Curiosidades (e outras nem tantas) da rapaziada da J&A - Parte 6.1

Numa postagem que fiz sobre a rapaziada da JA que são deixados de escanteio e até chegam a serem esquecidos (do tipo: só lembram quando alguém faz alguma c@gada ou quando algum membro cai fora do barco), fiz no intuito da gente lembrar deles mesmo não lançando música nova ou não tiver algum projeto de drama ou filme ou teatro.

(Se bem que não somente a turma da JA, mas atores, atrizes e outros artistas que fazem ainda algum relativo sucesso ou acabaram sumindo por falta de apoio.)

Para tentar "amenizar" esse esquecimento ou desprezo ou as duas coisas juntas, vamos por partes como dizem, senão o texto fica longo e ninguém vai ler (melhor dizendo, um grupo por vez...).



V6: O sexteto que está na ativa desde 1995, ainda tem fãs e volta e meia estão ativos musicalmente e nos programas de TV, mesmo eles não apareçam tanto quanto os seus kouhais. Individualmente, os membros possuem trabalhos próprios, sejam em programas de entretenimento, como no palco, como na telinha, como na telona. 

Mas o grupo teve seu auge entre o ano do debut até meados de 2005, em que eles apareciam em vários programas de TV e comerciais, faziam parceria com os colegas do TOKIO e KinKi Kids com o projeto J-Friends, comandaram os primeiros anos do Johnny's Countdown, tocavam o terror nos kouhais no projeto Johnny's Sports Day. Atualmente, o grupo lança músicas para comerciais e como ending song de doramas, especialmente quando é do Yoshihiko Inohara, a série "Ikka 9" e "Tokusou 9". E programa de TV regular, o "Amazipang!", que está no ar desde 2014, e o especial anual "V6 no Ai nanda" (que antes era o "Gakkou e Ikou!", um dos programas que o grupo teve na TBS e durou 11 anos).

Por que muita gente não lembra do grupo? Meio difícil de explicar, mas devido à idade dos membros (média de 43 anos), muitos consideram o grupo "velho" e raramente aparecem em doramas atuando com outros kouhais da mesma agência. E caso isso aconteça, acabando sendo julgados de quererem levantar a fama a custa dos mais novos.

O que muita gente se esquece? 

- Foram o primeiro grupo a serem image personality para a Fuji TV na transmissão de campeonato mundial de voleibol no Japão (o primeiro single do grupo foi "MUSIC FOR THE PEOPLE", em 1995).


- Ganhou grande popularidade até no Exterior por terem uma música como tema de abertura da primeira temporada do anime "Inu Yasha" ("CHANGE THE WORLD", de 2000, foi usada nos episódios 1 a 34), e uma outra música de encerramento na oitava temporada do mesmo anime, nos episódios 149 a 165 ("Brand-New World", de 2004).



- Ainda no quesito anime, em 2018, a música "Super Powers" foi usada como tema de abertura do anime "ONE PIECE" nos episódios 856 a 891. O autor Eiichiro Oda ilustrou a capa do single na edição regular.

(Para quem não sabia, foi Ken Miyake que pediu para que incluissem música do grupo em Inu Yasha porque ele é fã da autora, Rumiko Takahashi.)

- Ainda é um dos poucos grupos (ou o único) da JA que todos os membros fizeram a dublagem japonesa de um filme estrangeiro - "Thunderbirds" (2004). 

- Mesmo lançando um a dois singles por ano e álbum de estúdio em intervalos espaçados, o grupo ainda consegue os primeiros lugares nas paradas de sucesso. E seus concertos não são anuais (mas lotam).

- O grupo é dividido em dois subgrupos por causa da faixa etária dos membros - Twenty Century (Ou Tonisen) formado por Sakamoto, Nagano e Inohara; e Coming Century (Kamisen) formado por Morita, Miyake e Okada. Ambos fizeram trabalhos em subgrupos, mas o mais ativo seria o Tonisen.




