[Cine-Pipoca Review] "Kon'ya, Sekai Kara Kono Koi ga Kietemo" ("Mesmo que este amor desapareça deste mundo hoje à noite", 2022)

Sinopse: Por causa de um desafio proposto pelos colegas de classe para pararem de maltratar seu colega Shimokawa, Toru Kamiya confessa seu amor por Maori Hino, que aceita sob três condições - somente falar um com o outro fora da aula; conversa simples e, não se apaixonar.

Toru e Maori começam a sair juntos, e aos poucos Toru começa a se apaixonar de verdade por ela. Maori fica hesitante, e revela ao rapaz sua doença - amnésia anterógrada, que adquiriu após ter sofrido um grave acidente. Assim que ela vai dormir, no dia seguinte esquece tudo o que aconteceu no dia anterior. Mesmo assim, Toru faz com que Maori tenha boas lembranças em seu diário.

Ficha Técnica: Direção: Takahiro Mike. Roteiro: Sho Tsukigawa e Hana Matsumoto. Original do livro "Kon'ya Sekai kara Kono Koi ga Kietemo", de Misaki Ichijo (ed. KADOKAWA). Produção: Kei Haruna, Kazuaki Kishida e Naohiro Kawada. Elenco: Shunsuke Michieda (Toru Kamiya), Riko Fukumoto (Maori Hino), Kotone Furukawa (Izumi Wataya), Koki Maeda (Shimokawa), Sho Nishigaki (Saegusa), Honoka Matsumoto (Sanae Kamiya/Fumino Nishikawa), Tohru Nomaguchi (Koji Hino), Maki Mizuno (Keiko Hino), Maho Nonami (Fumino Kamiya), Masato Hagiwara (Yukihiko Kamiya). Música de Seiji Kameda. Música de encerramento: "Sayuumou", de Yorushika. Lançado nos cinemas no dia 29 de julho de 2022. Distribuição: TOHO.


Baseado na novel do mesmo nome de Misaki Ichijo, publicado pela Kadokawa em 2020, e ganhou traduções em chinês e coreano. A história de uma adolescente que tem amnésia anterógrada, teve uma sequência em junho de 2022 - "Kon'ya Sekai Kara Kono Namida ga Kietemo" ("Mesmo que esta lágrima desapareça deste mundo hoje à noite"). Seu conto que deu origem ao livro, "Kokoro wa kimi o kakukara", em 2019, ganhou o prêmio "Dengeki Novel" na categoria "Media Works Bunko".

Da esquerda para direita: Maki Mizuno, Kotone Furukawa, Riko Fukumoto, Shunsuke Michieda, Honoka Matsumoto, Makoto Hagiwara e o diretor Takahiro Mike, no dia da estréia do filme em Tóquio.

O anúncio da versão cinematográfica do livro foi feita no dia 12 de fevereiro de 2022, já com Michieda e Fukumoto nos papéis principais. Mas já tinha conta no Twitter em janeiro, mas sem revelar o elenco. O site oficial no Instagram e a home page somente foram revelados em março.

As filmagens deram início no 1 de fevereiro e terminado em 8 de março, e estreado nos cinemas no dia 29 de julho.


Personagens Principais:

- Toru Kamiya (Shunsuke Michieda): Aluno do terceiro ano do colegial. Para que Saegusa parasse de incomodar seu colega Shimokawa, foi proposto que Kamiya pedisse Maori Hino em namoro. Mesmo sendo uma confissão de brincadeira, ele e Maori começam a sair juntos sob as condições que ela impôs. Com o tempo, Toru começa a gostar de verdade de Maori. Mora junto com o pai viúvo, e sua irmã mais velha saiu de casa.

- Maori Hino (Riko Fukumoto): Aluna do terceiro ano do colegial, da classe que Kamiya. Aceita sair com Toru sob três condições - somente falar um com outro fora da aula, conversas bem simples e não se apaixonar. Devido a um acidente, Maori adquiriu amnésia anterógrada, ou seja, tudo o que ela passou durante o dia, assim que vai dormir, no dia seguinte não consegue lembrar de mais nada. Por isso ela tem que anotar tudo num diário e as paredes do seu quarto possuem muitos cartazes que fazem ela lembrar o que tem que fazer todo dia ao acordar.

- Izumi Wataya (Kotone Furukawa): Melhor amiga de Maori desde a infância e sabe da condição dela. No começo, era desconfiada de Toru, mas como ambos gostam da mesma escritora, Fumino Nishikawa, e vendo que Toru estava tratando bem Maori, Izumi passa a ser amiga dele, e ela acaba sendo a chave principal do relacionamento dos dois.

Personagens Secundários:

Família Kamiya:

- Yukihiko Kamiya (Masato Hagiwara): Pai de Toru e Sanae. Tentou a carreira de escritor, mas acabou trabalhando em uma oficina. Após a morte da esposa, passa o tempo deprimido.

