Sobre Concert Goods - Muito Além da Camiseta e Shopping Bag (Parte 4)

*Postagem pra aproveitar sobre o Dia Internacional do Café, que foi no dia 14 de abril e a autora esqueceu da data e foi lembrar bem depois.


Voltando com a saga da lista interminável dos concert goods, pelo menos aqui no Japão, existe um item que atualmente muita gente acaba comprando porque é de grande utilidade, embora muitos artistas incluam na lista desde faz muito tempo - canecas (mug cup), garrafa térmica, copos e tumbler.

Sou muito suspeita para isso, já que eu fui a louca das canecas e por conta disso, rendeu mais uma postagem e um presente num sorteio. Atualmente, estou mais contida na aquisição de canecas, porque o vício de café...

Quando digo que alguns artistas chegam a incluir canecas, garrafas, e similares na lista de concert goods, não é brincadeira. Ainda mais que muita gente adquiriu o hábito de levar sua própria garrafa e ir no "café da sereia" com o próprio tumbler pra ganhar desconto e ter seu estilo, imaginem que o departamento de marketing não deixou isso passar batido.

(Nesta postagem, vou avisando que a maioria dos itens são da rapaziada do Johnny's and Associates, a agência que emprega somente rapazes para entreter o pessoal que ultimamente anda de mau humor. Tentei procurar de outros artistas, mas a maioria é bem do convencional mesmo, assim como goods em cinemas, etc.)

Na turnê do lançamento do álbum "The ONES" em 2017, do grupo V6, a ilustração dos concert goods - desde a camiseta até o verso dos uchiwa ficou a cargo do artista plástico e ilustrador Yu Nagaba, que é amigo de Ken Miyake (tanto que Nagaba ilustrou o banner do jweb do Miyake e também do cartão e envelope do FC dele). Entre os concert goods, um dos itens que fez sucesso, foi o bottle que usamos para levar água, chá ou qualquer bebida gelada.

Só lembrando que não coloquem bebida quente nesse tipo de garrafa, porque eu perdi uma que ganhei num evento de anime, ao colocar água quente pra fazer chá, e a garrafa deformou inteira. Se for fazer chá pra levar pra beber no almoço ou qualquer lugar, faça em uma caneca própria e coloque morno pra frio.



Na turnê de despedida do grupo V6 em 2021, Nagaba ilustrou todos os goods que foram vendidos on line (por causa da pandemia), e com a temática do horóscopo chinês. Quem não entendeu, eram os signos dos seis - javali (Masayuki Sakamoto), rato (Hiroshi Nagano), dragão (Yoshihiko Inohara), carneiro (Go Morita e Ken Miyake) e macaco (Junichi Okada). O tumbler que fazia parte da lista, tem a capacidade de 450ml ou equivalente a um grand size do café da sereia (venti size não comporta nem no tumbler da própria marca, experiência própria porque na foto os dois tumblers são meus).

No concerto/peça teatral em 2017 - "Twentieth Triangle Tour" - do trio 20th Century, eu havia mencionado que eles produziram alguns goods que foram vendidos no local do espetáculo. E entre eles, um mug cup ilustrado por Yoshihiko Inohara (o seu personagem Inochan-san), de cor rosa e alça de coração (coisa tão lindaaaaaaa 💗).


O quinteto ABC-Z, durante a tour "Love Battle Tour", eles também incluiram um mug cup com o logotipo da turnê, que seriam os member color deles. Simples, mas o pessoal compra mesmo assim.


Claro que o grupo Arashi não poderia ficar de fora. O mug cup já tinha sido incluso na turnê de 2007, o "Time". Mas na turnê de 2017~2018, para divulgar o álbum "untitled", incluiram uma caneca de alumínio, semelhante àquelas de acampamento. 

Era bem simples, branca com o logotipo da turnê. Mas nas SNS, muitas fãs que compraram, reclamaram do acabamento, que foi mal feito e algumas delas estava até descascando. 



No show de 2014 que fizeram no Hawaii em comemoração dos 15 anos, os goods foram vendidos no Shiodome e mediante sorteio. E ainda tinha limite de horário. Eu havia comprado, na época, o mug cup - se colocar líquido quente, ele mudava de desenho. Só que na mudança, a caneca rachou na parte interna e acabou quebrando...

O grupo Johnny's WEST havia incluso um mug cup no primeiro concerto que fizeram no Kyocera Osaka Dome na véspera e dia de Natal em 2016 - "Johnny's WEST First Dome Live 24 (nishi) kara Kansha Todokemasu" - e era ilustrado e escrito pelos sete membros do grupo em agradecimento ao primeiro concerto em algum Dome.



Nos concertos que o grupo KAT-TUN fez em 2016, antes de entrarem no período de "recarregar as baterias" (um eufeminismo de "entrar em hiato por tempo indeterminado"), e ainda foi dos 10 anos de debut, eles fizeram os goods quase com a mesma estampa - TODOS os logotipos de TODAS as turnês que fizeram desde 2006. Entre os goods diferenciados, incluiram o mug cup com os logotipos.


Sobre mug cups, tem muita gente que acaba usando como porta-canetas, com pena de usar pra beber qualquer líquido (quem bebe muito café, se não limpar direito o fundo, fica amarelado e tem que apelar pra esponja de melanina pra tirar). Mas quem gosta de ter pra coleção ou decorar a casa, tem que tomar cuidado com eventuais acidentes ou fenômenos naturais, se me entenderam.

Imagens: google, ameblog, prcm, exceto a que abre a postagem e o tumblr do V6 com o do Starbucks que são da autora.

Comments