Sobre Concert Goods - Muito Além da Camiseta e Shopping Bag (Parte 1)


Conforme eu havia feito uma postagem superficial uns tempinhos atrás, os famosos concert goods (mais conhecidos como "uma forma de levar qualquer fangirl ou fanboy à falência em três dias) ultimamente ficaram muito além de uma camiseta da tour e uma sacola que serve pra carregar qualquer coisa.

A equipe de marketing e merchandising envolvida num preparo de qualquer turnê, tem que ter criatividade junto com o pessoal da área de desenho industrial para dar e vender, porque o que eu já vi de produto a ser vendido nas turnês de artistas - pelo menos aqui no Japão, eu confesso que não faço a mínima idéia de como são em outros países, porque, como eu disse, enquanto eu estava no Brasil, só fui em um show e quem me conhece sabe de quem eu fui. Enfim, é produto que faz a gente querer tudo e ainda por cima não usar. Do tipo, a gente fica falida mas feliz. Ou quase.

Voltando, existem itens que o pessoal não deixa de comprar, como shopping bag por exemplo.

Shopping bag da tour do grupo Johnny's WEST rainbow - a bolsinha que traz a mascote do grupo, é para guardar a bolsa. Teve fã que fez até tutorial de como dobrar para fazer caber dentro dela.


Perae, o título já não diz que os concert goods não se limitam apenas a camiseta e shopping bag e vai logo fazer uma postagem das sacolas??? 

Calma lá que eu vou tentar explicar melhor - até onde eu lembro, concerto algum tinha sacola pra vender na banca dos goods. E eu só comecei a ir em shows aqui depois de 2007, então naquela época, já vendia alguns goods variados. 

Claro que muita gente sabe da função do shopping bag, especialmente indo em shows - para carregar o goods e alguma coisa a mais. Isso quando não é pra dar de presente - e também carregar as encomendas de quem nem teve a sorte de ir. De tanto que eu andei indo em concertos antes da pandemia e vendo os concert goods que o pessoal andava postando nas redes sociais todas as vezes que tinha algum show.

No site oficial Johnny's Net, podia comprar as eco-bags do Kanjani Eight na época em que foi lançado o single "Kimi to Mitai Sekai". Em três tamanhos a escolha do fã - pequeno, médio e grande - cada um com o título das músicas (Re:LIVE, All is Well e Kimi to Mitai Sekai)

Carambola, só vai ter goods da cambada dos Johnny's??? A grande maioria, sim, mas não desmerecendo os demais artistas, porque eles também possui uma equipe de marketing grande e inclusive colocam em sites oficiais caso a galera não puder comprar no dia de show. Tem agência que criou site próprio com merchandising de cada artista. A verdade é que, em se tratando da galera dos Johnny's, o pessoal de marketing e merchandising tem que ter muita idéia sobrando para fazer vender os produtos, porque se pensar bem, quase tudo que a gente imaginar, já botaram pra vender nos shows.

Shopping bag da turnê 5X20 do Arashi - ela é ENORME e ainda bem que tem como deixar na versão tiracolo.

Ultimamente, quase todos os artistas estão incluindo as famosas shopping bag na lista dos concert goods pelo fato mencionado anteriormente. Se nas décadas passadas os shopping bags se limitavam a sacolas de papelão iguais as que vendem nas lojas de departamentos (em algumas lojas de departamento, tem um local onde os consumidores podem comprar uma sacola extra caso precisar), mas com o tempo e demanda, resolveram vender sacolas de tecido resistente, como lona. Mas também tem de outros materiais, como feltro, pelúcia, plush, plástico, poliéster, cetim, tecido emborrachado... Tudo para diversas finalidades.

Shopping bag da tour de 2015 do grupo Kanjani Eight - "Kanjani Eight Recital - Omae no Heart o Tsukandaru!!" - quando fizeram em oito arenas no Japão (Hyogo, Mie, Kagoshima, Miyagi, Fukui, Nagano, Iwate e Shizuoka). Só que cada arena era um design diferente representando alguma coisa da província e com o image color de cada membro, exceto o que foi vendido em Shizuoka, que eram as sete cores do grupo.

Fora que muitas fãs valem mão da criatividade e chegam a customizar as sacolas - desde bordar lantejoulas com o image color do ídolo, até mudar o formato dela. Sim, tem gente que não mede esforços e tem uma paciência para modificar uma bolsa. E chegam a comprar mais do que uma unidade para poder fazer a customização ou até reaproveitar das turnês passadas.

Shopping bag do concerto dos 15 anos do NEWS - Strawberry. Percebe-se bem que a bolsa foi reformulada, porque a original era a shopping bag tradicional.

Na tentativa de ganhar novos adeptos, teve concerto que a bolsa era semelhante àquelas de cetim que as adolescentes amam usar, como eu mencionei numa postagem sobre o assunto. O modelo mais conhecido é o da loja Maison de Fleur, de tecido acetinado e de cores que variam de rosa, branco e azul escuro, as cores mais populares entre as meninas. Daí na tour do King and Prince em 2019, a shopping bag era bem parecido com a da Maison de Fleur, tecido acetinado e fechava como se fosse um saco e com laço.

Existem uma grande variedade de bolsas de todos os tipos e gostos. Tem gente que morre de pena em usar e guarda pra usar sabe lá quando. Mas tem gente que usa até o fim, e até tem mais uma de reserva. (Isso quando acaba comprando mais nas lojas de fan goods que tem em muitos lugares aqui, ou até em sites de segunda mão, mesmo arriscando a pagar mais caro)

Seja como for, bolsa de concerto vale a pena comprar, porque é útil e felizmente aqui ninguém fica reparando (mesmo aquelas que dá pra enxergar lá do outro lado da rua, experiência própria. Exceto algumas que chegaram a comentar que minhas bolsas eram chamativas, o resto fazia vista grossa). 

Imagens: twitter, ameblo, amazon, Johnny's net.  

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