[Dorama Lista] Relação entre Sempai-Kouhai da JE em Doramas (Parte 11)



Voltando com a série que sei lá quando vai terminar, se é que vai mesmo...


No capítulo anterior desta série, - em que os kouhais da agência dos Johnny's acabam servindo de estagiário dos sempais, e depois acabam ganhando vida própria e esses kouhais acabam virando sempais dos mais novos e aí o ciclo continua no mundo dos doramas -, tinha mencionado que os membros do grupo V6, pelo menos 2 deles mais atuam em doramas e filmes, e os outros 4 atuam mais em teatro e musicais.

Junichi Okada, o mais novo do grupo, e também o mais prolífico, pois sua lista de atuação é bem extensa, que muita gente esquece que ele faz parte de um idol group, tanto que é o primeiro membro da agência a ganhar dois prêmios da Nippon Academy na mesma cerimônia.

Nascido na cidade de Hirakata, Osaka, Junichi Okada entrou no Johnny's and Associates de uma forma nada convencional - sua mãe o levou a um programa de TV onde estavam fazendo audições para entrar em uma agência de talentos, e foi aprovado. E nem ficou tanto tempo como Junior - oito meses depois de ter entrado na agência, entrou no grupo V6 em 1995 e aí foi morro acima.


Entre doramas e filmes, Okada atuou com muita gente, inclusive com seus sempais e seus kouhais. E ainda dois doramas, três filmes e uma animação com seus colegas do grupo V6, além de ter atuado no projeto "Engimono" (2002 e 2003). Mas se for analisar bem, foram poucos os doramas que Okada atuou com os kouhais, porque filme e especiais...

Quem acompanha a carreira de Okada, sabe muito bem que o moço é dedicado no que faz. E tem hobbies diferentes dos demais, como gostar de eventos históricos e artes marciais (por causa do filme "Tenchi Meisatsu"). E mais: nas cenas de ação, faz sem dublê mesmo. Além de radio personality, é apresentador de um documentário e ensaista (desde 2004 possui uma coluna na revista semanal an-an). E desde 2013 é o "Super Hirapa Oniisan", do parque temático Hirakata Park (porque Okada nasceu na cidade onde fica o parque).

No programa "Arashi ni Shiyagare", quando Junichi Okada foi convidado, ele listou os três [pobres] kouhais que ama de coração. Nem precisa falar quem era o primeiro da lista, né?

E quem vê os comerciais do parque, já imaginam como o Okada é com os pobres kouhais de alminhas semiperdidas. Sua vítima predileta é o Sho Sakurai, cuja retaguarda não escapa das beliscadas do sempai (quem viu o Johnny's Countdown de 2017~2018, enquanto todo mundo cantava "Ai Nanda", dava pra ouvir os gritos de dor do Sakurai).

Nota: Vendo a lista modestamente extensa de doramas e filmes do Okada, seus kouhais atuaram mais em filmes do que em doramas. 


1. Sho Sakura
i (Arashi) - "Kisarazu Cat's Eye" (2002)


Para quem não lembra, fiz a resenha deste dorama aqui. Okada interpretava Kouhei "Bussan" Tabuchi, um jovem de 21 anos que tinha apenas meio ano de vida ao saber que tinha câncer. No que poderia entrar em desespero, ele faz o contrário - aproveita a vida ao máximo com seus colegas do tempo de colegial e de baseball - Futoshi "Bambi" Nakagomi (Sho Sakurai), Hajime "Ucchi" Uchiyama (Yoshinori Okada), Shingo "Master" Okabayashi (Ryuta Sato) e Kizashi "Ani" Sasaki (Takashi Tsukamoto), mesmo se envolvendo em atividades nada convencionais para salvar a cidade.

A série ficou tão famosa que ganhou dois filmes - em 2003 (Nihon Series) e em 2006 (World Series).

Na série, Sakurai era Futoshi Nakagomi, cuja família tinha uma loja de quimonos no Mimachi Doori, e estudante universitário (e nas horas vagas jogava baseball com os amigos de colegial). O apelido Bambi veio pelo fato de Nakagomi ser... virgem. Na época em que ele e Bussan jogavam, tiveram um pequeno desentendimento no campeonato, mas mesmo assim mantinham amizade entre uma discussão e outra.