- Trabalhos individuais que não são poucos:



Masayuki Sakamoto: O líder do grupo divide-se entre os musicais (faz muito teatro, por isso sua aparição em j-dramas se restringe em participações especiais) e o programa semanal de culinária dentro do programa "Non Stop!" da Fuji TV (somente em Kanto). O que muita gente não sabe é que ele interpretou a música-tema da animação "Tarzan" - "You'll Be In My Heart", original de Phil Collins, mas na versão japonesa e creditado como Marsa Sakamoto.



Por causa de sua família ter tido uma quitanda, Sakamoto gosta de cozinhar e suas receitas podem ser encontradas mensalmente na revista "ESSE", na coluna do programa "Non Stop!", onde tem o quadro "One Dish" (uma pena que esse programa só passa na região de Kanto).

Pouca gente sabe, apesar de Sakamoto sempre comentar - ele chegou a sair da agência uma vez, trabalhou em um escritório (agência de turismo) e voltou um ano depois.

Hiroshi Nagano: Mais conhecido por passar o ano todo visitando restaurantes pois é gourmet reporter para algumas revistas e programas de TV, Nagano ficou conhecido por ter interpretado o Ultraman Tiga (1996-1997). 



Além de gourmet reportervegetable sommelier e cousine chef, Nagano também é aficcionado por motociclismo. Participou de vários programas de Moto GP, escreve matérias a respeito e já pilotou em circuitos. 


Na animação da Disney, "Atlantis, o Reino Perdido", na dublagem japonesa, Nagano dublou o personagem Milo (que na versão original foi de Michael J. Fox).

Assim como Sakamoto, Nagano também chegou a sair da agência bem no início (e bem antes do V6 ser formado) para estudar informática. Voltou um ano depois.

(Piada interna entre os fãs do V6: no programa Gakkou e Ikou e V6 no Ai nanda, quando o grupo tem que pegar estrada, sempre o Sakamoto é quem dirige e o Nagano é o navegador. Pela característica dos dois, acabam virando o "pai" e a "mãe" do grupo.)

Curiosidade: Nagano é tão aficcionado por comida que, o anúncio do casamento dele com a atriz Miho Shiraishi para o FC, foi em forma de... menu de restaurante!!!



Yoshihiko Inohara: Depois do Junichi Okada, Inohara é o mais ativo nas telas - MC de vários programas de variedades, ator e roteirista. Já tinha feito a ficha do Inocchi aqui, pois ele é um dos mais ativos entre o grupo e protagoniza uma série investigativa desde 2006, o "Keishichou Sousa Ikka Kyuu Gakari", que durou 12 temporadas (até 2017, quando dois membros do elenco faleceram) e mudaram para "Tokusou 9", mantendo o elenco original.

Adendo: em novembro, Inohara protagoniza um novo filme - 461 Ko no Obentou -, com o kouhai Shunsuke Michieda (Naniwa Danchi).


Go Morita:
 É o que mais atua em teatro do que na TV. Junto com o Kamisen, atuou no dorama "PU-PU-PU" (1998) e no filme "Cosmic Rescue" (2003). Individualmente, um dos doramas mais conhecidos de Morita é a série "Kuitan" com o sempai Noriyuki Higashiyama (que, junto com o ator Kenta Suga, fizeram o TRIO THE SHAKiiiN com a música "Itoshi no Napolitan").

Foi a personalidade mais jovem a fazer a maratona do 24 Hour Television - percorreu 100 km no evento de 1998 (e o main personality naquele ano era o TOKIO). Na época, Morita tinha 19 anos.

Chegou a fazer três taiga dorama para a NHK - em 1995 em "Hachidai Shogun Yoshimune"; em 1997 em "Mouri Motonari" (Morita interpretou a versão adolescente de Mouri Motonari, interpretado por Hashinosuke Nakamura - hoje Shikan Nakamura); e em 2012 em "Taira no Kiyomori".

Atuou na segunda temporada de "Hitotsu Yane no Shita" (1997), como Shogo Mochizuki, irmão de Miki, interpretada por Takako Matsu.

