Lembrancinhas Temáticas - Parte 2

Para quem não leu a parte 1, leiam aqui.

Se no ano de 2015 o grupo/banda Kanjani Eito fez as representações temáticas na home page da tour, no ano de 2016, durante a tour de verão - "Kanjani Eito Recital Manatsu no Orera wa Tsumi na yatsu" -, eles fizeram em sete províncias diferentes ao do ano anterior [aí resolveram fazer o bendito do item limitado em cada local].



A turnê, que foi do dia 30 de julho a 28 de setembro, teve 21 apresentações em 7 lugares diferentes no Japão, inclusive em Okinawa (acredito que o Kanjani seja o único grupo da JE que fez show lá, e duas vezes - a primeira foi em 2007, quando fizeram em todas as províncias do Japão, de Hokkaido a Okinawa).

(Atualizado em 22 de maio de 2020 - Falha minha: Vasculhando melhor o histórico de grupos da JA ter feito show em Okinawa, o primeiro grupo foi o SMAP, em 1995 na tour "Summer Minna Atumare Party", no antigo Okinawa Athletic Park Stadium, hoje Tapic Kenso Hiyagon Stadium. Kanjani Eight foi o segundo grupo, em 2007 e 2016, no Convention Center. KAT-TUN foi o terceiro, em 2009, na turnê de verão "Summer '09 Break The Records Tour".)

Obviamente, entre os concert goods, o dito item limitado - aquele que é diferente em cada província, e nesta turnê, foi um chaveiro/penduricalho de celular. O lado muito ruim disso é que nem sempre o seu ichiban representa a província onde você mora/é mais perto pra ir no show...

Makuhari Messe (Chiba, 30 e 31 de Julho - Ryuhei Maruyama): Muita gente conhece o Makuhari Messe porque é lá onde se realizam vários concertos nacionais e internacionais (inclusive, o famoso Summer Sonic é realizado lá), programas musicais ao vivo (como o Music Station Super Live e The Music Day) e eventos, como o Tokyo Motor Show e Tokyo Game Show. Messe em alemão, seria "feira de negócios".

Localizada na capital do mesmo nome, o local também consta no Livro Guinness de Recordes por ter batido o recorde de público em um único evento, da banda GLAY, em 31 de Julho de 1999, com o "GLAY Expo '99 Survival", com o público de 200 mil pessoas!!!

Chiba é conhecida por situar-se vizinha a Tóquio, ter o Aeroporto Internacional de Narita, a Tokyo Disney, o túnel Aqua Line, e seu produto principal... amendoins!!!

Chiba é segunda maior produtora agrícola do Japão (perdendo pra Hokkaido). E é a maior produtora de amendoins do país, por isso que o produto é associado à província. Para quem não sabia, em japonês, amendoim é rakkasei (落花生).

Saitama Super Arena (Saitama, 13 e 14 de Agosto - Shingo Murakami): Saitama é conhecida por muitos por servir de "cidade dormitório" para quem trabalha em Tóquio, devido à facilidade de transporte e aluguel a preço acessível. E também pela sua região de Chichibu, que tornou-se lugar turístico devido ao seu passado histórico (foi umas das terras dominadas pelo daimyo na era Edo), e pela sua parte naturalmente montanhosa.

Saitama Super Arena, construída em 2000, é constantemente local para eventos de luta livre, campeonatos esportivos, concertos (nacionais e internacionais). Por dez anos, foi lugar do John Lennon Museum (encerrou em 30 de setembro de 2010). E' palco do MMA (Mixed Martial Arts) e campeonatos de pro-wrestling. Devido ao espaço, também é realizado grandes concertos nacionais (artistas como Glay, Namie Amuro, B'z, Hikaru Utada) e internacionais (Madonna, U2, Backstreet Boys).

Servirá nas Olimpíadas de 2020 como local para campeonatos de basquete.

