[Dorama Review] "Dai Byouin Senkyo" ("The Hospital is like a Birdcage", 2023)

NOTA DA AUTORA QUE VOS POSTA AQUI: Postagem com sério risco de ter spoiler sem querer, mesmo o dorama ter terminado, mas tem muita gente que ainda mal começou a assistir!

NOTA DA AUTORA QUE VOS POSTA AQUI PARTE II: Sim, o elenco é numeroso, mas eu tento não deixar ninguém de fora (porque todos os personagens fazem parte da trama desde o primeiro episódio, e a descrição deles será bem resumida pra não dar spoiler).


Sinopse: Kaiseido Hospital, um dos maiores hospitais situado na província de Kanagawa, repentinamente é invadido por um grupo armado de terroristas mascarados de demônios, se autodenominando "Hyakki Yako". O grupo toma como reféns os membros do hospital e governadora de Kanagawa. Saburo Musashi, investigador com forte senso de justiça mas afastado devido a um trauma, é chamado pela Polícia de Kanagawa para negociar com o líder do grupo e libertar os reféns, mesmo tendo que quebrar muitas regras para descobrir o quê o grupo tem alguma relação com o hospital.

Ficha técnica: Direção: Taro Otani, Yoshinori Shigeyama, Ryo Nishimura. Roteiro: Teppei Fukuda e Kenta Tatenai. Supervisão: Takemasa Ishizaka (Parte Policial) e Kaku Niimura (Parte Médica). Produtor-chefe: Hirofumi Tanaka. Produtor: Takahiro Onoue. Produção conjunta com a AX-ON e Nihon Television. Elenco: Sho Sakurai (Saburo Musashi), Manami Higa (Yuko Musashi), Honoka Yoshida (Emiri Musashi), Sonin (Sakura Izumi), Mayu Miyamoto (Saki Suruga), Gunpi (Renji Shima), Hiroyuki Hirayama (Kazuki Tanba), Atsuro Watabe (Takeshi Bizen), Kanji Tsuda (Sadaharu Harima), Yu Inaba (Noboru Wakasa), Masanobu Sakata (Minoru Sado), Hideyuki Kasahara (Daisuke Tosa), Eriko Nakamura (Kana Iwami), Kazunari Uryu (Shiro Osumi), Kumi Kureshiro (Shiori Aki), Mariko Tsutsui (Michie Nagato), Rio Asumi (Yui Inaba), Erina Masuda (Nanako Noto), Fuma Kikuchi (Demônio Azul/Koichi Yamato), Shogo Oshinari (Demônio Vermelho/Takashi Mimasaka), Becky (Demônio Negro/Misaki Iyo), Sei Matobu (Demônio Branco/Yuriko Hyuga), Shuji Kashiwabara (Demônio Amarelo/Kimiaki Settsu), Kenji Mizuhashi (Demônio Cinza/Kiyoshi Hitachi), Nana Asakawa (Demônio Rosa/Arisa Hitachi), Kanro Morita (Demônio Laranja/Ryusei Kaga), Yosuke Omizu (Demônio Marrom/Yugo Kaga), Jun Murakami (Demônio Verde/Makoto Suou), Jin Shirasu (Demônio Roxo/Shunsuke Sagami). Música: "W" (Snow Man). 

Transmitido pela emissora NTV (Nihon Television) e suas afiliadas do dia 14 de janeiro a 18 de março de 2023, aos sábados, das 22:00 às 22:54, na temporada de inverno.

O anúncio do dorama protagonizado por Sho Sakurai foi feito na segunda quinzena de novembro de 2022. Mas o elenco ainda estava para ser definido, e naquela época, Sakurai ainda estava terminando as filmagens de "Nemesis" (foi o mesmo caso que a Suzu Hirose, quando anunciaram que ela protagonizaria o dorama de inverno de 2023 pela TBS, "Yugure Ni, Te o Tsunagu" e em "Nemesis" ela atuava com o Sakurai). No elenco, só ficaram definidos Manami Higa, Jin Shirasu, Sonin, Rio Asami, Atsuro Watabe (praticamente a parte médica e a parte policial).

No que seria um atentado terrorista em um dos maiores hospitais de Kanagawa, com reféns (a equipe médica e a governadora de Kanagawa), a cada episódio vai descobrindo os reais motivos do grupo manter certos membros em cativeiro. E muitas referências também.

O quê podemos concluir assistindo o dorama:

- Fazer justiça com as próprias mãos sempre dá errado e com consequências desastrosas, e ainda mais envolvendo pessoas inocentes;


- O despreparo em situações de alto risco que pode comprometer a população de um país inteiro (do tipo, tentaram esconder para que não apavorasse a população, e deu no que deu);

- Quando têm horas que influencers mais atrapalham do que ajudam;

- O que é mais importante: a vida de uma população inteira ou daquela que você mais ama?

