Tentando equilibrar corpo e mente.


Como mencionei nesta postagem, estou indo pelo menos duas a três vezes por semana no estúdio de yoga. E fazem dois meses que estou (tentando) acompanhar os exercícios, seja no estúdio ou em casa mesmo, já que o pacote inclui aulas on line em tempo real via Zoom.

Quando falavam em yoga, eu já sabia mais ou menos como era, pois na minha adolescência, o encarte infanto-juvenil do jornal Folha de São Paulo - a "Folhinha" - vinham algumas aulas ensinando posições para relaxamento, e eu tentava fazer. Ultimamente andaram surgindo muitos estúdio de yoga, especialmente hot yoga (onde o salão é bem aquecido ao ponto de você perder muito suor e ficar repondo com água a cada etapa de exercícios), o que leva muita gente desavisada a julgar que era apenas uma moda passageira, especialmente aqui no Japão, onde chega tudo de uma vez e logo some de uma vez (mas volta).

Ou que essas coisas de manter o corpo saudável (por dentro e por fora) é pra gente rica e desocupada.

Uns bons anos atrás, eu frequentava academia duas vezes por semana (era quando eu folgava - ia de manhã e aproveitava o resto da tarde), e as pessoas que frequentavam a maioria era da faixa etária mais alta que a minha, e até onde soube, eram as senhoras que faziam trabalho part-time, e aproveitavam o horário para fazer fisioterapia. Sério.

Eu sei que tem as donas-de-casa que vão nesses lugares, mas quem sou eu pra julgar o modo de vida de cada um, né. 

Uma das coisas que a gente tem que perder quando vai em academia (seja de ginástica, ou de yoga ou de natação, ou qualquer atividade esportiva), é vergonha. Confesso que eu tenho vergonha de ficar trocando de roupa na academia, tanto que entrava na cabine do chuveiro com a roupa e tudo e trocava lá dentro mesmo (e o espaço nesses lugares, sabem como é). Ou esperava toda a mulherada sair pra eu poder me trocar com mais calma. Sem falar que o pessoal que frequenta esses lugares, a maioria está bem acima do peso também.

Depois que comecei a frequentar as aulas de yoga, percebi que, o mais importante nas aulas é relaxar, deixar seu corpo acompanhar o ritmo dos movimentos e ao menos tentar se equilibrar. O que aconteceu em dois meses indo duas vezes por semana:

- Perder peso é questão de paciência e muita força de vontade, pois não adianta eu fazer aulas duas ou três vezes por semana, se nos dias que não vou, acabo limpando a geladeira. *Por isso que de uns três meses pra cá, passei a beber água quente pelo menos três a quatro vezes por dia. Se eu bebo água e a fome passa, então era vontade de comer besteira mesmo.

- Ao menos minha postura ao sentar, melhorou. Fico com as costas mais retas. Percebi isso quando dirijo e quando sento na banqueta sem encosto. E com isso, a gordura que estava acumulando no estômago, diminuiu.

- Por eu perder muito líquido nas aulas (porque o estúdio é quente pra caramba, então perde muito líquido, suando), eu consumo muita água. Acho que voltei a beber quase dois litros de água por dia.

- Não sinto mais cansaço quando caminho. Antes, caminhar de casa até a estação, que eu levo uns vinte minutos no meu passo, eu chegava no meio do percurso quase morrendo mesmo andando devagar, imaginem quando eu andava em Nagoya ou qualquer outro lugar. Hoje, caminho e nem percebo distância e tempo. Sim, yoga também mexe com o diafragma.

- Comecei a ter muito mais disposição para fazer as coisas que eu mais gostava de fazer, como me concentrar para estudar, ler minhas revistas e mangas, e outras coisas mais. E dormir melhor também.

Daqui por diante, eu tenho que manter esse ritmo, mesmo trabalhando (este mês, trabalhei temporariamente por duas semanas), porque eu conseguia chegar em casa, pegar o material pra aula e ir pra aula, mesmo sendo nove da noite (tem que agendar com antecedência, tipo, até uma hora antes caso tiver vaga). Só não vou quando tem aula nível 5, porque ainda não estou preparada para isso - tanto que os instrutores me aconselharam que eu frequente aulas de nível baixo pra médio, até meu corpo acostumar, já que nunca fiz yoga na minha vida.

Obviamente também temos aulas on line, que eu faço - ou tento fazer - nos dias que não vou nas aulas presenciais. Geralmente eu faço os mais curtos, que seriam de relaxamento ou pra aquecimento logo que acorda.

Sim, farei o máximo possível para continuar mesmo trabalhando direto, pois ao menos uma hora, duas vezes por semana, não faz mal a ninguém, ainda mais se tratando de algo que beneficia minha saúde.

Imagem: lava yoga

Comments