[Dorama Lista] Doramas que só eu quem assistiu?? (Parte 1)

Todo mundo que acompanha toda santa temporada de dorama, sabe que saem mais de uma dezena, sem contar tampatsu dorama, aqueles doramas especiais de duas horas de duração, ou em duas partes (passou disso, até seis capítulos, vira mini-dorama). E a gente nem dá conta de assistir tudo, mesmo botando pra gravar ou esperar sair nas locadoras daqui (se sair, ne...) ou se por milagre colocarem nos serviços de streaming pagos.

Mas têm aqueles doramas cujo elenco é de ponta, trama muito boa, audiência acima da média... e quase ninguém que conheço no mundo dorameiro assistiu. Ou, se assistiu, desistiu logo no primeiro capítulo. 

Confesso que também tem muito dorama conhecido que sequer assisti. Aquelas que faz parte do time "depois eu assisto" mas esquece e a lista aumenta a cada dia. Sério. Se eu fizer uma lista dos doramas que estão na fila de espera, acho que fico até o final de semana escrevendo e ainda vai faltar. 

Existem vários que assisti, mas tem muita gente que nem sequer chegou nos primeiros minutos do primeiro episódio, imagine se comentou a respeito.

Eu fiz uma lista curta no Instagram, mas como tem limite de foto, então vou postar o que eu postei naquela rede, e vou fazer um resuminho básico cof cof cof de cada um. Alguns teve resenha aqui no Empório, e o link vai junto.


THE LAST HOPE: Dorama inspirado nos trabalhos de iPS realizados pelo vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia Shinya Yamanaka, a trama se passa no Instituto de Pesquisas e Inovações Biológicas, onde tem uma equipe de médicos de diferentes especialidades e faixa etária que seriam a "última esperança" para pacientes em estado terminal. Questões como "qual o significado de viver?", "qual o sentido em salvar um paciente?" e "até onde podemos ir em nome da medicina?" permeiam o grupo, que acaba crescendo como pessoas e superando seus problemas pessoais do passado. 

Um dos membros da equipe, Takumi Hatano, que é um clínico geral qualificado, queria seguir carreira como a família paterna, mas seu pai tinha outros planos para ele e o aconselhou a ingressar no Instituto. Hatano é excelente em diagnosticar os pacientes, mas tem um hábito estranho de parar tudo o que está fazendo às três horas para comer doces. Mas Hatano carrega um segredo desde criança, e quando esse segredo é revelado, o que acontecerá com ele? (Sinopse no site oficial na Fuji TV)

Era a primeira vez que Masaki Aiba (Arashi) protagonizava um dorama na emissora Fuji Television. Foi transmitido nas noites de terça-feira, nove da noite. O elenco também era formado por Mikako Tabe, Eiko Koike, Seiichi Tanabe, Yukiya Kitamura, Nanami Sakuraba, Masahiro Takashima, Fumiyo Kohinata, entre outros.

Por ser dorama médico, existem muitos termos científicos, o que até no original fica complicado de saber. Apesar da história ser interessante, pois na época o fisiologista Shinya Yamanaka havia ganho o Prêmio Nobel sobre pesquisas em células-tronco, e parte da trama é sobre isso somado com os passados dos membros da equipe médica (o que significa que, se perder um capítulo, fica sem entender o resto), muita gente que conheço sequer acompanhou, inclusive fãs ardorosas do Arashi deixaram esse dorama no esquecimento.

Eu assisti em tempo real, e cheguei a assistir de novo quando saiu em DVD para locação. Mas desconheço se algum fansubber chegou a fazer esse projeto. Se forem procurar nos streamings, sequer aparece.


KINDAICHI SHONEN NO JIKENBO: Baseado no mangá escrito por Yozaburo Kanari e Seimaru Amagi e ilustrado por Fumiya Sato, a série traz os casos e mistérios resolvidos por Hajime Kindaichi, neto do famoso detetive particular Kosuke Kindaichi. Hajime é um jovem estudante do colegial, com QI 180 e consegue resolver os casos usando a lógica, mesmo o culpado esteja muito óbvio, mas o jovem conclui mostrando como aconteceu. Por outro lado, Hajime é um péssimo aluno, procrastinador e às vezes pervertido e glutão. 

Com a ajuda de sua amiga de infância Miyuki Nanase, seu kouhai Ryuta Saki e o investigador Isamu Kenmochi, Hajime enfrenta diversos casos envolvendo assassinatos em lugares diversos.

Eu fiz uma resenha sobre o 5o. Hajime Kindaichi aqui.

Fato: eu assisti anteriormente somente a temporada que foi NEO, que era protagonizado pelo Ryosuke Yamada, as três anteriores, que foi com Tsuyoshi Domoto, Jun Matsumoto e Kazuya Kamenashi, encontra com sorte nas locadoras.

Quando foi anunciado a nova temporada da série Kindaichi Shonen, o site de streaming TVer e a Hulu reprisaram TODOS os episódios.

