[24 Hour TV] A Camiseta

 Postei sobre o evento anual transmitido pela rede de TV japonesa, a NTV (Nippon Television) nestas postagens abaixo:

- 24 Hour Television - LOVE SAVES THE EARTH em 5 de setembro de 2014

- Sobre o 24 Hour Television... em 30 de abril de 2017

- Os 15 Dramas que tiveram Audiência acima de 20% em 4 de maio de 2020

- A Maratona em 11 de julho de 2021

O main personality do evento de 2021, o grupo King and Prince (da esquerda para direita - Kaito Takahashi, Yuta Jinguji, Sho Hirano, Ren Nagase e Yuta Kishi)

Tentando dar sequência a uma série de postagens sobre o programa anual de caridade, o "24 Hour Television - LOVE SAVES THE EARTH", que existe e é transmitido pela Nippon Television desde 1978, nas quatro postagens acima, tentei passar algumas curiosidades do evento, como o formato do programa, a finalidade dela, os dramas e a maratona.  

Embora na postagem de 2014 eu havia comentado um pouco sobre cada segmento do programa, alguns pontos resolvi expandir por se tratar de um tema que acaba gerando muita curiosidade (talvez um pouco polêmico também, vai de cada um), como foi a postagem sobre os dramas (fiz mais sobre os que deram maior audiência, se farei sobre eles individualmente, aí seria outra história) e da maratona.

Até um bom tempinho atrás, chegava início do ano, em alguns programas conhecidos da Nippon Television, vinham em seus comerciais, a famosa ou temida frase - "Anunciamento Especial" - e muita gente ficava em polvorosa (principalmente quando o pessoal via no programa "Arashi ni Shiyagare"). Se bem que até hoje continua assim.

A do "anunciamento especial" era para divulgar os main personalities do evento, e o tema. (Mas isso farei numa postagem oportuna) Mas, o que muita gente quer saber são, pelo menos, três coisas, além do main personalities - quem vai correr a maratona, quem vai protagonizar o drama (normalmente o protagonista seria um dos main personalities do ano) e o design da camiseta para ser vendida juntamente com os charity goods nos pontos de venda autorizados.

Por que a cor da camiseta do 24 Hour Television é amarela?

No Aeon Mall de Tottori, foram expostas quase todas as camisetas do 24 Hour Television, desde a primeira (1978) até a de 2019. Embora faltam algumas, tem um cartaz ao lado informando cada uma delas.


O programa "24 Hour Television - LOVE SAVES THE EARTH" surgiu em 1978, cerca de três anos depois do fim da guerra no Vietnam, que ainda traziam marcas de dias negros, sombrios e tristes. Um ano antes, em 1977, foi lançado o filme "O Lenço Amarelo da Felicidade" (Shiawase no Kiiroi Hankachi) que fala sobre buscar a alegria e a paz. Daí a cor escolhida para representar o programa - e a camiseta para arrecadar fundos - foi amarela.

Variações de cores

Até o evento de 1991, a cor da camiseta era amarela comum. Entre os eventos de 1992 a 2004, o tom de amarelo ficou um pouco mais escuro (inspirado na cor da flor Kerria japonica ou japanese marigold). Depois de 2005, o tom de amarelo ficou mais claro ou escuro dependendo do ano.

A partir do evento de 2005 é que resolveram variar as cores, além do amarelo (exceto em 2011 que só teve a versão amarela), como vermelho, verde, azul, branco, rosa, cinza...

Tema e design

Varia de acordo com o tema da campanha do ano. 

O design da camiseta, de 1978 a 1998 ficou ao encargo do artista plástico e designer gráfico Katsumi Asaba. A partir do evento de 1999 é que algum membro do main personality do ano passou a criar o design da camiseta e posteriormente dos charity goods também. Alguns também foram colaborações com algum outro designer.


22a. Edição (1999) - "Quero te dizer... o poder dos sonhos!"