Seu último dorama para a TV foi "Hello Harinezumi", em 2017, no papel do detetive Kyusaku "Gure" Kogure.

O forte de Morita é o teatro. Chegou a encenar a peça "Kinkakuji" (2011) no New York Lincoln Center. E foi através da peça "Castle of Vinyl" que conheceu sua esposa, a atriz Rie Miyazawa.

Ken Miyake: Embora atue tanto no teatro como na TV, Miyake tem boa frequência em programas de variedades (só no programa VS Arashi, dos Johnny's que foram participar, Miyake foi 11 vezes). É um dos poucos da agência que sabe a linguagem de sinais (além dele, Shota Yasuda e Keiichiro Koyama também aprenderam a linguagem).



Um dos motivos que levou Miyake a aprender a linguagem de sinais, foi por causa de uma fã que ia nos shows do grupo e mesmo deficiente auditiva, gostava deles. Essa fã foi no evento dos 10 anos do V6 e se expressou em linguagem de sinais, mas como ninguém conseguiu respondê-la, foi a partir daí que Miyake começou a aprender, tendo aulas semanais de duas horas durante três anos. Desde 2014, Miyake é navigator no programa da NHK Educativa, "Minna no Shuwa".

Por três anos seguidos (de 2016 a 2018) Miyake participou do musical "Takizawa Embusho". 

Fez trabalhos com a dupla Tackey and Tsubasa em separado - com Tsubasa, o drama "Neverland" (2001) e com Tackey, a dupla KEN ☆ Tackey com o single "Gyakuten Reverse" (2018).

Um dos últimos trabalhos na TV, foi o dorama "Semi Otoko" (2019), como Kenta Okawa.



Junichi Okada: De todos, o caçula do grupo é o mais prolífico - atua tanto na TV, no teatro e, principalmente cinema. (Como a lista de trabalho do Okada é extensa e logo vou fazer a ficha dele com os kouhais que ele ama, vamos destacar os principais trabalhos).

Diferente da maioria dos rapazes que enviam o currículo para a agência e esperam uma carta ou telefonema, Okada foi levado (pela mãe) para participar de um programa de TV para ser selecionado para a agência. Logo que foi aprovado, não demorou muito para entrar no grupo V6 e já debutarem com um single. Ou seja, nem deu tempo pro Okada passar um tempo como Junior.

Sua primeira atuação foi no especial "V no Honoo", com o grupo V6 para promover a campanha do campeonato mundial de voleibol no Japão, em 1995. Como protagonista, foi junto com Morita e Miyake no j-drama "PU-PU-PU" (1998), mas individualmente, foi em "Hanran no Voyage" (2001). Depois que protagonizou a série "Kisarazu Cat's Eye" (drama, e dois filmes), Okada mais se destacou em filmes, como "Tokyo Tower", "Tenchi Meisatsu", "Toshokan Sensou" (que também foi renzoku drama), "SP" (tanto drama como filme).

Mas foi com o filme "Eien no 0" que Okada ganhou muito mais reconhecimento nacional (e internacional) como ator. Além de ter ganho o prêmio de melhor ator pela Nihon Academy em 2014, na mesma premiação ganhou o de melhor ator coadjuvante em "Higarushi no Ki". É, até hoje, o membro da agência JA a ter ganho dois prêmios da academia no mesmo ano e ser indicado cinco vezes no evento.

O filme mais recente, "Moeyo Ken", ainda está sem nova data para ser lançado. Era para ter sido em maio, mas devido ao COVID-19, a data original foi cancelada e está na fila de espera, mas em 2021 vai ter a sequência do filme "The Fable".

Nota: para quem não sabia, todas as cenas de ação tanto em "SP" como em "The Fable", foram feitas pelo próprio Okada, sem dublê. Para dar maior realismo no taiga drama "Gunshi Kanbee" (2014), Okada raspou a cabeça para interpretar o personagem principal na fase final. Aproveitou o visual para filmar "Eien no 0". Tanto que nas apresentações com o V6 ele estava usando peruca.

Créditos: modelpress, NHK, amazon





Comments