[BEDA em Abril] Os Dez Mais da Autora - Músicas que não tem sentido, mas são divertidas ("Tonchiki Songs")


Juro que não sei se existe esse tipo de música em outra parte do mundo, mas no mundo j-pop, tem alguns artistas bem conhecidos que interpretam músicas que não fazem sentido algum, letras nada a ver, ritmo muda a cada verso e apresentações divertidas, com muito colorido e cheio de brilho, algo que nem somente artistas dos Johnny's fazem (peguem as AKB48 e suas irmãs, por exemplo. Quesito non-idol mas acaba pegando os paranauês porque querem mais é diversão, são as meninas do Momoiro Clover Z, essas sim, possuem muitos tonchiki songs).

Tonchiki song seriam aquelas músicas cuja letra nem precisa fazer tanto sentido, cheio de cacofonias, o ritmo costuma misturar diversos gêneros a cada verso, mas geralmente é eurobeat e para-para dance, e as apresentações são as mais espalhafatosas possível. 

Vale lembrar que música psicodélica dos anos 60 ninguém considera como tonchiki song porque o propósito era outro.

Tonchiki song sempre existiu e nem é de hoje, ao menos no meio j-pop, mas ganhou muito mais força devido ao programa "KanJam Kanzennen SHOW", transmitido quase todos os domingos na TV Asahi, apresentado pelo grupo/banda Kanjani Eight. Num dos programas perto do final do ano de 2020, foi abordado o tema "tonchiki song", e a produção resolveu fazer uma enquete para os telespectadores escolherem pelo menos três grupos dentro dos Johnny's para apresentarem no programa do final de ano, o Music Station Super Live, que acontece no final do ano e dura quase seis horas ao vivo.

Falou em tonchiki song, logo lembram mais do grupo/banda Kanjani Eight, pois desde que debutaram - que era para ser grupo enka, mas todo mundo sabe que rumo eles acabaram tomando depois -, possuem muitas músicas do gênero, e sendo da região Kansai, mais bem que ficaram estigmatizados (e como não bastassem o Kanjani Eight, seus kouhais Johnny's WEST e Naniwa Danshi também não ficam atrás, não...)

A seguir, pelo menos dez músicas dos Johnny's mais lembradas pelas fãs no quesito tonchiki song, embora outros artistas tem uma ou muitas do estilo, a turma gosta muito de pegar no pé dessa turma...

1. ∞saka obachan rock (Kanjani Eight): Uma das músicas escolhidas pelos telespectadores da TV Asahi em 2020 no programa "KanJam" para o especial do Music Station Super Live. Um dos motivos era porque, quando a música foi lançada, a dita letra nem fazia o menor sentido. A letra era sobre as distintas senhoras de Osaka, que acordavam cedo para aproveitar as promoções, o modo de vestir delas (e dá-lhe estampa de oncinha), tudo pelo amor da família. Muita gente pode achar que é estereotipado, mas como todos eles são da região, então sabem como elas são. Acredito que por isso por um bom tempo, o Kanjani Eight ficou na "lista negra" dos Johnny's mais detestados pelas donas-de-casa de Kanto nas revistas de fofoca de salão de beleza. Quem ver o promotion video que passava no programa de videoclipes, o Music On TV, trazia o grupo e as backdancers completamente estilizados. Detalhe que no Music Station, o grupo interpretou a música com as mesmas roupas do PV!!!


2. TAKOYAKI in my Heart (Kanjani Eight): Por um tempo, o Kanjani Eight tinha parado com as músicas tendo Osaka como tema, mas quando lançaram o álbum "JUKEBOX", o compositor Kenichi Maeyamada, mais conhecido como Hyadain, resolveu compôr uma música que fosse pra divulgaçâo do álbum, e na versão limitada, vem o promotion video (que eu postei aqui uns bons anos atrás),onde tudo se refere a Osaka, desde os costumes do pessoal local, as roupas elegantes, a culinária variada, os festivais. O mais interessante é que a música mistura diversos estilos diferentes, desde pop, passando por enka e até matsuri com direito ao game Taiko no Tatsujin, um oferecimento da empresa Bandai Namco.

Em homenagem/paródia aos seus sempais/colegas dos tempos do "8ji da J", no 18 Festival do Kanjani Eight, o grupo fez um medley com músicas dos grupos da agência, e quem conhece o Kanjani, sabe que o famoso "suke suke suit" do Arashi jamais iria passar batido...

