles. Claro que ninguém vai te demitir pelo fato de usar um direito trabalhista (ao menos, onde eu trabalho, têm dias que o departamento pessoal chega a me perguntar se vou ou não tirar algum dia para folgar ainda mais que não estamos com tanto trabalho acumulado). E quando eu peço um ou dois dias seguidos de folga, a maioria já sabe do que se trata mas ignoram com uma risadinha.

Já não penso duas vezes e não me arrependo mais quando vou pedir minhas folgas, mesmo sabendo que atualmente qualquer um está desesperado em manter o emprego (eu também, mas sou responsável e procuro fazer as coisas certas na medida do possível). E vou aproveitar a folga como eu estaria precisando.

Por mais que o fandom de qualquer coisa ferva nas redes sociais, hoje passo longe e nem me meto, porque sai uma discussão que, se fosse pessoalmente, não sobrava um. Ok, cada um defenda quem quiser, mesmo se ambos estiverem errados, mas sei como é, porque já fiz parte de fóruns de grupos e ídolos e... melhor nem comentar.

É, eu também fui uma dessas barraqueiras no passado e me arrependo. Hoje, estou mais na minha. Não que eu perdi a empolgação, pelo contrário. Depois de tanta guerra no fandom nas redes sociais, do tipo "meu ídolo é melhor que o seu" e por aí sobe os superlativos beirando a arrogância, decidi nem comentar muito a respeito. Somente curto as páginas oficiais e acabou. Uma coisa ou outra, e olhe lá, porque parece que, se a gente comenta um A da pessoa, já vem o fandom todo caindo matando em cima.

Sei que cada um tem sua opinião, mas quando os ânimos se exaltam e atira pra tudo o que é canto...

Para evitar maiores constrangimentos e ânimos exaltados, entro nas redes e só observo. Mais para ficar por dentro do que se passa e eu mesma tirar minhas conclusões. E a vida segue.

Já no quesito comida... Bem, seria um caso a parte, mas de vez em quando ir na padaria do bairro e ajudar o comércio local, sinto a alma mais leve. Ainda mais que a dona do estabelecimento lembra de sua pessoa e acaba dando uns presentinhos extras, algo muito difícil aqui, mas em se tratando de omotenashi...

E de vez em quando ter uma pausa pra café com algum docinho na padaria do bairro, faz um bem danado para nosso bem estar (especialmente mental nos dias de hoje).

Foto: da autora, no Mana no Panya. Iced coffee com pão recheado com pasta de chocolate no formato da figura do folclore japonês Amabie, que recentemente tornou-se oficialmente símbolo do combate contra o covid-19 pelo Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-Estar Social.

Comments