Sobre Concert Goods - Muito Além da Camiseta e Shopping Bag (Parte 3)

Qualquer coisa, se quiserem relembrar, as postagens estão:

- Postagem do dia 23 de Abril de 2020;

- Postagem do dia 7 de junho de 2021;

- Postagem do dia 5 de julho de 2021;

- Postagem do dia 20 de setembro de 2021.

A série de concert goods vai continuar e sei lá quando vai terminar, porque enquanto os artistas continuarem a fazerem shows, concertos e eventos, isso aqui vai continuar...

Mesmo em tempos de pandemia, como eu disse, os artistas arranjam um jeito de ganhar uns trocados e nos levar à falência e sermos felizes, mesmo sendo evento on line. Apesar que, desde o ano passado, shows presenciais foram permitidos, com capacidade limitada (depois liberaram), mas nada de gritar, cantar junto, como a gente fazia antes mesmo estando de máscara.

Falando em concert goods, finalmente a Johnny's criou vergonha na cara e botou tudo pra vender on line justamente para evitar aglomerações, filas na madrugada e risco do item acabar muito antes de chegar a sua vez. Acho que a última vez que comprei goods no local do show foi na tour "5X20" do Arashi e já era o sistema em que você escolhia no site e gerava o QRCode para que a atendente pegasse a lista e já trazia tudo, era conferir e pagar, evitando aquela gente que empacava na fila pensando no que ia comprar olhando no cartaz.

Por causa da pandemia, muita gente botou os concert goods pra vender on line, assim como muitos shows passaram a ser por quase dois anos. Claro que o combo shopping bag e camiseta lideram as vendas, mas existem outros itens que a gente fica naquelas que se comprar vai ter muita pena de usar, porque depois será difícil de achar.

Eu sou a "louca da papelaria", caso ninguém saiba. Dificilmente eu saio de uma papelaria de mãos abanando - eu acabo comprando ou uma caneta de côr diferente, ou masking tape porque como eu estou estudando para o JLPT, eu costumo destacar itens importantes no caderno. E como eu também tenho agenda, que anoto detalhes do dia, o quanto andei gastando e lembretes futuros, eu acompanho muita gente no Instagram para ter idéias. Mas o quê isso tem a ver com a postagem de hoje???

Tem artista que inclui material de papelaria na lista de concert goods e isso não vem de hoje. Desde canetas até post-it parodiando aqueles de ikemen. Talvez caneta a gente consiga arranjar o refil quando acaba, mas quem diz que a gente tem coragem de usar post-it, bloco de anotações e masking tape a rodo???

Se bem que item de papelaria já vi vendendo como goods no cinema.

Variedade de item de papelaria não falta, o que falta é coragem de usar. Sério. Especialmente adesivos, masking tape, bloco de anotação e cadernos. Não vai dar pra listar todos os grupos que fizeram isso, porque a postagem vai ficar mais comprida do que já fica.

Alguns itens encontrei no blog Johnnys Goods Info, mas as autoras do blog focaram muito nos goods entre 2015 a 2018.

Canetas, lápis, lapiseiras: Itens que muita gente compra sem pensar duas vezes. Lapiseira dá pra usar e muito, basta trocar o grafite. Caneta, depende muito do fabricante, tem que torcer muito para encontrar a recarga dela quando acabar. 


A caneta de quatro cores do concerto dos 10 anos do KAT-TUN era um dos concert goods. Eram as três member color (azul, rosa e roxo) e preto. Não sei dizer se o pessoal que comprou, conseguiu achar a recarga depois, ainda mais que não sei que tom de rosa era a caneta (normalmente no verso, deve ter a informação do fabricante qual seria a marca compatível). E eu até hoje não encontrei nas lojas de idols que têm por aqui.


Na loja temporária "Sweet Garden" do grupo King and Prince, entre inúmeros itens, tinha caneta também. Esse tipo de caneta eu tenho - uma vez comprei no cinema na época do primeiro filme do Rurouni Kenshin, só porque era da Hello Kitty. A carga acabou e nunca consegui encontrar, mesmo indo nas maiores redes de papelaria aqui, como Loft e Tokyu Hands e levando a carga como amostra. Eu teria uma alternativa - encontrar uma caneta igual e tirar a carga dela -, mas se levar sorte em encontrar nas lojas de variedades.

Na tour de 2018 do Sexy Zone, o "Repainting", caneta foi item na lista. Poderia até ser de cinco cores usando os member color (azul, roxo, vermelho, verde e laranja), já que no corpo da caneta tinha as cores (embora nesta tour, Sou Matsushima estava de licença médica). Mas resolveram ser mais tradicionais e colocaram as três cores básicas - azul, vermelho e preto - e mais uma lapiseira. Também não sei dizer qual carga de caneta era compatível.

