Tóquio, depois de quase três anos

Por causa dessa pandemia, fiquei quase três anos sem ir para Tóquio. Para quem antes ia quase todos os meses por motivos de eventos no Big Sight Tokyo e em Heiwajima, concertos no Tokyo Dome (e no Pacifico Yokohama), desde 2020, quando começou a pandemia, evitei de ir para lá. 

Mesmo depois da situação "ter acalmado um pouco" com a vacinação, mesmo assim estava evitando de sair muito da região, no máximo na província ao lado. Acho que só criei coragem mesmo quando fui para Nagano em fevereiro para assistir o musical "Murder For Two 2022", e ainda encarei três horas de viagem e com receio de que nevasse mais, já que na semana da viagem, tinha nevado muito.


Eu havia conseguido o ingresso para o musical "THE BOY FROM OZ" que entrou em cartaz em Tóquio no dia 18 de junho e vai até 3 de julho, e depois mais três dias em Osaka na metade deste mês. Como era sorteio e tinha que escolher três dias, bem, acabei escolhendo uma sessão de domingo e duas de sábado (porque tinha um domingo que eu não poderia ir de jeito nenhum), acabei sendo sorteada pro dia 19 de junho, o segundo dia do musical.

Sobre o musical, farei uma postagem posteriormente, pois ele ainda está em andamento e não quero soltar spoiler mesmo que já é a quarta vez que encenam (e quase com o mesmo elenco).

Depois que mudei para Aichi, ir para Tóquio e Yokohama era somente em casos extremos, mais conhecidos como concertos e eventos, e para isso, eu tinha que me preparar com antecedência - logo que saíam os resultados dos sorteios, eu já tinha que reservar passagem e, se precisasse, hotel.

Mas você não tem amigos que moram lá? Por que não pede pra ficar na casa deles, etc.? Daí você economiza no hotel... Quem me conhece muito bem, sabe que eu morro de vergonha até hoje de pedir pra passar a noite na casa deles. Primeiro, sabem a dimensão das casas daqui, né? E segundo, nem sei se a pessoa vai querer sair comigo e tampouco ela vai no mesmo concerto/evento que eu. 

Se fiquei na casa de alguma amiga, foi porque fomos no mesmo lugar e foi ela quem convidou. 

Quando me hospedo em algum hotel, geralmente é o que está no pacote de viagem, quando reservo passagem de ônibus de ida e volta. Muitas vezes compensa. Já peguei um pacote que saiu bem mais em conta, o hotel era bom e ainda tive um ótimo café da manhã com direito a repetir quantas vezes quiser.

Encarar uma madrugada de viagem é uma coisa, mas tentar dormir... Eu costumo fazer isso, porque os eventos que frequento começam antes do almoço, então eu chego mais cedo, aproveito o tempo livre para ir em lugares que quero ir, vou ao evento, e depois volto pra casa.


Na estação de Tóquio, linha da Japan Railways (JR), vários cartazes com o idol Rion Shoji, do voice drama "STATION IDOL LATCH". Depois fui ver que se tratava de um projeto conjunto da AOI Pro, Amuse e Origamix Partners com a Japan Railways East. São trinta funcionários das estações da linha Yamanote que, depois do expediente, atuam como idols. Tem canal no You Tube e site oficial. Mas animação ainda está em cogitação. 

Realmente, estou precisando mais ter conhecimento em idol animation, como o "Idolish 7" por exemplo.



Se tem uma coisa que até hoje não perdi o costume desde que comecei a utilizar muito o transporte ferroviário quando eu trabalhava em Tóquio, é tirar foto de cartazes dos idols fazendo propaganda de algum produto. Dentro da linha Keiyo que vai para Chiba, passando pela Tokyo Disney, cartazes do Ken Miyake para um site de recursos humanos e do Sho Sakurai para as vitaminas da linha "in Jelly" da Morinaga.


Na plataforma da estação de Kasai Rinkai Koen, um elevador que informa que podem embarcar pessoas e pinguins. É porque nesta estação fica o parque Kasai Rinkai e o aquário Tokyo Sea Life Park (Kasai Rinkai Suizokuen).


A entrada para o parque Kasai Rinkai, bem diante da estação do mesmo nome.


A famosa roda-gigante Diamond and Flower Ferris Wheel (Daiya to Hana no Daikanransha), que já foi cenário para vários doramas e promotion videos.


Sim, eu parei mesmo no famoso café porque era um dos poucos lugares que estava aberto sete horas da manhã. Resolvi comer um cinnamon roll com white mocha, porque depois eu ia ter que fazer uma pequena caminhada...


Entrada para Nagisa Koen Edogawa. Para chegar, tem que pegar um ônibus em Kasai Rinkai Koen no sentido Funabori Station ou Nagisa New Town, e descer em Nagisa New Town.


No caminho para a colina do observatório, o jardim. Apesar do calor que estava fazendo, as flores estavam bem viçosas. Tinha também lavanda. 


No alto da colina do observatório, a famosa V6 Tree (V6 no Ki), uma oliveira que o grupo V6 adotou antes de se aposentarem (o distrito de Edogawa plantou cerca de 10 oliveiras na região, uma delas no Nagisa Koen). No dia em que eles fizeram 26 anos de carreira, eles apresentaram a árvore. Não é a mesma que aparece na capa da edição regular do álbum "Very 6 Best".

A hora que eu fui, não tinha ninguém, mas o vigia comentou comigo que todos os dias aparecem muitas pessoas para fotografar, independente se algum dos membros está fazendo algum evento ou não (no dia que eu fui, era o musical do Masayuki Sakamoto), e os visitantes respeitam o local todo.


