Thirty Day Song Challenge (Desafio dos Trinta Dias: Música) ~ Vigésimo Segundo Dia



Dia 22 - Uma canção que você ouve quando você está triste - "Girls Just Wanna Have Fun" (Cyndi Lauper)

Assim como nos dias em que estou naquela TPM maldita, que tenho vontade de socar alguém até morrer e colocar as vísceras de quem me torrar penduradas num poste, quando estou triste, dificilmente fico ouvindo música daquelas que te faz chorar. Mas têm horas que dá vontade mesmo, de colocar uma música mais calma, lenta, romântica. Teve música que me deixa mais triste ainda, daquelas que você fica chorando três dias e três noites seguidas, como, por exemplo, "milk tea" do quarentão-mais-do-que-desejado-e-porque-essa-produção-do-Arashi-ni-Shiyagare-não-o-chama-pro-aniki-da-noite Masaharu Fukuyama.



Quando estou triste, eu bem que tento procurar não ouvir músicas como a citada "milk tea", "Doko ni demo aru uta" (solo de Kazunari Ninomiya no álbum "Beautiful World", já resenhada), "Leave Yesterday Behind" (Carpenters) e por aí vai.

Estranho, mas quando estou nesse estágio, quero mais é ouvir música que deixa a gente pra cima, pra animar, pra espantar a tristeza.

Uma delas seria "Girls Just Wanna Have Fun", da Cyndi Lauper.

Vou apanhar da metade dos leitores e ser empalada pela outra metade, mas nos anos 80, quando Cyndi e Madonna apareceram no mundo musical, eu me identifiquei pela primeira. Ouço Madonna, confesso que teve dias que andei ouvindo algumas músicas dela na Tower Records, mas da fase quando ela tinha o visual "meu passado eternamente me condenará", como "Material Girl", "Like a Virgin"... Mas sempre preferi a Cyndi. Ela era mais divertida e autêntica, com os cabelos coloridos e roupas espalhafatosas sem querer apelar (bem, mais ou menos tipo o trio Perfume, que usam roupas coloridas, curtas mas sem apelo sexual algum).

Voltando à música: quando eu a ouvi pela primeira vez nas rádios e quando saiu o promotion video na TV, logo fiquei contagiada com a energia e a alegria da música e do visual dela. Do tipo: só ela teria envergadura para ter cabelo colorido como nos videoclips, usar roupas de brechó e sair dançando nas ruas e tentando enfiar o bairro todo no quarto pra uma festa (tem um filme muito antigo dos Marx Brothers onde Groucho enfia todo mundo num quarto).

Os anos passaram, Cyndi meio que sumiu alguns tempos musicalmente, mas volta para shows, apresentações e ocasionais visitas aqui. Continua com o mesmo jeitão irreverente e alegre como nos anos 80. Embora ela tenha mais músicas legais como "Money Changes Everything", "True Colors", "Time After Time", "She Bop", para mim, a música de seu debut "Girls Just Wanna Have Fun" levanta o ânimo de qualquer um.

Comments