No concerto "Summary 2011" do Hey! Say! JUMP, um dos goods era uma caneta com o logotipo da tour, mas era da marca Pilot, da linha Frixion - que tem uma borracha que apaga na ponta, muito usado quando a pessoa erra na hora de anotar alguma coisa.

Esse item eu cheguei a ver no site de trocas, mas a foto foi removida depois...

O item não é concert good, mas aproveitando o lançamento do álbum e da turnê "Mixed Juice", o grupo Johnny's WEST e a empresa de canetas Pilot fizeram uma campanha limitada para divulgar ambos os produtos - a linha de canetas Juice e o álbum do grupo.


Um dos itens que pouca gente usa, mas em alguns concert goods faz parte, porque sempre vai ter alguém usando para colorir livros, algo que ficou muito popular de uns bons anos pra cá, seriam lápis de cor. Mas é difícil de incluir na lista porque muita gente vai ter pena de usar.

Na tour dos 20 anos do V6, tinha uma caixa com seis lápis de cor - justamente os member color do grupo. Quando digo que o item chega a ser difícil de colocarem na lista é como expliquei antes - muita gente vai ter pena de usar. A gente compra de lembrança mesmo.

Na tour do Arashi dos 20 anos - o "5X20 Anniversary Tour", colocaram na lista um estojinho com cinco canetas hidrocor, com as cores do grupo. Só que as canetas eram do tipo de um encaixar no outro para ficar mais fácil de segurar.


Estojo de lápis e canetas: Embora muita gente use o pochi, aquela bolsa que usamos para guardar maquiagem e outros itens menores para viagem, o mesmo serve como estojo. Sobre essa bolsa de guardar maquiagem, seria outro assunto, vamos pro estojo pra guardar canetas.

Tirando o evento "Waku Waku Gakkou" que o Arashi fez durante 10 anos, onde os goods eram realmente voltados para material escolar (eu vou ver se consigo fazer uma postagem sobre esses goods posteriormente), a maioria dos grupos não incluia estojo de lápis por causa que incluiam às vezes, o pochi ou necessaire, e muita gente usava isso como estojo, se me entenderam.

Um dos poucos que encontrei foi do Hey! Say! JUMP na época em que fizeram o concerto "Ten", em 2010, que incluia um estojo com lapiseira, caneta e borracha.

O que muitas fãs conseguem fazer é customizar os goods, transformando toalhas, bandanas, até mesmo camiseta, em estojos, bolsas e outros acessórios, o que não deixa de ser original e exclusivo.

Clear File ou Pasta L: Item que não pode faltar nem pedindo em qualquer show, pelo menos dos Johnny's. Pode ter dois tamanhos - o tamanho A4 e o tamanho B5. E esse item muita gente compra sem pensar, porque é de grande utilidade tanto em casa, como na escola, como no trabalho. Mesmo em cinema, é item facilmente comprável, e muitas vezes serve de brinde em campanhas.

Na lista dos concert goods, o clear file pode ter do grupo todo e individual, porque sempre vai ter gente que quer exclusivamente do seu favorito, o que é normal. Ou de todos.

Na época em que os grupos SixTONES e SnowMan debutaram, em janeiro de 2020, a rede de conveniência Seven Eleven fez uma campanha com ambos os grupos, incluindo a imagem deles em produtos limitados e clear file com o ticket case

Recentemente, a rede de conveniências Lawson está fazendo campanha para o recém debutado Naniwa Danshi - na compra de três produtos da marca Morinaga (que o grupo faz comercial do Hi-Chew), leva um clear file. Obviamente deve ter acabado no mesmo dia em que a campanha começou... (ainda mais que alguns dos produtos da marca custam na média 100 iene).

Detalhe: não dava pra escolher o clear file, ia no aleatório mesmo. A pessoa podia correr o risco de pegar o mesmo algumas vezes.

Caderno: Item que a gente compra e tem muita pena de usar também. Daí a gente fica naquelas "por que a gente compra, então". Acho que, tirando os itens do "Waku Waku Gakkou", talvez o Kis-My-Ft2 incluiu dois na lista dos goods na tour "Kis-My-Ft2 2015 Concert Tour KIS-MY-WORLD".


O que a maioria das fãs fazem nesses casos, é comprar um caderno comum e customizar, com recortes de revistas, desenhos, etc. Ou fazer scrapbook, ou bullet journal, e isso elas compartilham nas redes sociais as customizações.

Eu tenho até hoje um caderno de notas de tamanho B5 do show do Masaharu Fukuyama que fui em 2007, o "17 Mono", está na embalagem e nunca utilizado. Motivo: tenho muita pena de usar e foi um dos primeiros concert goods que comprei.