3. Kanjani Eight on the STAGE (Kanjani Eight): Como disse, o grupo Kanjani Eight tem muitas músicas no estilo tonchiki e se for acompanhar desde o debut, perde as contas, especialmente as de início de carreira. "Kanjani Eight on the STAGE" é uma das faixas do último álbum, "8BEAT", e traz muita gente boa. A música em questão foi composta por Hyadain, em colaboaração do grupo, que traz o que realmente acontece durante um show do Kanjani Eight - desde a entrada triunfal, os cacoetes padrões dos Johnny's, as roupas chamativas, os MC longos (chegam a durar uma hora), hora da banda, danças mais pesadas, hora do encore, e a hora em que caem as fitas para o público e esquece que o grupo existe. Teve uma Eighter que conseguiu fazer um video montagem baseado na música que, se pudesse poderia ser o oficial, de tão perfeito que ficou!

4. Bye Bye DuBai ~ See You Again (Sexy Zone): Um dos clássicos do grupo e não pode faltar nos concertos. Segundo Shori Sato, o Kitagawa tinha assistido um documentário sobre Dubai, ficou tão encantado com o lugar, que, enquanto não fizesse alguma coisa do tipo, não iria sossegar. Aí sobrou pro grupo, ir para Dubai, num calor de fritar ovo no asfalto, para gravar o promotion video, mas nem deu para aproveitar a viagem por causa do calor. Por isso que no final icônico, o Shori aparece dizendo "te vejo novamente", porque eles iriam voltar. Se voltaram de novo ou não... A música, claro, tem elementos árabes, desde a roupa até a dança, e sei não se hoje seria a maior pagação de mico do grupo (mas acho que maior vergonha alheia que isso, era no Summer Paradise de 2017 em que os membros fizeram solo, e na parte do Fuma Kikuchi, na música "Aishiteru" do Hey!Say!JUMP, apareceu com o SixTONES numa coreografia e visual que deixariam essas girl groups de hoje comendo poeira).

Summer Paradise 2017 que foi realizado no Tokyo Dome City, teve o grupo Sexy Zone liderando o concerto, cada membro teve a parte solo, mas a parte do Fuma Kikuchi, em que ele fez cover da música "Aishiteru" do Hey!Say!JUMP é o mais lembrado até hoje, por motivos de ter botado os kouhais do SixTONES para fazer backdancing com ele (ou pra passarem vergonha todos juntos). Da esquerda pra direita: Juri Tanaka, Taiga Kyomoto, Shintaro Morimoto, Jesse, Fuma Kikuchi, Hokuto Matsumura e Yugo Kochi.

*Lembrando que tenho maior amor pela Perfume, Momoclo, AKB e suas irmãs, Hello Project, as SakaMichi, quem me conhece muito bem, sabe de quem estou me referindo*


5. Chum Chum (NEWS): Quando o grupo tornou-se quarteto, algumas músicas acabaram se tornando tonchiki song, como "Chankapana" por exemplo. Mas a mais preferida das fãs no quesito nem precisa fazer sentido, basta cair no gosto do pessoal, é "Chum Chum", em que os quatro aparecem vestidos numa mistura de árabe com hindu e música mais sem sentido ainda. No especial do Music Station Super Live, eles apareceram e interpretaram a música com as mesmas roupas do promotion video!!!


6. Theme of Coming Century
(Coming Century): Coupling song do single de debut do V6 ("Music for the People"), a música em questão foi composta pelo Kitagawa, para promover o subgrupo Coming Century, formado pelos três mais novos do V6 - Go Morita, Ken Miyake e Junichi Okada. E como 1995 o eurobeat comia solto em todo o mundo, quem acompanhou a carreira do grupo, o início foi puramente eurobeat e toca até hoje, se deixar. Mesmo as fãs mais antigas do grupo, a música "Theme of Coming Century" é mais tonchiki song do que qualquer outra coisa, porque além de misturar eurobeat, technopop e disco music, a letra não faz o menor sentido, acredito que por isso eles quase nem incluíram a música na setlist de concertos, a não ser que fosse o concerto solo do CamiSen, que o último foi em 2009 ("We Are Coming Century Boys LIVE Tour 2009").

