Redes Nada Sociais - O Retorno e Outras Considerações

Ano passado eu tinha feito uma postagem sobre redes (nada) sociais e que o poder negativo que elas possuem. Eu já estava interagindo muito pouco nas poucas redes sociais que tenho conta, mas desde que fiz a postagem, piorei. Eu nem compartilhava direito as postagens, tampouco comentava assuntos que mais me interessava. Era um ou outro e olhe lá. No que as redes sociais seriam para trocar informações e conhecer as pessoas, confesso que não esperava que isso acabou se tornando um lugar de muita discórdia. 

A gente nem pode falar sobre alguma coisa aleatória que vem tacando duzentas pedras. Imagine se a gente posta seu ponto de vista...

Interajo mais ou menos no Instagram quando se trata de j-doramas, felizmente mesmo tendo opiniões diversas, a gente entra num acordo, afinal nem dá pra agradar a todos. O que não acontece em outras redes sociais que tenho. Já havia comentado que muitos anos atrás eu participava em alguns fóruns e, por causa de um comentário que eu discordei, resultou na minha suspensão e eu pedi minha retirada no grupo horas depois. E que, em 2011 o Twitter foi um dos melhores meios de comunicação para a comunidade que nem sabia o que estava acontecendo em Tohoku (na época, eu morava em Yokohama e trabalhava em Tóquio. Se lá tudo parou, imaginem o que aconteceu no epicentro), tanto que um ano depois fizemos uma reunião para nos conhecermos pessoalmente.

Eu diminui muito a freqüência nas redes sociais depois que voltei a trabalhar, entrava mais à noite. Até postava muito na outra conta, mas com o tempo eu parei. Instagram eu aderi bem depois porque o aplicativo demorou para ter quem tem sistema android no celular. De uns dois anos pra cá, para não dizer que sumi, eu aparecia esporadicamente pra comentar, ou dar RT (retweet), mas só ficava observando, mas cada olhada no feed da timeline, mais eu tinha vontade de excluir a conta, mas como ainda tenho pessoas de bom senso e amor no coração, continuei (e aos poucos fazendo a faxina nas contas).

Quesito fandom (um dia eu posto como fui parar em muitos), eu já estou virando (se já não virei) "o bloco do eu sozinho", porque nem todo mundo consegue acompanhar o ritmo como eu consigo, e muitas vezes eu não consigo também. E ultimamente nas redes sociais saem tudo junto e misturado, então fica difícil processar as coisas e ter foco em algo. Na verdade, estou abrindo mão de muita coisa para priorizar outras coisas para mim (cursos de especialização, JLPT e procurar outro emprego), e as coisas que eu costumava seguir, terei que deixar pro segundo plano. Afinal, preciso voltar ao foco que dei uma desviada no final do ano passado...

Mas não posso deixar me abater nas redes sociais passando em feeds desmotivadores e brigas de foice no escuro. E olha que fiz uma varredura nelas. O negócio é ignorar ou deletar marcando como "sem sentido algum", essas coisas. Melhor ainda: fechar o aplicativo e fazer algo melhor, como sempre eu digo mas às vezes acabo esquecendo. 

Só que não dá pra ficar de olhos vendados, ignorar tudo, esquecer do mundo para sempre. Como estamos em mudança constante, temos que tentar acompanhar, seja algo bom ou algo ruim. O jeito é filtrar o que é válido e não ficar só vendo a mesma coisa, ainda mais nos dias de hoje, senão piramos de vez e não tem volta.

E eu nem sirvo para dar auto ajuda para outros.



Comments