Uma das iguarias mais famosas da província é o Soka sembei, produzido na cidade de Soka, feito de forma artesanal (assados no carvão).


Wakayama Big Whale (Wakayama, 20 e 21 de Agosto - You Yokoyama): A província de Wakayama, situada na região de Kansai, é conhecida por possuir um dos primeiros templos budistas no estilo japonês, situada no monte Kouya. 

Os lugares de peregrinação e seus lugares sagrados, foram reconhecidos como patrimônio histórico cultural pela UNESCO. 

A província também possui um dos parques temáticos, o Wakayama Marina City, onde parte das filmagens do live action "Fullmetal Alchemist" foi neste local. E o asadora "Asa ga Kita" (2015-2016) teve algumas partes filmadas neste mesmo parque.


Wakayama também é um dos maiores produtores de laranjas (Arida Mikan é a mais famosa), ume (ameixa em conserva) e caqui. Só que é a província que possui população total menor que um milhão de habitantes. 

Construído em 1997, o Wakayama Big Whale comporta 8500 pessoas. Usado para esportes como basquete, handbol e ginástica artística, serviu de palco para o concerto anual que a dupla Kobukuro fez durante 7 anos, quando tiveram um breve hiato, e retornaram a realizar concertos no local.

Nippon Gaishi Hall (Nagoya, Aichi, 25 e 26 de Agosto - Subaru Shibutani): A província de Aichi, situado na região Tokai, é uma das que possui a maior população brasileira, devido às indústrias automobilísticas (a cidade de Toyota é a sede da marca de veículos do mesmo nome). Sua capital, Nagoya, é um dos pontos turísticos - o castelo de Nagoya, o shotengai Osu, o zoológico Higashiyama. 

Nagoya também é a cidade onde sedia a final da World Cosplay Summit, com participantes de todo o mundo. O estádio Nagoya Dome é o lar do time Chunichi Dragons, usado para concertos (faz parte do cinco Domes), eventos e partidas de baseball.

Embora cada cidade possui sua característica regional e culinária, mas o de Nagoya são o misokatsu (filé de carne de porco empanado e frito com molho a base de miso), tebasaki (asa de frango), hitsumabushi (enguia), tenmusu (onigiri com camarão empanado e frito), ogura toast (torrada com pasta de feijão azuki)...

Nippon Gaishi Hall é o nome mais conhecido de Nippon Civic General Gymnasium, situado em Nagoya. Até março de 2007, era conhecido como Nagoya Rainbow Hall, mas teve seu nome mudado por causa do patrocinador, a empresa NGK. Tem a capacidade 10 mil pessoas, e a maioria dos concertos é realizado neste local.

Okinawa Convention Center (Ginowan, Okinawa, 3 e 4 de Setembro - Shota Yasuda): Okinawa faz parte das Ilhas Ryukyu, com três arquipélagos - Okinawa Shoto, Miyako e Yaeyama. A história de Okinawa é bem complexa ao ponto de ser devolvida ao governo japonês em 1972. Muitos descendentes de Okinawa (ou Uchinaa-chin no dialeto local) ainda falam o dialeto, possuem características próprias, inclusive sua culinária é uma das preferidas para quem deseja uma vida mais saudável, pois utiliza muitos legumes e frutas e pouco sal e carboidratos, contribuindo para a estatística de ser uma das províncias com população com maior longevidade.

Além de servir de base norte-americana, o arquipélago é ponto turístico inclusive para os japoneses, devido às praias, e também pelo patrimônio histórico.

Um dos instrumentos musicais mais conhecidos de Okinawa seria o sanshin, semelhante ao shamisen, tipo de banjo de três cordas, confeccionado com pele de cobra.

Além da arquitetura planejada (construções feitas de concreto) em caso de tufões e tempestades tropicais, um dos amuletos tradicionais de Okinawa, são os shisa - entidade em forma de leão ou dragão, de origem chinesa, que muitos colocam no telhado (ou muro) das casas para proteger a residência da fúria das tempestades e acidentes naturais. Normalmente colocam um casal - o que tem a boca fechada, é a fêmea; e de boca aberta, o macho. (A crença de que entidades poderiam proteger de acidentes e tempestades, seria o equivalente às carrancas nos barcos no Brasil).