7. Fishadibagurabiboburajipoteto! (King&Prince): O terceiro álbum de estúdio do grupo King&Prince, "Re:Sense" já era mais voltado para o techno e pop mais contemporâneo, deixando um pouco de lado a fase de "Cinderella Girl", mas isso não quer dizer que sempre vai ter uma música ou outra no estilo do debut, muito pelo contrário. Agora, tonchiki song... "Fishadibagurabiboburajipoteto" foi composta por Kenichi Maeyamada, que é especialista em compôr música do estilo. No que a música começa como se fosse aqueles do estilo contos de fada, e logo já parte pra diversão. A letra seria um príncipe sair do castelo e se divertir longe das formalidades, mas para isso precisa falar uma palavra mágica. Se alguém quiser uma senha nova no seu celular ou computador, eis uma sugestão.

Quem achava que o King&Prince era somente "Cinderella Girl", pode mudar os conceitos depois disso...

8. ORESEN (King&Prince): Uma das faixas do segundo álbum - "L&" - é bem no estilo disco com ritmo de para-para dance, e eurobeat, e a letra que seria como passar fases em game, e salvar a princesa, porque tem muita referência a isso, porque de repente, vai que estão se referindo ao jogo do Super Mario Bros. (isso porque o grupo fez comercial da Nintendo, para o game Super Mario Party e Miitopia). Na enquete do site Rankingoo, feita no ano de 2021, essa música ficou em primeiro lugar, porque destoava completamente do conceito inicial do King&Prince, que todo mundo achava que era somente contos de fada, mas botaram numa música só - dance music, para-para e batida eurobeat (e o estranho é que essa música eles só interpretaram na tour "L&" em 2020).


9. Brother Beat
(Snow Man): Música-tema do filme protagonizado pelo grupo Snow Man, "Osomatsu-san", quem prestar atenção na letra, foi baseada no enredo do filme que atuaram - sextuplos neet que moram com os pais, não fazem nada, passam o dia no pachinko, pescando, fazendo nada. O promotion video que está completo no YT oficial do grupo, ainda bem, a dança foi coreografada por Hikaru Iwamoto (o líder) e dividem em dois cenários. Além do promotion video ser divertido, ora os nove de ternos a la Resevoir Dogs ora os nove dividindo o mesmo espaço numa casa, a música vicia, e têm horas que nem faz mais sentido. Então imaginem como foi o filme "Osomatsu-san"...

O para-para dance nunca vai morrer se depender da Densetsu Trio, aka Sakurai, Ohno e Aiba...

10. Bazuri Night (Arashi): Na verdade, é unit song formada por Satoshi Ohno, Sho Sakurai e Masaki Aiba, no álbum "untitled". Enquanto boa parte do álbum preza pela seriedade, muita gente fica com um pé atrás quando se trata de unit songs, algo que até onde sei, era a primeira vez que o Arashi fazia, porque antes tinham os bônus de músicas solo. "Bazuri Night", faixa que abre o segundo CD do álbum, já começa com o ritmo de para-para dance, e até sampling da música "I Got The Power" do grupo de technopop SNAP!. Mas o forte foi essa música na tour de 2018, em que Ohno, Sakurai e Aiba aparecem de otakus de Akihabara na metade da música e na outra metade, o trio Densetsu, formado pelos três mesmos, mas de yamamba gyaru com direito a roupa chamativa e cabelos coloridos, no para-para

(Até hoje não sai da minha cabeça que isso foi idéia do Aiba, só pode.)

Na verdade, tonchiki song não fica restrita somente nos grupos dos Johnny's, porque fui pesquisar muito mais a fundo, especialmente na lista de grupos e artistas que o compositor Maeyamada compôs música, é bem extensa, inclui grupos como AKB48 e Momoiro Clover Z. Mas sabem, né, povo gosta de pegar no pé neles, mas no fundo a gente quer mais se divertir, porque ultimamente, melhor nem comentar.

Por enquanto, maioria das músicas dá pra encontrar no YT, inclusive o show "untitled" do Arashi encontra inteirinha no YT oficial deles. Mas "Bye Bye Dubai"  encontra a versão encurtada, mas ainda é melhor do que nada.

Imagens: Kansai TV, Infinity Records, TV Asahi, Universal J, Top J Records, avex trax, MENT Recording, GMO

Comments