O grupo SPEED foi o charity personality da edição de 1999, tendo como suporte o ex-yokozuna Konishiki e a dupla de humoristas Bakushomondai (Mitsuru Ota e Yuji Tanaka). Hitoe Arakaki, membro do grupo, é quem fez o design da camiseta.

Trivia: Hitoe Arakaki ou HITOE (como se apresentava artisticamente) era um dos membros do grupo SPEED, que fez grande sucesso no fim dos anos 90. Todos os membros eram de Okinawa, numa época em que grupos da mesma provínicia, como DA PUMP, MAX e a cantora Namie Amuro ganharam destaque no cenário artístico. Hitoe também tinha investido em design de roupas, a Hitoe Brand. Atualmente, está afastada da vida artística.


23a. Edição (2000) - "Boa sorte... para vocês!"

O grupo V6 foi a personalidade do programa em 2000, junto com Rikaco e Takeshi Fujii, com a presença da dupla Ninety-Nine (Takashi Okamura e Hiroyuki Yabe) e do grupo Morning Musume. Curiosamente, não consta informação de quem fez o design da camiseta naquele ano.


24a. Edição (2001) - "O Que é Família?"

Embora no ano anterior o grupo Morning Musume tenha sido special supporter, na edição de 2001, elas tornaram-se charity personalities, junto com Koji Imada e Kazuki Inari. A camiseta foi ilustrada por uma dos membros do grupo, Kaori Iida.

Trivia: Kaori Iida, uma das membros do grupo Morning Musume, permaneceu no grupo de 1997 a 2005. Ela era facilmente reconhecida por ser a mais alta do grupo e quase não mudar seu penteado. Atualmente aparece em programas de variedades e ocasionalmente em apresentações especiais com os antigos membros do grupo.


25a. Edição (2002) - "Você está feliz com sua família?"

Novamente o grupo Morning Musume foi o charity personality do ano, tendo como bangumi personality a dupla Ameagari Kesshitai (na época eram Tooru Hotahara e Hiroyuki Miyasako), o comediante Hidehiko Ishizuka, Kazuki Inari e Kane Kosugi. O design da camiseta ficou por conta da cantora Shizuka Kudo.

Trivia: Shizuka Kudo era uma das grandes cantoras idol nos anos 80-90, fazendo parte do grupo Onyanko Club (Kudo era o número 38, que era a ordem de entrada no grupo). Em carreira solo, além de interpretar, compunha parte de suas músicas, usando o pseudônimo "Aeri". Casou-se com Takuya Kimura em 2001, e tem duas filhas - a modelo Koki e a artista Kokomi.


26a. Edição (2003) - "A pessoa que te ama muito"

Era a segunda vez que a banda TOKIO era main personality do programa (a primeira vez, foi em 1998), tendo como supporters a comediante Rie Shibata, o ex-sumotori Mainoumi e a dupla Othello (Tomoko Nakajima e Nahomi Matsushima). O design ficou por conta de Masahiro Matsuoka.

Trivia: Matsuoka, aka Mabo, além de baterista, era responsável de direção de alguns promotion videos da banda quando ativa (como "Love Love Manhattan", "Love You Only 2004"). Dirigiu também um dos episódios da minissérie "0-goshitsu no Kyaku" em 2008.


27a. Edição (2004) - "O Seu Sonho é o Sonho de Todos"

Coincidindo com os Jogos Olímpicos de Atenas, muita gente não botou fé na 27a. edição do 24 Hour Television em 2004, porque não ia dar audiência, já que algumas semanas antes a NTV tinha transmitido os jogos. Seja como for, era a primeira vez que o grupo Arashi ia ser main personality do evento, a pedido do sempai Noriyuki Higashiyama, que foi um dos supporters junto com a dupla Othello (Tomoko Nakajima e Nahomi Matsushima), o ex-yokozuna Taro Akebono e o humorista Hidehiko Ishizuka. O design ficou por conta de Satoshi Ohno, e foi o último ano que a cor da camiseta era de um amarelo mais forte.

Trivia: Satoshi Ohno, líder do Arashi, gostava de trabalhar com pintura e escultura. Conseguiu fazer uma exposição de seus trabalhos em 2008, com o título "FREESTYLE".


