[Dia de Jishuku] Leitura

Na verdade, ler eu sempre fiz desde que aprendi a ler. Só que ultimamente ando lendo mais mangá. Mas ao mesmo tempo eu aprendo o japonês, então pra descobrir o que o personagem quer dizer, tenho que procurar no dicionário e tudo bem. Sério, dependendo do mangá, muitas vezes têm palavras que não sei e corro no dicionário. Daí eu consigo entender boa parte do restante.

Mesmo eu não sendo tão fluente como eu gostaria, ainda eu tento entender boa parte do assunto. Na verdade, eu deveria ter criado mais vergonha na cara e ter me dedicado mais nos estudos, aí talvez eu teria um trabalho melhor, sei lá, mas como não dá pra mudar o passado, estou me focando no futuro e vivendo o presente.

Já recebi muita crítica de pessoas conhecidas aqui pelo fato de eu gostar muito de ler (manga, revistas diversas), e elas acham que é perda de tempo. Fiz a egípcia e sigo meu caminho.

Sem mais enrolações, deixa eu mostrar o quê eu ando lendo mesmo em dias normais.

Revistas de entretenimento e trabalho


Não é de hoje que leio as revistas "an-an" e "Nikkei Woman". A revista "an-an" é o equivalente ao "Cosmopolitan" (ou NOVA no Brasil), sobre moda, comportamento, relacionamento, cultura e ensaios de artistas (sejam vestidos ou não, ops). Por ela ser semanal, eu compro quando tem assunto que interesse. A edição número 2198 traz, além da capa e miolo serem a dupla Kazuya Kamenashi e Tomohisa Yamashita, por causa dos 15 anos da dupla Shuuji e Akira do drama "Nobuta, o Produce", que os deixou famosos, dicas de alimentação e saúde.

Outra revista que compro com uma certa frequência, é a Nikkei Woman, sobre o trabalho das mulheres em diversas áreas, como elas economizam, vivem e conseguem gerenciar casa-trabalho-filhos. Também dão dicas de como organizar a agenda (literalmente falando), alimentação, saúde, finanças, IT e, inclui encartes especiais de como aprender a trabalhar com Excel, boas maneiras no trabalho e economia. Já fui em dois seminários promovidos pela revista (ela faz parte do grupo Nikkei Keizai Shimbun), inclusive um deles foi exclusivamente para mulheres - era sobre saúde, patrocinado pela empresa Daiichi Sankou Health, que fabrica produtos farmacêuticos, como a linha Transino para evitar o aparecimento de manchas no rosto.

Mangás

Ultimamente eu compro aquelas que me interessam, coisa mais óbvia. Estou acompanhando pelo menos quatro títulos, sendo dois on-line e um físico.

Como o manga "Natsume Yuujincho" está em andamento, e o volume 25 só verei em junho, estou acompanhando a história pelo Gekkan LaLa, onde a história é publicada. O detalhe é que a autora não publica mensalmente, então eu tenho que ficar atenta no final da história quando ela vai publicar novo capítulo.

A edição 6, que saiu recentemente, é uma short-story de 48 páginas da autora Yuki Midorikawa. Mas nesta revista, têm outras histórias muito boas, como "Gakuen Baby Sitters", "Toushokan Sensou" (que virou filme com o Junichi Okada e Nana Eikura), "Akagami no Shiroyuki Hime" e "Kimi wa Haru ni Me o Samasu". O foco da LaLa é mais magia, fantasia, mistério e um pouco de sobrenatural, mas têm histórias de romance colegial.


Sobre mangas em andamento: além de "Natsume Yuujincho" (que ainda sei lá quando a saga vai acabar, mas não quero que acabe porque está muito bom e tem muito ponto sem nó), eu - tento - acompanhar mais três títulos - "Given", "Dokyonin wa hiza, tokidoki, atama no ue" e "Ojisama to Neko".

"Given" ainda está em andamento, e sem previsão ainda de sair o sexto volume. É publicado bimestralmente pela revista Cheri Plus. Mas como essa revista é muito difícil de chegar onde eu moro, então fico atenta se logo não sai o volume novo. A história de uma banda de indie rock adolescente fez tanto sucesso que, virou anime e recentemente, anime movie, mas devido a pandemia, a data da estréia do filme foi adiada. (Em breve farei uma resenha no tópico "Manga Time")

"Dokyonin wa hiza, tokidoki, atama no ue", eu já tinha feito uma resenha anteriomente, e ainda está em andamento. Dá para eu acompanhar on line no site da editora, a comic polaris. Adquiri o volume 6 recentemente (porque on line fica por um tempo limitado).


"Ojisama to Neko", da autora Umi Sakurai, comecei a acompanhar meio que por acaso, já que algumas conhecidas no Twitter andaram dando RT das histórias que a autora posta na conta dela. É também on line. e já está chegando no volume 5. A história de um senhor viúvo que adquire um gato da raça Exotique Short Hair, que era sempre rejeitado por causa de sua aparência, fez sucesso tanto no Japão como no exterior. Sakurai começou a publicar no pixiv, site de comunidade de artistas amadores. As histórias são publicadas semanalmente no pixiv comic e compiladas pela GanGan On Line Comics.

Se notarem bem, ultimamente quase as histórias que acompanho, tem um gato no meio.😼

Mas as histórias são interessantes, fica com aquele gosto de "quero mais" e "não quero que termine", mas se terminar, a gente pega e lê de novo depois de muito tempo, pois nessa altura do campeonato, a gente acaba esquecendo até do enredo.

Fotos: acervo pessoal da autora.

Comments