Bebidas Sazonais (E eu ainda continuo caindo nessa, mas gostando muito)

Quem me acompanha no Instagram, vez ou outra eu posto alguma bebida sazonal que experimento nas cafeterias perdidas daqui, porque cada temporada surge algo diferente. E eu, como de costume, acabo experimentando para saber se valeu a pena o investimento e comprando de novo (até terminar a temporada) ou vai ser uma vez e olhe lá...

Certo que muita gente vai achar que só vou no café da sereia. Pra falar a verdade, aqui está ficando igual a rede Komeda, que está em cada canto da cidade. Exageros à parte, onde moro tem três, e se eu for pra capital, logo que saio da estação. Sei que existem outras cafeterias e tals, mas muitas vezes eu acabo apelando lá por causa de tomada pra carregar o celular...

A foto que abre a postagem, foi no mês de fevereiro na rede Tully's em Nagoya. É uma das minhas cafeterias preferidas, tanto que, quando eu trabalhava em Tóquio, tinha uma perto do prédio onde trabalhei. Daí muda de cidade, de emprego e depois transferem a gente, essa cafeteria é mais difícil de achar.

Em Nagoya, a minha preferida fica perto da estação. Quando ainda dava pra encarar uma madrugada de viagem numa boa, eu costumava dar um tempo na cafeteria, já que ela ficava aberta um pouco mais tarde e dava pra carregar a bateria. A rede possui bebidas sazonais também, como em fevereiro foi a parceria com os personagens Tom e Jerry com bebidas a base de sakura e frutas, como morango e pêssego. Na época, eu experimentei o Sakuramau Ichigo Cafe Latte, que era quente, com chantili com sabor de sakura, calda de morango e lascas de chocolate rosa.


Quando fui para Matsumoto (Nagano) para assistir a peça musical "Murder for Two", antes de voltar pra casa, dei uma parada no café da sereia para matar um pouco de tempo. Em fevereiro, era a linha "Nama Chocolate", bebidas à base de chocolate. Por ser item limitado, o de chocolate amargo tinha acabado, aí acabei experimentando o Baked and Creamy Nama White Chocolate Frappuccino, com Gateau de chocolate com cobertura de chantili de leite de amêndoa, com raspas de chocolate e pistache.


Daí que chega a época das cerejeiras, tudo fica cheio de produtos com o tema de sakura. Entra ano, sai ano, a cafeteria da sereia lança uma variação do Sakura Frappuccino. No ano de 2022, foi o Sakura Strawberry Shirotama Frappuccino, no que vinha incluso na bebida uma fatia fina de mochi, que na foto ficou escondida no meio do chantili.


Não somente o café da sereia, mas a rede Doutor Coffee também apostou em bebidas e sobremesas com o tema sakura e deu nisso: mont blanc com cobertura de sakura e sakura latte, com marshmallow em formato de pétalas de cerejeiras.


No Kannon Coffee, dentro do famoso shotengai Osu Kannon, eles lançam vez ou outra bebidas sazonais, mas tem que ficar acompanhando no Instagram deles, que diariamente eles atualizam o que tem de bebidas ou acompanhamentos ou ambos. No dia que eu consegui entrar (acho que eu mencionei que o lugar é pequeno, e quando chega no final de semana, ou espera na fila ou acaba pedindo pra levar pra casa), não tinha bebida sazonal, mas acabei pedindo um coffee latte com leite de aveia.


Quando finalmente inaugurou mais uma filial da rede do café da sereia dentro de uma loja de departamentos perto de casa, foi a época em que saiu o Bananana Banana Frappuccino. Eu consegui pegar a versão chocolate, com calda de chocolate e coberto com confetti, aquele confeito colorido recheado de chocolate.


Depois do expediente, na sexta-feira, eu costumava dar uma passada na cafeteria pra tentar relaxar e ler meu manga favorito. A foto ficou estranha, mas quando fui, tinha acabado de lançar o Strawberry Frappuccino Chocolate Version, que era o frappuccino de morango com lascas de chocolate e chantili com calda de chocolate. Quem me conhece, sabe muito bem que adoro morango, e quando chega a época de morango (janeiro a maio), eu aproveito o máximo que posso, menos ir nas plantações de morango onde paga-se tanto e come o quanto puder em tempo limitado.


Eu adoro melão, mas esse frappuccino de melão que saiu no final de maio, o The Melon of Melon Frappuccino, era assim: compota de melão, melão batido em frapê, chantili de melão e calda de melão. Ou seja, a bebida ficou extremamente doce demais pra quem acostumou com os doces nem serem tão doces assim...


Café básico no Tokyu ORB Theatre, quando fui assistir ao musical "THE BOY FROM OZ". Como cheguei meio cedo e tinha que esperar dar a hora da entrada, acabei dando um tempo na cafeteria The Theatre Coffee. Aquelas que não sentiu tanta diferença em relação as outras cafeterias, mas ao menos o café tinha um sabor bem mais forte. Talvez seja a procedência dos grãos e a torrefação.


Ontem, dia 20, resolvi dar uma passeada em Nagoya e acabei indo no Tully's Coffee, que fica no 5o. andar da loja de departamentos Gate Tower (dentro da estação de Nagoya quem vier pela linha JR). E no mesmo dia, a rede havia acabado de lançar a nova bebida sazonal - "Sumomo Cortado Shake". Sumomo seria um tipo de ameixa japonesa, e "cortado", segundo explicação no site da cafeteria, é o café espresso mais amargo. Embora fosse uma combinação meio estranha - compota de sumomo no fundo, "cortado" frapê, chantili com calda de sumomo e mel - o que mais senti foi café mesmo. Acho que a compota e as caldas serviram para "adoçar" um pouco o espresso.

Podem ter a certeza que a série de bebidas sazonais ainda vai continuar. Basta entrar mês novo que vai ter bebida nova. E eu novamente vou continuar caindo nessa, mas a gente tem que experimentar coisas novas, porque ficar na mesmice acaba ficando sem graça.

Imagens: todas da autora, tiradas via smartphone. Ainda estou tentando descobrir como customizar e melhorar a qualidade dessas fotos.

Comments