Nakano Broadway, uma galeria que é prato cheio para colecionadores e otakus de antiguidades ou não. Nessa galeria, que fica no final do Nakano Sun Mall, um shopping de rua, é onde que ficam a maioria das lojas da rede Mandarake, que tem de tudo um pouco - cosplays, miniaturas, figures, doujinshi, e outras variedades. A parte de idols foi transferida para Akihabara.

Confesso que todas as vezes eu ia nos eventos no Big Sight Tokyo e no de Heiwajima, eu passava em Nakano na volta. O Nakano Sun Mall também tem suas peculiaridades e lojas também interessantes, mas a galeria é que atrai muito mais.


Uma das lojas da rede Sanrio em Ikebukuro, na calçada do Sunshine 60. Sim, eu estava indo para a famosa Otome Road, mas não consegui fotografar, pois estava morrendo era de calor e queria procurar algum lugar fresco.


O famoso prédio Q-Front no cruzamento mais conhecido de Shibuya.


A entrada da famosa Mandarake de Shibuya. Acreditem, eu fui descobrir essa entrada depois de muitos anos, pois eu entrava do outro lado, onde tem o elevador dentro do teatro Yoshimoto Kogyo. E pouca gente entra desse lado, talvez porque a loja fica bem no subsolo, o pessoal tem medo de bater a cabeça no teto e cansa de descer uns quatro lances de escada...



A fachada da LOFT de Shibuya. Não é tão grande como a de Nadya Park (Nagoya), mas não deixa de ter muita coisa interessante, como material de papelaria, decoração e outras coisas mais.

Tower Records Shibuya. Frequentava quase que diariamente quando eu trabalhava em Tóquio, para saber as novidades no mundo musical, fora que tinha um andar inteiro somente de livros importados. Infelizmente, esse andar foi desativado e a parte de livraria reduziu-se a um quiosque no primeiro andar.

No quarto andar, dedicado a j-pop, às vezes tem um espacinho dedicado para fotografar posteres e banners dos idols quando lançam algo novo. No dia que eu fui, era do SixTONES quando lançaram o single "Watashi". A fila dava volta no espaço que acabei desistindo. 



Falando em idols, entre a saída da estação de Shibuya (o lado do Hachiko) e o cruzamento, tem um espaço onde acontecem alguns grupos estranhos fazendo discursos aleatórios, e um espaço para propaganda. Como o grupo King and Prince estava pra lançar o álbum "Made In" duas semanas depois que eu vim, as meninas disputavam espaço para fotografar. Isso quando não tinha meia dúzia que queria tirar a foto junto, atrapalhando quem queria tirar somente do cartaz.

Quer testar a paciência? Então tente tirar foto do cartaz do seu ídolo favorito sem que uma pessoa aleatória entre no meio na hora que vai apertar o botão pra tirar a foto... (mesmo assim, pela posição que eu estava, quase cortei a cabeça do Kaito, o Kishi saiu meio apagado e o logotipo nem apareceu)

Shibuya Scramble Square, que fica ao lado oposto da saída do Hachiko, é o prédio mais alto da região de Shibuya. Possui 47 andares onde abrigam escritórios, empresas, lojas e restaurantes, além do Shibuya Sky, o terraço que é o ponto de observação onde dá para ver toda a cidade do alto.

(Lembram do PV do Arashi "Turning Up"? Uma das cenas foi filmada nesse terraço, dias antes do Shibuya Scramble Square ser inaugurado, no dia 1 de novembro de 2019. O PV saiu no dia 3 de novembro do mesmo ano.)


Diante do Shibuya Scramble Square, tem o Shibuya Hikarie, também abriga escritórios, lojas de departamentos, restaurantes, cafés e, no 11o. andar fica o Tokyu Theatre Orb (onde eu fui para assistir o musical que mencionei.)

Uns dias antes de eu ter ido para Tóquio, no programa "VS Damashi Gradation", o time Damashi tinha que colocar em ordem cronológica o ano em que vários prédios e construções foram inaugurados. Cada um era feito um pequeno histórico e peculiaridades. Eu me confundi e achei que no Hikarie era que tinha um lugar que dava pra trocar de roupa na tranquilidade, pois o espaço era maior que outros que já fui, aka banheiro com trocador. 

Era no Shibuya Scramble Square...


No Tokyu Theatre Orb, que fica no 11o. andar no prédio Shibuya Hikarie, tem um restaurante e cafeteria, o The Theatre Table (a parte de restaurante) e o The Theatre Coffee (cafeteria literalmente falando). Acho que eu estava tão ansiosa para entrar logo no teatro que mal senti o gosto do café (pedi um blend coffee), algo que para mim seria inaceitável, pois gosto de sentir o gosto e o aroma.

Na verdade, depois desta rápida viagem, eu não sei quando voltarei para Tóquio, pois agora vai depender de tempo, nos dois sentidos da palavra. Os eventos de doujinshi que costumo ir, estão voltando aos poucos, mas ainda tomando os devidos cuidados, como sempre. Mas eu dependerei agora de disponibilidade de fundos, pois não sai muito barato como eu pensava, pois não posso contar apenas com a passagem de ida e volta, mas também passagem para pegar trem ou metrô, comida e para alguma emergência.

Fotos: todos da autora. A que abre a postagem, é o prédio da operadora Docomo, que fica no distrito de Shinjuku.

Comments