Dia Internacional dos Gatos

Ohashi (de tigre): Eu não sou um tigre, mas um felino! (Photoscreen da cena do programa exclusivo da Yahoo!GYAO do "Naniwa Danshi Cosplay Meigen Gakuen", onde é dado um tema e eles teriam que fazer cantadas de pedreiro. No episódio de gatos, quase todos eles vieram à caráter, mas tem um tigre no meio?!)

Eu fiz uma postagem a respeito no ano passado e tem link que leva para as postagens que fiz nos outros anos...

Apesar que no Japão muita gente que tem e gosta dos felinos, lembra mais no dia 22 de fevereiro, porque o número 2 também se lê "ni" e acabam pronunciando "nya" que é o miado de gato aqui. Onomatopéicamente falando.

A data foi criada em 2002 pelo Fundo Internacional do Bem-Estar Animal (IFAW), cuja sede fica na cidade de New Brunswick, Canadá.

Eu já expliquei em algumas postagens os motivos de que eu gosto muito de felinos e os motivos pelos quais ainda não posso ter um gato em casa. Para quem chegou agora, o motivo maior de eu ainda não ter adotado um, é que onde eu moro, o proprietário não permite que os moradores possuam qualquer animal de estimação e, a maioria dos apartamentos que procurei que admitem animais de estimação, exigem uma taxa adicional aka mais um mês adiantado no aluguel no momento em que formaliza o contrato.


Daí teve gente que sugeriu que eu fosse num neko cafe, e aqui tem vários. Até pensei, sabem, mas eu preciso parar com a maldita mania de que "o que os outros vão achar", porque já ouvi muito comentário negativo a respeito dos neko cafe. No meu ponto de vista, melhor do que eles ficarem abandonados sob risco de serem sacrificados.

Ou apadrinhar algum nas ONGs, como o Koyama (NEWS) fez durante o finado programa "NEWS na Futari", em que ele foi ajudar a resgatar gatos em situação de abandono e acabou adotando três filhotes que estão numa ONG. Isso porque ele mesmo já tem um, a Miruku (e homenageou o Nyanta, que viveu com ele quase 15 anos, em uma das músicas).

Novembro de 2020 quando a Felinos Japan realizou um evento para arrecadação de fundos para manter a entidade. No stand da Mika com a Petit Cat Crochet, elas fizeram cartões diversos e amigurumi de lindos animaizinhos, unicórnios e até coelhinhos com as roupas de Kimetsu no Yaiba (as roupas foi a Mika quem costurou e podemos provar).

Eu cheguei a ir num evento beneficente para arrecadar fundos para que algumas ONG brasileiras continuem com o trabalho, que é voluntário e dependem de doações (não necessariamente dinheiro, mas com vacinas, castrações e comida). Comprei muitos cartões da Mika (que ela mesma confecciona, aliás divulgando o trabalho dela aqui) que tem quatro gatos lindos e fofos adotados e um husky que também adotou. E ainda ela costura, faz cosplay e tem podcast.

Um gato perdido na vizinhança de onde moro. Deve ter dono, sim. Está bem alimentado para ser gato de rua. Se bem que, em Kisarazu, minha vizinha tinha até deixado um cantinho pra eles dormirem e vinham comer todo dia.

Embora aqui muita gente prefere cães, existe uma parcela que também ama gatos. Uma coisa que notei quando cheguei aqui, é que NUNCA vi um cachorro solto vagando na rua. Noraneko (gato de rua) ainda vejo, mas sempre tem alguém que cuida mesmo não adotando, deixando comida e um cantinho pra ele dormir. Problemas seriam doenças e sem castrar.

As datas existem para que as pessoas se conscientizem em tratar bem qualquer animal, seja cão, gato, peixe, pássaro, etc. Certo que existem outros que são considerados uma ameaça até para a cadeia alimentar, inclusive para o meio ambiente, mas existem outros que estão sendo ameaçados de extinção e pode comprometer seriamente para a manutenção do planeta.

Mesmo assim, ter um animalzinho em casa requer muita responsabilidade. Não adianta ter um animal só porque achou fofo na hora e depois larga e chega até a abandonar, se for assim, melhor nem ter. Por isso que eu também fico hesitante em ter um gato ou cachorro em casa - por mais que eles possam fazer companhia, tem o outro lado, já que somos duas pessoas que trabalham fora e voltam para casa no final da tarde. Aí o coitado do animal fica muito tempo sozinho, o que eu acho uma maldade.

Qualquer coisa, posso ter essa opção, como foi mostrado no programa do KinKi Kids no dia 8 de agosto de 2020 (o dia que o programa foi ao ar, coincidiu com o Dia Inernacional dos Gatos). Detalhe que tanto Tsuyoshi como Koichi possuem cachorros como animais de estimação (Koichi demonstra muito mais que gosta do seu, um chihuahua chamado Pan).


Se bem que, a SONY poderia fazer a versão felina do Aibo, né. Tenho a certeza de que ia ter fila pra comprar. Mas, por enquanto, amantes de gatos que não podem ter o bichinho, têm que se contentar com o Qoobo (juro que estou quase comprando um, assim que eu voltar a trabalhar, sério).

Imagens: stormsnow728, Turma da Monica Jovem, Pinterest. As fotos dos amigurumi e de um gato aleatório no bairro onde moro, são da autora mesmo.

Comments