Um dorama que até hoje não entendo porque muita gente que conheço passa batido, tampouco comenta. Mesmo as versões anteriores. 


Soredemo, Ikiteyuku: A vida de duas famílias vai à ruína quando o filho de uma, assassina a filha de outra. Quinze anos depois, Hiroki Fukami encontra Futaba Toyama, que era irmã de seu amigo Kenji, que foi preso por assassinato. Mesmo ambas as famílias ainda sofrendo com o incidente, Hiroki e Futaba tentam encontrar um futuro melhor.

Acho que só eu que tem a impressão que, depois deste dorama, que passou na Fuji Television no verão de 2011, o ator Eita Nagayama ficou muito sério, diferente do que ele era na época de "Nodame Canterbile". Um dos motivos foi que, na época que estava gravando o dorama, Eita perdeu o pai de forma trágica.

Quando assisti "Soredemo, Ikiteyuku" em tempo real, a história tinha um enredo bem tenso e "pesado". Duas famílias devastadas pela perda de seus entes queridos - um separado da família para pagar o crime que cometeu e outra que nunca mais retornará. E as consequências posteriores - separação, remorso e preconceito.

Outro dorama que, quando menciono, muita gente fica com cara de interrogação e outra parte quer assistir mas ninguém legendou (na verdade, teve um fansub que legendou, mas parou no terceiro episódio e ninguém seguiu mais, e isso já vai pra uns sete ou oito anos).


SP - Security Police - Keishicho Keibi-bu Keigo-ka Daiyon-gakari: SP seria uma categoria na polícia no quesito segurança. Seus membros são altamente treinados para proteger a população de eventuais ataques terroristas, mesmo pagando com a vida. Um de seus membros, Kaoru Inoue, possui além de habilidades físicas em que enfrenta os oponentes, ele possui memória fotográfica, seu corpo se regenera e tem sexto sentido. Ele faz uso de suas habilidades para proteger a população e o primeiro-ministro de um atentado terrorista.

O dorama protagonizado por Junichi Okada, Shinichi Tsutsumi e Yoko Maki, foi transmitido num dia e horário completamente ingrato - aos sábados, onze da noite. Mesmo assim, foi o terceiro dorama da temporada de outono de 2007 a ter uma boa audiência, perdendo para "Galileo" e "Team Medical Dragon 2" que foram transmitidos na mesma época.

Mesmo tendo passado num horário ruim, a trama é muito boa. Sem falar que o Okada fez todas as cenas de ação sem dublê, ou seja, ele mesmo fez tudo (vai imaginando a agência morrendo de medo que aconteça algo pior com o Okada, se bem que com o V6 ele fazia acrobacias mais arriscadas ao ponto de ter sempre um indo parar no hospital).

Agora perguntem se teve mais gente que assistiu... 

Kisarazu Cats Eye: Kouhei "Bussan" Tabuchi, um jovem de 21 anos, descobre que tem apenas seis meses de vida. Ao invés de cair em depressão, junta seus amigos do tempo do colegial - Futoshi "Bambi" Nakagomi, Hajime "Ucchi" Uchiyama, Shingo "Master" Okabayashi e Kizashi "Ani" Sasaki - para aproveitar a vida, como jogar baseball no campo, bebendo, roubando dos criminosos para ajudar os menos favorecidos. 

O dorama que fez a cidade de Kisarazu (Chiba) virar ponto turístico para fãs do dorama, especialmente do elenco, pois 99% do enredo foi filmado na cidade. Até hoje muita gente faz questão de ir no estúdio fotográfico Sasaki para tirar fotos com o uniforme do time (porque o estúdio é o único prédio que ainda existe em Kisarazu, pois a barbearia Tabuchi e a casa de quimonos Nakagomi já foram demolidos).

Este dorama pouquíssima gente conhece, mesmo tendo o Junichi Okada e o Sho Sakurai no elenco. E quem assistiu, achou o enredo muito zoado e sem sentido (se bem que "Kisarazu Cats Eye" não dá pra levar nada à sério mesmo). E olha que depois disso teve dois filmes - o "Nihon Series" e "World Series".


The Quiz Show 2009: "The Quiz Show", programa de perguntas e respostas ao vivo comandado por Satoru Kamiyama, consiste no participante responder sete questões corretamente, para ganhar o prêmio de 10 milhões de ienes. Se acertar a oitava questão, o participante tem o direito de ter seu sonho realizado pela emissora. Mas as questões, que começam de forma inocente, gradativamente elas acabam se tornando questões que fazem o participante confessar possíveis crimes ou delitos do passado, e ele fica no dilema de responder para ganhar o prêmio ou desistir.

O próprio Kamiyama também tem um passado suspeito. Antes de se tornar apresentador do programa, ele sofreu um grave acidente que o deixou em estado vegetativo por seis anos, o que resultou na perda da maioria de sua memória.

