Primavera


Aqui no Japão, dia 20 de março, oficialmente entramos na primavera, tido como a estação das mudanças, o que não deixa de ser verdade.

Nova vida e mudanças, a gente sempre espera que seja para o melhor.

Muita gente deve achar que eu não gosto da primavera, mas deixa eu explicar melhor: eu sofro horrores de kafunshoo (alergia ao pólen, especialmente entre fevereiro até maio, dependendo de cada um, e geralmente é o pólen de cedro, que resolve fazer polinização nessa época do ano. Existem pessoas que passam incólumes e nada sofrem, mas existem pessoas que acabam tendo depois de muito tempo, como é meu caso). Chega fevereiro, quando o clima começa a ficar menos frio, eu começo a ter os olhos coçando e espirrando direto. Teve anos que foi bem mais tranquilo, de três anos para cá, talvez por causa da pandemia, quase nem senti tanto, mas este ano parece que resolveu descontar.

Pior que quando fico nesse estado, maquiagem, podem esquecer. Chego a usar um pacote de lenços de papel (no caso seria cinco caixas) por mês, fico a base de remédios, colírio e descongestionante nasal. Mesmo assim, eu ainda consigo aproveitar a estação do ano, indo ver as cerejeiras florindo, ou já floridas, cair no conto das bebidas sazonais, como sempre, ter um pouco mais de ânimo em fazer as coisas que eu gosto.

Embora eu esteja a procura de um novo emprego durante meu período de seguro, eu estou aproveitando o tempo livre para estudar, fazer outras atividades, ler e tentar botar os doramas em dia, mas agora não tenho desculpa de falta de tempo, porque agora vou ter de sobra até voltar a trabalhar.

Quando eu digo estudar, eu quero dizer os estudos em língua japonesa e sobre business japanese, além de outras atividades paralelas. Um dos motivos, e já cansei de explicar, é que sei que eu consigo fazer outras coisas além de trabalho manual. Podem achar que eu ainda continuo dando murro em ponta de faca, mas quando eu quero fazer algo, vou tentando até o final. Fiz trabalhos temporários em alguns lugares, sim, mas ninguém pode dizer que nunca tentei fazer. Já enviei currículo para diversas empresas, e bem, receber inori mail foi o mínimo que aconteceu (porque o máximo foi ser ignorada na cara dura).

Vamos parar de falar de coisas ruins numa temporada que promete muito ser bonita. Embora eu goste de clima frio, a única estação do ano que não tolero e parece que demora muito pra terminar, é o verão, ainda mais aqui, que além de quente, é úmido pra caramba... Primavera, tirando o kafunshoo, o resto é tranquilo.

Embora desde que entramos na primavera o tempo às vezes colabora (andou chovendo, de manhã e noite esfria), não posso reclamar muito, porque felizmente estou com saúde e disposição para começar tudo de novo.

Foto: Passagem para o Kounomiya Jinja, onde todos os anos (menos na época da pandemia, né) é realizado o Hadaka Matsuri. Quando não tem esse matsuri, fazem outros, como o da primavera e do inverno.

Comments