28a. Edição (2005) - "Existir"

Indiretamente seria a segunda vez que o grupo SMAP era main personality do programa (a primeira vez, foi em 1995, ano em que aconteceu o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji), mas quem comandou o evento de 2005 foram Tsuyoshi Kusanagi e Shingo Katori. A partir desse ano é que a cor das camisetas foram variadas - além do amarelo, introduziram outras cores, como azul, branco, vermelho, verde. Embora o design era simples - idealizado por Katori e o designer Kashiwa Sato -, ganhou destaque por causa do uso de outras cores (branco, preto, vermelho e verde). O desenho "0524" significava o ano em que foi o evento (2005) e 24 Hour Television.

Trivia: O designer Kashiwa Sato, além de ter feito o design dos álbuns do SMAP (de 2000 a 2016), foi quem mudou os logotipos da rede TSUTAYA e da marca UNIQLO, entre diversos trabalhos de design de logomarcas.


29a. Edição (2006) - "Laços ~ O que podemos fazer agora~"

O grupo KAT-TUN tinha acabado de debutar e foi escolhido para ser main personality junto com os supporters a atriz Ryoko Shinohara, as comediantes Masami Hisamoto e Rie Shibata, as duplas Cream Stew (Shinya Ueda e Teppei Arita) e JichoKacho (Satoshi Inoue e Junichi Komoto), o comediante Kimimaru Ayanokoji e a atriz Eiko Koike. O design foi feito por Yuichi Nakamaru em parceria com o Estúdio Ghibli.

Trivia: Yuichi Nakamaru, um dos membros do grupo, além de ser percussionista vocal aka human beatbox, era quem fazia parte do design e divulgação dos goods, além de curta-metragens e vinhetas no quadro dele mesmo no programa dominical "Shuuichi" (NTV). O motivo de ter feito parceria com o Estudio Ghibli, era que no mesmo ano, tinha entrado em cartaz a animação do estúdio, "Gedo Senki" ou "Tales from Earthsea".


30a. Edição (2007) - "A Hora de Mudar de Vida"

A dupla Tackey and Tsubasa (Hideaki Takizawa e Tsubasa Imai) foram os main personalities do evento, junto com os supporters - a atriz Hitomi Kuroki, o jogador Tsuyoshi Shinjo e a dupla Taka and Toshi (Takahiro Suzuki e Toshikazu Miura). O design foi feito por NIGO, criador da marca The Bathing Ape (uma das marcas mais conhecidas na época).

Trivia: O designer NIGO (nome artístico de Tomoaki Nagao) ficou conhecido pela marca de roupas The Bathing Ape (BAPE), muito popular entre os rapazes durante os anos 2000, cujo logotipo é um desenho de um gorila, o mesmo que usou para o design da camiseta do 24 Hour TV em 2007. Além de fashion designer, é DJ do grupo TERIYAKI BOYZ. 


31a. Edição (2008) - "Jurar ~ A Promessa Mais Importante"

Pela segunda vez, o grupo Arashi foi main personality junto com os supporters - a atriz Yukie Nakama, a humorista Masami Hisamoto e a dupla Tutorial (Yoshimi Tokui e Mitsunori Fukuda). O design ficou por conta do designer Takashi Murakami, conhecido mundialmente pelas suas artes e fashion design.

Trivia: Takashi Murakami é conhecido por incorporar elementos da cultura japonesa antiga com a da pós-guerra, o que ele batizou de "superflat". A marca registrada de Murakami seriam as flores, as quais ele ilustrou além da camiseta do 24 Hour TV de 2008, alguns álbuns da dupla Yuzu (como as coletâneas "Home" e "Going") e colaboração com a marca de bolsas e acessórios Louis Vuitton.