- Querendo ou não, tudo acaba sendo um efeito em cadeia - as autoridades envolvidas, a polícia envolvida, os vilões envolvidos e até mesmo o protagonista acaba sendo envolvido nessa historia toda.

Personagem Principal:

- Saburo Musashi (Sho Sakurai): Investigador da Polícia de Kanagawa. Por causa de um incidente, ficou psicologicamente abalado ao ponto de afastar-se da esposa e filha. Quando o hospital onde sua esposa trabalha é invadido por terroristas e mantida refém, Saburo é chamado pela polícia para fazer a negociação e enfrentar o grupo armado.

Pessoas relacionadas com Saburo Musashi:

- Yuko Musashi (Manami Higa): Esposa de Saburo e mãe de Emiri. Médica-chefe do departamento de cardiologia no Hospital Kaiseido. Responsável pela negociação com o Demônio Azul para libertar os pacientes.

- Emiri Musashi (Honoka Yoshida): Filha de Saburo e Yuko. Quando houve a ocupação no hospital onde a mãe trabalha, foi mantida em segurança no hotel, mas foi raptada pelo Demônio Roxo e posta em um caminhão frigorífico, mas foi salva pelo pai.

KSBC - Centro de Análises Investigativas da Polícia de Kanagawa:

- Sakura Izumi (Sonin): Diretora da Primeira Divisão Especial de Investigação (SIS) e colega de Musashi nos tempos de academia policial. 

- Saki Suruga (Mayu Miyamoto): Tenente da KSBC, responsável pela parte de comunicação.

- Renji Shima (Gunpee): Tenente da KSBC que, junto com a tenente Suruga, faz a parte de comunicação. Costuma falar demais.

- Kazuki Tanba (Hiroyuki Hirayama): Superintendente do Serviço Especial do Departamento de Segurança (SAT).

- Takeshi Bizen (Atsuro Watabe): Chefe geral e superintendente da Polícia de Kanagawa. Tem guardado diversos segredos envolvendo o diretor do hospital Kaiseido, Sadaharu Harima, até mesmo dentro da Polícia.

Equipe Médica do Hospital Kaiseido:

- Sadaharu Harima (Kanji Tsuda): Diretor Geral do Hospital Kaiseido. Envolvido no caso do P2, da morte da médica especialista em infectologia Masami Kai (Aki Nishihara) e o Hotel Oshima.

- Noboru Wakasa (Yu Inaba): Clínico geral, colega da Dra. Yuko e também seu auxiliar. 

- Minoru Sado (Masanobu Sakata): Chefe da seção Clínico Geral. Por um erro, quase que pagou com a vida.

- Daisuke Tosa (Hideyuki Kasahara): Médico Cardiorrespiratório. Por aparecer muito em programas de TV, virou o "médico celebridade". Na festa de Halloween do ano anterior, esteve envolvido na morte da universitária Akari Suou (Mizuki Nonaka) por overdose, mas falsificou o atestado de óbito para parada cardiorrespiratória.

- Kana Iwami (Eriko Nakamura): Secretária (e amante) do diretor Harima. Uma das responsáveis pela morte da Dra. Masami Kai.

- Shiro Osumi (Kazunari Uryu): Manager. Uma das poucas pessoas que sabe da existência do 4o. andar no subsolo do hospital. Na hora da ocupação do hospital pelos terroristas, chega a escrever uma carta de despedida para a ex-esposa e filho.

- Shiori Aki (Kumi Kureshiro): Enfermeira. Por sofrer de cetoacidose, precisa tomar injeções de insulina periodicamente. Estava em tratamento com a Dra. Masami Kai, mas com a morte desta, Aki resolve investigar a verdadeira causa mortis da doutora e acaba se infiltrando no grupo armado e descobre a existência do 4o. andar no subsolo do hospital.

Província de Kanagawa:

- Michie Nagato (Mariko Tsutsui): Governadora da província de Kanagawa que foi mantida refém junto com a equipe médica do hospital Kaiseido. É uma das autoridades que sabia da existência do 4o. andar no subsolo do hospital e do caso P2, que até então era segredo de estado.

Mídia:

- Yui Inaba (Rio Asumi): Ex-jornalista que se tornou youtuber com o canal "Inabauer Channel" que tem mais de 2,5 milhões de seguidores. Ao receber um e-mail solicitando sobre descobrir a verdade sobre o hospital Kaiseido, acaba entrando no hospital e fazendo um acordo com o Demônio Azul em transmitir simultaneamente em ambos os canais. Inaba acaba sendo acusada pelo líder do grupo por intimidar os reféns ao invés de ajudar na investigação sobre o hospital somente para ganhar mais seguidores.

- Nanako Noto (Erina Masuda): Uma das staffs do Inabauer Channel.

