Cinema em Tempos da Pandemia

Com a atual pandemia correndo em todo o mundo, muitos eventos foram adiados (para o ano seguinte) e cancelados. Filmes que iriam entrar em cartaz em meados de março em diante, foram adiados para quando saísse do estado de emergência (aqui no Japão) e os responsáveis pelos cinemas em todo o país tomassem as devidas precauções para o bem-estar dos espectadores e seus funcionários. 

No cinema Movix, em Miyoshi (Aichi): Doraemon e seus amigos explicando como se comportar no cinema nos tempos de COVID-19: Distanciamento social, higiene e desinfecção, além dos costumeiros bons modos.

Desde julho, os filmes que tinham sido adiados, foram ganhando novas datas de estréia. Mas alguns foram temporariamente suspensos até segunda ordem. Por serem salas fechadas e dependendo muito do filme e lugar, o cinema seria um dos grandes focos de contágio por aglomerar um bom número de pessoas. 

Pelo menos, os cinemas que andei frequentando nas duas últimas semanas, tinham feito as medidas de prevenção, como dar um espaço vazio entre um assento e outro, lavar bem as mäos, entrar com máscara, medição de temperatura e desinfecção do local entre uma sessão e outra. 

Claro que, se for comer, tem que tirar a máscara. Caso não estiver com seu balde de pipoca e copo de refrigerante tamanho litro, tem que ficar com a máscara, para evitar o contágio. Mas a gente logo acostuma com isso, se é pro bem nosso e da sociedade...

Tá bom, eu sei que vai ter muita gente reclamando desses procedimentos, que incomoda, etc., mas se não fizerem essa conscientização - por mais que vai ter gente criticando, dizendo que até os próprios habitantes não respeitam, bla bla bla -, o risco será muito grande e quem vai se responsabilizar por isso? Antes fazer toda essa prevenção do que não tê-la.

Confesso que ainda tenho um certo receio de ir ao cinema como eu ia um bom tempo atrás, mas se eu não vencer esse medo, nem pra ir ao mercado do bairro, eu vou prestar. Por isso que, quando remarcaram as datas de alguns filmes que estou no aguardo desde março, já garanti o ingresso antecipado e fui. E conferi o quanto os cinemas já estão fazendo o sistema de prevenção e deixar nós, espectadores, irmos assistir o filme com segurança, e os funcionários trabalharem também.

No cinema perto de onde moro, o balde de pipoca vem dentro de uma sacola. Para levar pra casa se não conseguir dar conta de comer durante o filme todo. Fui assistir "Jiko Bukken Kowai Madori", e esqueci que era um tipo de filme que, se eu comer algo, passo mal depois...

Na parte do combo favorito dos espectadores, pipoca e refrigerante, continua sendo vendido normalmente. Como disse antes, se não estiver comendo ou bebendo, mantenha a máscara no devido lugar (cobrindo a boca e o nariz, claro). Particularmente, dependendo do filme, eu compro o combo. Se não, o máximo é um copo de refrigerante.

Quanto ao distanciamento social, dependendo do cinema, tem sala que tem que deixar dois bancos vazios entre uma pessoa e outra, mas a maioria, é um banco sim, outro não. Se bem que, dependendo do filme, raramente lota ao ponto de esperar outra sessão, mas com essas mudanças, estão limitando o número de espectadores (aí explica o motivo de esperar a próxima).

Essas medidas estão sendo feitas, como disse, para garantir o bem estar dos espectadores e de quem trabalha no cinema (desde a comida até a limpeza). E gradativamente, podermos frequentar esses lugares com tranquilidade (e devidamente prevenidos).

Fotos: todas da autora. MOVIX Miyoshi e United Cinemas Inazawa. Em breve, voltarei com as resenhas (ou não).

Comments