32a. Edição (2009) - "START ~ Vamos Dar Um Passo~"

O grupo NEWS foi main personality do evento de 2009, tendo como supporters as atrizes Miho Kanno e Becky, e o trio Neptune (Jun Nagura, Ken Horiuchi e Taizo Harada). Devido terem usado o Nippon Budokan para apuração de votos na eleição que ocorria no dia 30 de agosto (mesmo dia do 24 Hour TV), o evento foi realizado no Tokyo Big Sight. O design foi feito pelo Pixar Animation Studios.

Trivia: O desenho de um aparelho de TV (antiga) sendo levado por balões, faz menção a animação "UP" (no Brasil, "UP - Altas Aventuras"), que tinha estreado em maio de 2009 e feito muito sucesso mundialmente.


33a. Edição (2010) - "Obrigado ~ Quero Dizer àquela pessoa agora~"

Pela terceira vez, a banda TOKIO era main personality, tendo como supporters a atriz Ryoko Yonekura, o grupo AKB48 e o trio Morisanchuu (Kazuko Kurosawa, Tomoko Murakami e Miyuki Oshima). O design foi criado pelo Studio Ghibli. 

Trivia: A formiga seria um trocadilho com a palavra "arigatou" - formiga em japonês é ari, e por ser ano de 2010, o numeral 10 em japonês também se lê "tou". Em julho do mesmo ano, o Studio Ghibli tinha lançado a animação "Karigurashi no Arrietty" (ou "The Secret World of Arrietty").


34a. Edição (2011) - "Força ~ Eu tenho importância~"

Cinco meses após o Grande Terremoto de Tohoku, foi realizado o evento no Nippon Budokan, tendo como main personality o grupo Kanjani Eight, e os supporters - as atrizes Maki Horikita, Hitomi Kuroki e Miki Maya, o comediante Daisuke Miyagawa e a tarento adventurer Ayako Imoto. O design foi feita pela artista Chie Morimoto, cujo significado seria "quanto mais pessoas se juntarem, mais força teremos para enfrentar os problemas".

Trivia: A designer Chie Morimoto também trabalha com mídia e divulgação, desde posteres para empresas como Nissan, SONY e Canon, cartazes de programas de TV (o asadora "Hanbun, Aoi") e capas de álbuns de artistas como Mr.Children, miwa e Official Higedandism. Além de ter feito o design da camista do 24 Hour Television de 2011, Morimoto se encarregou do design dos goods - os bottons coloridos com mensagens.


35a. Edição (2012) - "Futuro"

Era a terceira vez que o grupo Arashi se tornou o main personality do evento, junto com a atriz Yui Aragaki e a dupla Taka and Toshi. O design foi feita por Satoshi Ohno em parceria com o artista plástico Yoshitomo Nara. O ideograma de "futuro" estava estampado nas costas.

Trivia: Yoshitomo Nara, nascido em Aomori, é mundialmente conhecido pela sua famosa ilustração de crianças - geralmente meninas - em tons pastéis (mas segurando facas ou serrotes). Fã de punk-rock, ilustrou um dos álbuns de seu grupo favorito - Shonen Knife (o álbum "HAPPY HOUR", de 1998).


36a. Edição (2013) - "O Que é Japão...? ~ O Formato Deste País~"

Pela quarta vez, o grupo Arashi tornou-se main personality do evento, com a atriz Aya Ueto, o apresentador Kazuo Tokumitsu e o comediante e ex-maratonista Jumpei Hazama. O design ficou por conta de Satoshi Ohno em parceria com a artista plástica Yayoi Kusama.

Trivia: Yayoi Kusama é internacionalmente famosa pelas suas obras envolvendo imagens de bolinhas e pintinhas, obsessão que tem desde criança. Devido a problemas psicológicos e traumas de infância, Kusama resolveu por conta própria se internar em um hospital psiquiátrico, tornando-o seu lar permanente e seu atelier fica próximo a ele. Suas obras foram expostas em vários lugares no mundo, inclusive em São Paulo.


