[Mangá Time] Coffee Ikagadesho (Vous Voulez du Cafe?) (2014~2015)

Você gostaria de um pouco de café?


Sinopse: Um caminhãozinho que serve de cafeteria móvel, chamado Tako Coffee, administrado por Hajime Aoyama, que também prepara as bebidas de forma manual. Além de servir o café, serve de conselheiro para os clientes. Mas por trás de sua polidez e formalidade, esconde um passado bem tenebroso.

A história de Hajime Aoyama e sua cafeteria itinerante, escrita e ilustrada por Misato Konari, era publicada em forma de webcomic, pelo site Web Comic EDEN, de 20 de fevereiro de 2014 a 7 de dezembro de 2015, posteriormente compilados em forma de tankobon entre setembro de 2014 a fevereiro de 2016, em três volumes (que estão fora de catálogo e dificilmente se encontram até mesmo em sites de segunda mão).  Em 2019, a editora Mag Garden republicou em dois volumes no formato shinsoban.


No início de 2021, foi anunciado a versão dorama do manga, programado para estreiar na temporada da primavera, pela TV Tokyo e suas afiliadas. O protagonista foi interpretado por Tomoya Nakamura.

A autora, Misato Konari, era conhecida pelo seu trabalho posterior - "Nagi no Oitoma" (que também foi adaptado pra j-drama). 


Vou falar a verdade: eu só tomei conhecimento desse mangá por causa do anúncio do j-dorama que está sendo transmitido nesta temporada. Primeiro, pra quem é viciada em café, virou caneca feita. E segundo, eu gosto da atuação do Tomoya Nakamura, desde que ele fez a versão dorama de "Bishoku Tantei Akechi Gorou" (também outra adaptação do mangá do mesmo nome de Akiko Higashimura). Para terem uma idéia, esse mangá não encontrava em livraria alguma nem mesmo nas de segunda mão. Claro que, quando anuncia alguma adaptação, logo as editoras lançam uma reimpressão - fui encontrar semanas atrás em uma livraria em Nagoya.


A história de Hajime Aoyama, um jovem proprietário de um pequeno food truck com motivos de polvo que serve café feito na hora. Um dos motivos de seu pequeno negócio ter motivos de polvo e ainda chamar de Tako Coffee (tako é polvo em japonês), é que Aoyama serve oito tipos de grãos a gosto do cliente. Além de moer os grãos na hora, e passado diante do cliente, o jovem ainda dá conselhos para os mais angustiados.

Perfeccionismo, monotonia, desilusões - cada cliente tem uma história para contar, mas basta um copo de café passado na hora e uma boa conversa, que a vida de cada um pode mudar.

MAS ESPEREM...!!! Por trás dessa cortesia e gentileza toda, Aoyama esconde um passado bem nebuloso.

Os personagens principais:

O fatídico encontro de Aoyama, Gakine e Sugi.

- Hajime Aoyama: Proprietário do café móvel Tako Cafe, que fica alguns dias no lugar. Gentil, educado e cortês, Aoyama prepara as bebidas meticulosamente diante do freguês, e ainda dá conselhos para eles terem uma melhorada na vida. Mas carrega um passado bem, digamos, diferente do que ele é atualmente.

- Shima Gakine: Office Lady sincera e educada, mas desajeitada. 

- Sampei Sugi: Jovem que tem algo a ver com o passado de Aoyama antes do mesmo iniciar o negócio de cafeteria.


Tako Coffee:
 Caminhãozinho que virou negócio próprio de café de Aoyama após eventos do passado. Completamente decorado com motivos de polvo, muitas vezes era confundido com um caminhãozinho de takoyaki (bolinho recheado de polvo, comum em Osaka). Um dos motivos de ter esse nome é que é servido oito especialidades de grãos, lembrando que um polvo tem oito tentáculos.

No decorrer da trama, Aoyama encontra vários tipos de pessoas com diversos dilemas, e através do café, acaba se envolvendo com elas - uma office lady que preza muito a cortesia mas acha que suas qualidades seriam um estorvo para outras; uma mulher que queria se matar porque achava sua vida muito monótona; uma transgender e seu peixinho dourado; uma jovem do interior que queria ir para a cidade grande; um homem com complexo de perfeição; uma senhora que ministra cursos de barista...

Alguns personagens secundários acabam sendo um ponto de ligação com o passado de Aoyama, como na história "Kingyo Coffee". Mas quase todas as histórias são independentes, exceto o fato de Sugi aparecer no final de alguns, para saber o paradeiro do amigo.

Embora do meio pro final seja um tanto sombrio, uma das lições que tomamos nessa história é que todos têm uma chance de mudar de vida.



A versão j-dorama foi anunciada em janeiro de 2021, e está no presente momento sendo transmitida todas as segundas-feiras, 23h, na TV Tokyo e suas afiliadas, com o elenco fixo de Tomoya Nakamura (Hajime Aoyama), Kaho (Shima Gakine) e Hayato Isomura (Sampei Sugi).

Quando a versão dorama foi anunciada, a autora, Misato Konari, postou uma ilustração de Aoyama com Sugi e Gakine em forma de polvo.

Fontes: Wikipedia Japan, Tokyo TV, Mag Garden HP.

Imagens: Mag Garden, bookstore japan, oricon, TV Tokyo.

PS: Embora o mangá esteja completo, não informei sobre o passado de Aoyama e o motivo de ele ter mudado de vida, porque o dorama ainda está no ar e a partir do 5o. capítulo é que será contada a história dele e de Sugi.

Comments