O DVD Live que leva o mesmo nome da turnê, foi gravado em Okinawa.

Asty Tokushima (Tokushima, 16, 17 e 18 de Setembro - Ryo Nishikido): A província de Tokushima, situada na ilha de Shikoku, é conhecida pela dança Awa Odori, muito popular nos festivais, especialmente no Obon (meados de agosto, que seria o equivalente ao Finados). Awa era o nome antigo de Tokushima.

A dança vem desde a era Kamakura, mas foi a partir de 1536 que tornou-se popular entre a população. Mas na era Meiji, quando o financiador do evento teve seu patrimônio derrocado devido a importação do produto (eram tinturas de indigo). Quando entrou a era Showa (1926), o festival ressurgiu como atração turística de Tokushima.

A letra encoraja a população a fazer parte. A dança difere para homens e mulheres.

O festival tornou-se um dos mais populares do Japão, chegando a atrair mais de um milhão de visitantes na época do festival. Tanto que o aeroporto nacional de Tokushima chama-se recentemente Awa Odori.

Kouenji, um bairro do distrito de Suginami, Tóquio, também realiza o festival Awa Odori, um dos mais populares da região fora da sua cidade original.

O nome oficial de Asty Tokushima é Tokushima Kenritsu Sangyou Kankou Kouryou Center (Centro Industrial e Turístico de Tokushima). Asty seria um acrônimo para "Attractive Space in Tokushima Yamashiro. E' um conjunto de salas de conferências, onde tem capacidade máxima de 5000 pessoas no salão principal (se for para concertos e torneios de sumô, 4000).

Toki Messe - Niigata Convention Center (Niigata, 27 e 28 de Setembro - Tadayoshi Ohkura): Niigata é conhecida por cultivar arroz de primeira qualidade, o koshihikari, sendo o segundo maior produtor do país (perdendo para Hokkaido), e com isso provendo produtos derivados do arroz, como sembei, mochi e sake.

A Ilha de Sado, era conhecida antigamente por ser lugar de exílio e pela mina de ouro. E' a sexta maior ilha do Japão (as outras cinco são os quatro arquipélagos e Okinawa).

Fuji Rock, um dos maiores eventos de música internacional, é realizado atualmente na estação de esqui em Naeba.

Toki Messe, situada na cidade de Niigata, é um complexo onde situam-se salas de conferências, hotel e lojas. E' um dos mais altos do Japão, no qual o observatório do Bandaijima Building consegue ver a Ilha de Sado. (Toki em japonês é ibis, ave símbolo de Niigata).



Muitas vezes navegando no Twitter, vejo muitos fãs de muitos artistas que repostam de uma e outra, postando fotos de comidas, lugares turísticos e objetos das cidades onde o show foi realizado. O que me faz pensar que muitos não vão somente pro show e acabou - aproveitam o dia antes ou após o show para conhecer a cidade.

Fugindo do tema, a turnê de verão do Kanjani Eito começou no dia 14 de julho, em Sapporo, dando o início ao "Kanjani's Eightertainment GR8EST", nos cinco Domes, para divulgar a coletânea "GR8EST" e antecipar seus quinze anos de carreira (porque se fizessem no ano seguinte, ia coincidir com os vinte do Arashi e não ia dar certo), mas com a saída do vocalista e guitarrista Subaru Shibutani, estão seguindo como seis. Mesmo nessa situação, o grupo continua tendo muito apoio das fãs (e também desejando o melhor pro Subaru, quem sabe ele volta?).

Fontes: Wikipedia Japan, Kanjani Peru FB Page, Johnny's Joce, amazon, suruga shop, twitter.


Comments