37a. Edição (2014) - "Pequenos Milagres, Grandes Milagres"

O grupo Kanjani Eight é main personality pela 2a. vez, com a atriz Anne e os supporters - o apresentador Kazuo Tokumitsu, os atores Yosuke Tagawa e Ainosuke Kataoka, a atriz Yoshino Kimura, os comediantes Hiroyuki Miyasako e Terumoto Goto e a mascote Funasshi. O design foi feito por Yoshitaka Amano, ilustrador da franquia do game "Final Fantasy".

Trivia: Antes de ficar conhecido pelo design do game "Final Fantasy", Yoshitaka Amano começou - ainda no ginasial - a trabalhar no estúdio de animação Tatsunoko Pro., onde ficou até 1982. Na Tatsunoko Pro., Amano foi quem criou o design para as animações de "Gatchamen", a série "Time Bokan"  e "Casshern". "Final Fantasy" foi quando ele entrou na Square (hoje Square Enix) para desenvolver um game para a Nintendo. 


38a. Edição (2015) - "Conexões ~ Sorria com o tempo~"

Os grupos V6 e Hey!Say!JUMP foram o main personality do evento de 2015, com a atriz Nao Matsushita, o apresentador Kazuo Tokumitsu, o comediante e ex-maratonista Jumpei Hazama, as duplas Taka and Toshi e Harisenbon (Haruna Kondo e Haruka Minowa). O design foi feito com os membros dos dois grupos em parceria com 15 personalidades. O último desenho ficava a escolha de quem adquirisse a camiseta.

Trivia: As 15 personalidades que os dois grupos fizeram parceria foram - Kyari Pamyu-Pamyu, Nonoka Aman, Yoshinori Kawashima, Shinya Yamanaka, Soushi Takahashi, Yumehana, Keiichi Matsuura, Kana Okawa, Utamaru Katsura, Naoko Yamazaki, TAKA, Kaho Shigematsu e Miho Yamamoto, Yui Kamiji, Fuko Oguri e Yuzuru Hanyu.


39a. Edição (2016) - "Amor ~ Este é meu modo de viver~"

Pela 2a vez, o grupo NEWS foi main personality com a atriz Haru, a dupla Oriental Radio (Atsuhiko Tanaka e Shingo Fujimori), o apresentador Kazuo Tokumitsu e o comediante Koji Imada. O design foi feito pela fotógrafa e diretora Mika Ninagawa.

Trivia: Mika Ninagawa é fotógrafa conhecida por usar elementos orientais ora com cores vibrantes ora com sobriedade. Além de fotógrafa, é diretora - seus filmes mais conhecidos foram "Sakuran" e "Helter Skelter" -, além de produzir capas de álbuns e singles e também PVs (o PV "KAGUYA" do NEWS foi dirigido por Ninagawa). Seu pai era o diretor de teatro Yukio Ninagawa.


40a. Edição (2017) - "Confissão ~ Vamos ter coragem em falar~"

Os main personalities de 2017 foram Sho Sakurai (Arashi), Keiichiro Koyama (NEWS) e Kazuya Kamenashi (KAT-TUN), com a atriz Satomi Ishihara, o apresentador Kazuo Tokumitsu, os comediantes Koji Higashino, Hiroyuki Miyasako, Terumoto Goto, Ken Watabe e Chiemi Blouson, e o ator Tomio Umezawa. O design foi feito por Asao Tokoro.

Trivia: O designer Asao Tokoro foi responsável em criar o emblema para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. O estilo geométrico é visto em lugares como o United Cinemas de Maebashi, a vidraça do prédio Dai Nagoya Building, o Pavilhão Toyota Group durante a Aichi Expo 2005, entre outros.


41a. Edição (2018) - "A Pessoa Que Mudou Minha Vida"

O grupo Sexy Zone foi o main personality do ano, junto com a atriz Yoshino Kimura, a dupla Sandwich Man (Mikio Date e Takeshi Tomizawa), o apresentador Kazuo Tokumitsu, os comediantes Kiyoshi Nambara, Tetsuro Degawa, o comentarista Shinobu Sakagami e o multiartista Cookie. O design foi feito pela artista Naomi Watanabe em parceria com a artista plástica Hattie Stewart.