A interação entre os atores foi tão grande que, fora das telas, Sakurai, Sato e Satoshi Tsumabuki (que participou no capítulo 9 do dorama) chegaram a ir novamente para Kisarazu para o programa "Abunai Yakai". Sem contar que Sakurai é a vítima... ops, kouhai favorito do Okada.

2. You Yokoyama (Kanjani Eight) - "Hanran no Voyage" (2001)


Sinopse:
 Um grupo de estudantes universitários da Universidade Metropolitana de Tóquio se unem para evitar que o novo superintendente mande demolir o dormitório onde eles residem. Baseado no livro de Hisashi Nozawa, que se inspirou na história do dormitório da Universidade de Tóquio, campus de Komaba.

Transmitido pela TV Asahi nos dias 6 e 7 de outubro de 2001, o enredo se passava numa universidade cujos alunos que eram de outras províncias e com poucos recursos, residiam num dormitório com pouca infraestrutura mas que poderiam viver pagando pouco ou até de graça. 

*Adendo: Yokoyama atuou com Okada no filme "Tenchi Meisatsu", em 2012.

Lista dos kouhais que atuaram em filmes com Junichi Okada:

Na verdade, não havia listado filmes em que o kouhai atua no mesmo cenário que o sempai, por motivos de que iria ser extenso demais e iria cansar os leitores (mais do que já cansa). No caso do Okada, tive que abrir exceção, porque os kouhais atuaram mais em filmes.


1 - Jun Matsumoto (Arashi) - "Tokyo Tower" (2005).
 A história de Toru Kojima (Okada), um universitário que se apaixona por uma mulher vinte anos mais velha que ele. Divide seu dilema com seu amigo Koji Ohara (Jun Matsumoto) que também gostava de uma mulher mais velha que ele e casada.


2 - Tatsuya Ueda (KAT-TUN) - "Eien no Zero"(2013).
 Baseado no romance de Naoki Hyakuta. A história de um jovem que descobre que seu avô era na verdade um voluntário na Segunda Guerra Mundial que participou de uma missão suicida. Ueda interpretou Oyama, um dos membros da missão.


3- Toma Ikuta - "Gunshi Kanbei" (2014).
 Taiga dorama
da NHK baseado na vida de Kanbei Kuroda, chefe partidário de Kodera Masamoto, que governava a província de Harima (hoje Hyogo) e que tornou-se estrategista para Hidetoshi Toyotomi. Ikuta interpretou Ukon Takayama, samurai que tornou-se lorde católico.

4 - Shunsuke Kazama - "Everest - Kamigami no Itadaki" (2016). Baseado no romance de Baku Yumemakura, e posteriormente mangá ilustrado por Jiro Taniguchi, tem o Monte Everest como enredo. Makoto Fukumachi (Okada) encontra uma câmera pertencente a Gregory Mallory, alpinista que desapareceu ao escalar o Monte Everest. Kazama interpretava Buntaro Kishi, alpinista que acompanhava Fukumachi e Habu (Hiroshi Abe) na expedição.


5 - Ryosuke Yamada (Hey!Say!JUMP) - "Moeyo Ken" (2020).
 A história de Hijikata Toshijou, membro do Shinsengumi, grupo especial que protegia o xogunato em Kyoto. Okada interrpretou o personagem principal. Yamada interpretou Souji Okita, capitão do Shinsengumi e exímio espadachim.

Lembrando que Okada ultimamente está atuando mais em filmes do que em doramas. O último renzoku dorama que protagonizou foi "SP Keishicho Keibibu Keigoka Daiyon-gakari" em 2007. Em 2019 protagonizou um especial de cinco capítulos "Shiroi Kyoto". 

Como o grupo V6 encerrará as atividades no dia 1 de novembro de 2021, depois de exatos 26 anos de atividade, Okada vai se dedicar mais na atuação, embora mantenha uma coluna semanal na revista an-an e navigator em programas culturais (e talvez continuar como Hirapaa Oniisan na campanha do Hirakata Park).

Imagens: model press, ameblo, twitter, weibo

Comments