Agenda: Item igual ao caderno - a gente acaba ficando com pena de usar, ainda mais agenda, que a gente anota aqui e ali. O que acaba sendo no final das contas, como se fosse um scrapbook ou bullet journal - customização mesmo. 

Até onde lembro, pouquíssimos grupos incluiram o item na lista dos concert goods - Kanjani Eight e Arashi por exemplo.

Na tour dos quinze anos do Kanjani Eight, em 2019, incluiram agenda com os adesivos. Até então, estavam com seis membros.

Na tour de 2016 do Arashi - "Are You Happy?" - a agenda também foi inclusa na lista. Se o pessoal não comprou para usar, foi pra dar de presente. Vi muita gente levando cinco de uma vez só (é o limite de compra para cada item).


Mas no concerto dos 20 anos do KinKi Kids - "KinKi Kids Concert 20.2.21 ~ Everything Happens For A Reason ~" em 2017, eles incluiram um diário de 5 anos, com direito a lembrar das datas de aniversário do Koichi, do Tsuyoshi e do debut.

Post-it e Bloco de notas: Também temos a versão fusen que seria post-it para servir de marcador de livro ou caderno. Minha opinião: eu tenho alguns que ganhei em revistas ou veio de brinde em bebidas, mas perguntem se eu uso...

Em concert goods raramente eu vi esse item, mas na verdade eu teria que pesquisar melhor, aka indo em lojas especializadas que conheço, porque vai que teve concerto de artista que menos espero que colocou material de papelaria e não fiquei sabendo...

Quem vai muito em papelaria, acredito que devem ter visto na seção de post-it, a série "Ikemen Fusen", aqueles post-it com imagens de rapazes bonitos em várias profissões. E o gosto varia conforme o freguês. Agora, imaginem se o grupo Johnny's WEST, zoeiro como eles são (nem sei dizer se eles seriam mais zoeiros que seus sempais, o Kanjani Eight), não iam passar batido...


Em 2020, o grupo Johnny's WEST era para ter feito o concerto "WTrouble" para divulgar o álbum do mesmo nome que tinha sido lançado em 18 de março, mas por causa da pandemia, assim como todos os artistas, cancelaram as apresentações e fizeram o concerto on line nos dias 11 a 13 de dezembro. Mas como os goods já estavam prontos, colocaram a venda no Johnny's Merch Market, site criado para venda de concert goods dentro do Johnny's On Line Store (esse site não precisa ser do FC para acessar e fazer as compras, basta fazer o cadastro).

Um dos goods incluia o "Ikemen-fu fusen", que eles parodiavam os ikemen fusen.

Sommelier ou host (Ryusei Fujii), médico (Nozomu Kotaki), atendente de pet shop (Tomohiro Kamiyama), boxeador (Daiki Shigeoka), pesqueiro (Takahiro Hamada), rei (Junta Nakama) e surfista (Akito Kiriyama) - eis os "ikemen" dos Johnny's WEST, com o logotipo da turnê e seus respectivos member color.

Não podemos negar que, esses dos WEST são mais legais que os originais haha.

Existem aqueles fusen em que servem para marcador de página. Eles são menores e estreitos, parecidos com os post-it que usamos para anotar e colar como lembrete, mas menores.

A primeira tour dos Johnny's WEST em março de 2015 - "Johnny's WEST 1st Tour Paripipo" (paripipo é a forma abreviada de "party people" na pronúncia japonesa), e um dos goods era esse modelo de fusen, com a imagem dos membros do grupo.

O evento de lançamento do primeiro single e debut do King and Prince, incluia um pop-up store em Harajuku, o SWEET GARDEN, onde vários goods foram vendidos, entre eles papel de carta e fusen, com os membros do grupo e suas respectivas cores. Na época, Iwahashi ainda estava no grupo.

Inclusive, muitos dos goods dessa época, se encontrarem, estão com um preço de doer o bolso, pois se tornaram muito raros.

No concerto/peça teatral de 2017 do 20th Century - "Twentieth Triangle Tour ~ Tomadoi no Wakusei" -, além do panfleto, o trio colocou mais três itens à venda nos locais do espetáculo: mug cup (desenhado por Yoshihiko Inohara), espelho (produzido por Hiroshi Nagano) e um kit com seis post-it (produzido por Masayuki Sakamoto).

Ninguém pode dizer que essa gente tem falta de criatividade.

Existem uma série de itens de papelaria, mas não vai dar pra postar tudo porque são itens que são difíceis de encontrar mesmo em sites de troca, e alguns foram por tempo limitado ou campanha promocional.

Imagens: Johnnys Jocee, ameblog, Johnnys Goods Info, Hallmark, Loft.

Comments