- Sanae Kamiya (Honoka Matsumoto): Irmã mais velha de Toru. Cuidava da casa depois que a mãe faleceu. Devido constantes brigas com o pai, saiu de casa e tornou-se escritora renomada, sob o pseudônimo de Fumino Nishikawa, ganhadora do prêmio Akutagawa de literatura. Mesmo distante, preocupa-se muito com a família, especialmente com o irmão.

*Foi durante uma sessão de autógrafos que Izumi descobre que a escritora Fumino Nishikawa era irmã de Toru.

- Fumino Kamiya (Maho Nonami): Mãe de Toru e Sanae. Faleceu muito nova devido a uma cardiopatia genética, deixando a família em profunda tristeza. Ela aparece em flashbacks.

Família Hino:

- Koji Hino (Tohru Nomaguchi): Pai de Maori. Trata a filha com bondade e com cuidado.

- Keiko Hino (Maki Mizuno): Mãe de Maori. Preocupa-se muito com a condição e o futuro da filha.

Outros personagens:

- Shimogawa (Koki Maeda): Colega de classe de Toru. Por ser sempre maltratado por Saegusa, Toru o protege.

- Saegusa (Sho Nishigaki): Colega de classe de Toru. Ele quem faz Toru pedir Maori em namoro sob condição que pararia de maltratar Shimogawa.

- O Doutor (Ken Kurahara): Médico que cuidava de Maori desde o acidente.

Trivia e Curiosidades:


- Shunsuke Michieda e Riko Fukumoto atuaram juntos no dorama "Kieta Hatsukoi". Michieda era Sota Aoki que gostava da Mio Hashimoto, interpretada por Fukumoto. (Qualquer coisa, a resenha do dorama está aqui)

- Riko Fukumoto já tinha protagonizado um filme bem antes, "Omoi Omorare, Furi Furare", com Minami Hamabe, Takumi Kitamura e Eiji Akaso. Outro trabalho conhecido de Fukumoto foram o filme "Kimi ga Otoshita Aozora" (último trabalho de Genta Matsuda, do Travis Japan, antes de mudarem para os Estados Unidos) e a minissérie "Meguri", que foi transmitido pela Fuji Television. Atualmente, Riko está no dorama da TV Tokyo - "Akai Nurse Call", com Shori Sato (Sexy Zone).


- Kotone Furukawa, formada em psicologia, é conhecida por protagonizar o PV de Masaki Suda, "Niji", e no filme "Gusen to Souzou" - "Roda da Fortuna e Fantasia" -, cujo filme ganhou o Urso de Prata pelo juri no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Kotone atuou na primeira história.

- No livro, o pseudônimo de Sanae Kamiya era Keiko Nishikawa. Como no filme o nome foi usado no da mãe de Maori, mudaram para Fumino, que era o nome da falecida mãe de Sanae e Toru.

- Embora na forma romaji o prêmio Akutagawa seria a mesma pronúncia, difere no kanji. Como se trata de ficção, foi escrito em kanji , sendo que o real se escreve 賞.

- O título do conto que deu origem ao livro - "Porque meu coração te atrai" - está em uma das falas no filme.

- Era a primeira vez que Michieda protagonizava um filme. Os filmes anteriores, ele era coadjuvante. 

- O "catch copy" do cartaz do filme era "O que eu tive que apagar foi o ano que passei com você".


- Boa parte do enredo foi filmado em Fujisawa (as cenas do parque, do templo e onde Izumi e Maori moravam), Kamakura (a cena do Shonan Monorail, e a estação onde Toru e Maori se encontram para o festival), Chigasaki (a passarela onde Toru, Maori e Izumi ficavam para irem embora para casa) e Yokohama (Hakkeijima Sea Paradise, onde começaram as filmagens, Minato Mirai). Algumas cenas foram em Kisarazu (as cenas internas na escola), Chiba (onde estava tendo sessão de autógrafos da escritora Fumino Nishikawa) e Ikebukuro (no Sunshine Suizokukan, onde Toru, Maori e Izumi estavam na loja de presentes).

- As cidades de Fujisawa e Kamakura fizeram campanha para divulgar o filme, já que boa parte dele foi filmado nessas duas cidades. 

- A escola de culinária, ABC Cooking, está com a campanha por tempo limitado de curso de um dia para fazer a cesta de lanches que Toru fez no piquenique na praia.

- No canal do Naniwa Danshi, no YT, o grupo foi assistir a pré-estréia, em Umeda (Osaka). Os sete assinaram o pôster (um de cada) que ficaram expostos na Toho Cinemas de Umeda, onde também foi o primeiro dia da divulgação ao vivo do elenco.

- Embora o filme tenha estreado no mesmo dia que "Jurassic World", ainda conseguiu em uma semana ter mais de 98% dos cinemas lotados. Segundo a Filmarks, "SekaKoi" conseguiu ficar em primeiro lugar.

Imagens: Toho Films, oricon, site oficial do filme, yahoo.co.jp, fuji news

Comments