"The Quiz Show" na verdade tem duas temporadas - a de 2008 com Jin Katagiri e Shigeyuki Totsuki (membro do TEAM NACS), e a de 2009 com Sho Sakurai (Arashi) e You Yokoyama (Kanjani Eight). O enredo seria quase o mesmo, mas seria bom assistir a primeira temporada de curiosidade.

Pouca gente conhece as duas temporadas mesmo com elenco conhecido, especialmente o da segunda temporada que, além de ter Sakurai e Yokoyama, tinham no elenco artistas como Aya Matsuura e Miki Maya, e participantes como Sho Aikawa, Hiroki Narimiya, Yuko Asano e Tetta Sugimoto. 

Até mesmo fãs do Arashi deixaram passar batido esse dorama, e quem eu conhecia, disseram que acharam a interpretação do Sakurai muito exagerada e a do Yokoyama um perfeito psicopata.

Tokusou 9: Uma equipe formada de 9 investigadores que trabalham para o Departamento da Polícia Metropolitana na Primeira Divisão, é chamada de "Time de Investigação Especial", na qual eles mesmos resolvem casos tidos como impossíveis para a polícia, usando suas próprias estratégias e métodos.
"Tokusou 9" seria a sequência da bem-sucedida série investigativa "Keishicho Sousa Ikka 9-gakari" que durou de 2006 a 2017, e tornou-se "Tokusou 9" a partir de 2018, devido ao falecimento do ator principal, Tsunehiko Watase, que interpretava o líder do grupo "Ikka 9-gakari", Rintarou Kanou.

Na emissora TV Asahi, as noites de quarta-feira são dedicadas a doramas de enredo policial e investigativo, como "Aibou", "Tokusou 9" e "7nin Keiji", e eles conseguem audiência acima da média. 

Misturando um pouco de humor, suspense e também questões humanas, a série até hoje faz sucesso. E também pelo tema de encerramento, que eram as músicas do grupo V6 (porque um de seus membros, o Yoshihiko Inohara, era um dos membros principais do time investigativo, o Naoki Asawa).

Não somente esta série, mas "Aibou" e "7nin Keiji" passam batido pelos dorameiros de plantão e juro que nunca entendi o motivo. Porque, quando comento dessas três séries, novamente fico no vácuo.


Risou no Musuko: Umi, mãe solteira que criou com muito esforço e dedicação seu único filho, Daichi, para ser um bom filho e aluno exemplar. Daichi, por sua vez, faz de tudo para agradar sua mãe e conseguir entrar num colégio de elite.

Mas todo namorado que sua mãe arranja, Daichi rejeita, porque sua mãe é tudo para ele. Até que um dia, Umi arranja emprego como atendente de cantina num colégio cuja fama era de ter alunos completamente encrenqueiros, e Daichi pede transferência para esse colégio para proteger sua mãe.

Comédia que passou na NTV no inverno de 2012, é uma verdadeira comédia familiar, protagonizado por Ryosuke Yamada e Kyoka Suzuki, e tendo no elenco Yuto Nakajima, Taisuke Fujigaya e Ikki Sawamura. Além de abordar o tema de "complexo de Édipo" ou "Mother Complex", temos o desfile de cosplay, luta corporal com o famoso "mother complex koala punch" e o lindo final.

Muita pouca gente comenta deste dorama, mesmo tendo dois membros do Hey!Say! JUMP (Yamada e Nakajima) e um do Kis-My-Ft2 (Fujigaya), e a música "SUPER DELICATE", e os cosplays divertidos do Daichi.


Strawberry Night: Reiko Himekawa, uma investigadora que não faz parte da elite da polícia metropolitana, sobe de cargo devido ao seu árduo trabalho. Ela acaba se envolvendo na investigação de um assassinato que era chamado de "Strawberry Night". 

Na versão dorama, Himekawa já é a líder da equipe investigativa na Primeira Divisão da Polícia Metropolitana e única mulher a comandar os casos de assassinato que acontecem. 

Embora muita gente deve conhecer a versão recente - "Strawberry Night Saga", com Fumi Nikaido e Kazuya Kamenashi -, muitos deveriam assistir a série original na seguinte ordem - o especial de 2010, o renzoku dorama de 2012 e o filme que saiu no mesmo ano.

Talvez tenha toda a série legendada nos fansubs mas quase ninguém comenta da primeira temporada (que trazia a Yuko Takeuchi como Reiko Himekawa e Hidetoshi Nishijima como Kazuo Kikuta).

Por enquanto, apresento estes doramas que quase ninguém conhece, ou se assistiu um capítulo foi muito. Eu consegui acompanhar alguns em tempo real e outros esperei sair em DVD na locadora para poder assistir, por causa do horário que foi transmitido (de 2002 a 2011 eu trabalhava em um lugar cujo expediente encerrava às 21h e até chegar em casa...)

Mesmo assim, quando chegava a comentar desses doramas nas redes sociais, me deixavam no vácuo, ou seja, ninguém assistiu.

Imagens: via google, sites oficiais das emissoras.

Comments