Trivia: Naomi Watanabe começou a carreira como comediante, imitando a cantora Beyonce, atualmente realiza vários trabalhos, desde atuação, comerciais, dublagem e produz uma linha de roupas da marca PUNYUS em parceria com a rede WEGO. Hattie Stewart é artista plástica britânica, com estilo pop-art e cartoon, inspirado nos cartoons britânicos dos anos 60, como Beano e Dandy, usando cores como rosa, verde-limão, preto e branco. O desenho das costas foi feito por Sou Matsushima, um dos membros do grupo Sexy Zone.


42a. Edição (2019) - "Pessoas e Pessoas ~ Juntos para uma Nova Era~"

Pela 5a. vez, o grupo Arashi foi o main personality do evento de 2019, com a ex-patinadora artística Mao Asada e com o apresentador Kazuo Tokumitsu. Foi realizado no Ryugoku Kokugikan Sumo Arena devido às reformas do Budokan que seria utilizado durante os Jogos Olímpicos de Tóquio que seriam realizados no ano seguinte. O design foi feito por Satoshi Ohno.

Trivia: Era a segunda vez que Satoshi Ohno fazia o design da camiseta e goods do 24 Hour Television sozinho (a primeira foi no evento de 2004). No desenho é possível encontrar as iniciais dos sobrenomes dos membros do Arashi. 


43a. Edição (2020) - "Movimentar-se"

Devido ao COVID-19, o evento foi realizado no Ryugoku Kokugikan Sumo Arena sem espectadores, com distanciamento social e prevenção, somente os main personalities, apresentadores e staff da emissora e do local. Os maine personalities foram os cinco membros de grupos da JA - Yoshihiko Inohara (V6), Takahisa Masuda (NEWS), Hiromitsu Kitayama (Kis-My-Ft2), Daiki Shigeoka (Johnny's WEST) e Yuta Kishi (King and Prince). O design foi feito por Miwa Komatsu.

Trivia: A artista plástica Miwa Komatsu, nascida em Nagano, é conhecida por ilustrações inspiradas em komainu (estátuas de um animal metade leão, metade cachorro, que serviam de guardiões em templos e residências), tendo suas obras expostas no exterior. Ilustrou a capa do álbum-tributo ao compositor Yu Aku - "Bad Friends" em 2009. A ilustração da camiseta do evento de 2020 é o par de komainu, que simboliza força e proteção contra os males do mundo.


44a. Edição (2021) - "Pense ~ Certamente o Mundo Mudará ~"

Ainda com a pandemia e aumento de casos no país, por segurança, pelo segundo ano consecutivo, o evento foi realizado sem espectadores no Ryugoku Kokugikan Sumo Arena. O main personality do ano foi o grupo King and Prince, tendo a atriz Miho Kanno, o apresentador Kazuo Tokumitsu e a dupla Chocolate Planet (Shohei Osada e Shun Matsuo). O design foi feito por Kaito Takahashi em parceria com o designer Manabu Mizuno.

Trivia: Kaito Takahashi, membro do King and Prince, tem como hobby desenhar mangás, especialmente no estilo 4-koma, que são publicadas na revista "Betsucomi" desde 2018. Manabu Mizuno é fundador e diretor criativo da empresa good design company, agência de publicidade e design. Um dos seus trabalhos mais conhecidos foi a criação do personagem Kumamon, que é o símbolo da província de Kumamoto. O desenho da camiseta e goods do evento 24 Hour Television - um lobo - foi idéia de Takahashi.

As camisetas do evento são vendidas um mês antes do programa ir ao ar, logo que anuncia o design. As lojas credenciadas são a rede Aeon Group, as lojas da Nippon Television no Shiodome e na estação de Tóquio e no site oficial do programa (nota: geralmente no site esgota rápido demais).

Fontes:

Programa oficial do 24 Hour Television (NTV) https://www.ntv.co.jp/24h/

Imagens: 24 Hour TV archives, ameblog, natalie, oricon, Nihon Kai Television (Tottori e Shimane).

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