Grupo Armado Hyakki Yako: 

Formado por dez membros que usam roupas escuras e armamentos pesados, e rostos cobertos por uma máscara de demônio, cada um de cor diferente, e as vozes modificadas por um microfone embutido na máscara. Cada membro possui um motivo específico para a ocupação do hospital, inclusive envolvendo Saburo Musashi.

O último membro do grupo, o Demônio Roxo, somente foi revelado quase no final da trama.

- Demônio Azul/Koichi Yamato (Fuma Kikuchi): Líder do grupo. Tido como frio e calculista. Outrora, Yamato era CEO de uma empresa de aplicativos digitais, a IZUMO Vision, junto com Takashi Mimasaka e Misaki Iyo, que viveram no mesmo orfanato. Seis meses antes de ocuparem o hospital, vendeu a companhia para financiar o grupo. Um dos motivos da ocupação do hospital e negociação com a polícia de Kanagawa é investigar a real causa da morte de sua irmã adotiva Kotone Yamashiro (Seira Jonishi), e sobre a morte de seu pai adotivo Kotaro Owari (Ippei Aoki).

- Demônio Vermelho/Takashi Mimasaka (Shogo Oshinari): Hacker. Antes, Mimasaka, junto com Misaki Io, eram sócios da empresa IZUMO Vision, que pertencia a Koichi Yamato. Pertencia ao mesmo orfanato que Yamato, Misaki e Kotone.

- Demônio Negro/Misaki Iyo (Becky): A que descontraía o grupo. Responsável pela criação das máscaras do grupo. Antes, Misaki era uma das sócias e designer da empresa IZUMO Vision. Considerava Kotone como irmã mesmo sendo adotiva.

- Demônio Branco/Yuriko Hyuga (Sei Matobu): Considerada a "mãe" do grupo por fazer os membros unidos. Yuriko era casada com Kimiaki Settsu e mãe de Sosuke (Ritsuto Morishima). Separou-se de Settsu em 2018. 

- Demônio Amarelo/Kimiaki Settsu (Shuji Kashiwabara): Especialista em armamentos, outrora fez parte do exército na equipe especializada em desarmar bombas. Era casado com Yuriko Hyuga e pai de Sosuke.

- Demônio Cinza/Kiyoshi Hitachi (Kenji Mizuhashi): Psiquiatra e pai de Arisa. Durante negociações com o grupo no hospital, foi dado como morto na invasão (mas foi somente uma farsa para evitar tragédias). Investiga a causa verdadeira da morte da atual esposa, a Doutora Masami Kai.

- Demônio Rosa/Arisa Hitachi (Nana Asakawa): Universitária e filha do Dr. Kiyoshi Hitachi. Obstinada e de espírito livre, entrou no grupo para descobrir a causa verdadeira da morte de sua madrasta. 

- Demônio Laranja/Ryusei Kaga (Kanro Morita): De temperamento forte, rude e se irrita facilmente. Irmão do meio dos três irmãos Kaga, Ryusei entrou no grupo, junto com seu irmão mais velho, Yugo, para levar ao público a real causa da morte de seu irmão mais novo, Daiki (Satoshi Hashimoto).

- Demônio Marrom/Yugo Kaga (Yusuke Omizu): Nervoso e sensível, é muitas vezes uma pessoa delicada. Irmão mais velho dos três irmãos Kaga, junto com Ryusei, quer levar ao público a real causa do seu irmão mais novo Daiki. Durante o confronto com a tropa da SIS, acaba sendo baleado e, mesmo com os esforços da equipe da Dra. Musashi, vem a falecer.

- Demônio Verde/Makoto Suou (Jun Murakami): O mais velho do grupo. Tido como o mentor espiritual. Era dono de uma loja de equipamentos eletrônicos, e pai de Akari Suou, a qual criou sozinho depois de ter perdido a esposa. Entrou no grupo para expôr o crime que o Dr. Tosa causou ao ter fornecido drogas para a filha. 

- Demônio Roxo/Shunsuke Sagami (Jin Shirasu): Investigador da polícia de Kanagawa e colega de Saburo Musashi. Mas também era o informante para o grupo armado. Um dos motivos de ter ingressado no grupo foi para vingar a morte da noiva Kotone, a qual estava grávida, e devido ao vírus, ela veio a falecer.

Alguns Personagens relacionados:

- Kotarou Owari (Ippei Aoki): Pai adotivo de Yamato e Kotone. Faleceu num incêndio em um posto de gasolina ao tentar obter maiores informações com uma das funcionárias, Naomi Satsuma (Minori Fujikura), que era ex-gerente do Hotel Oshima, onde Kotone foi encontrada morta.

- Naomi Satsuma (Minori Fujikura): Ex-gerente do Hotel Oshima, local onde três pessoas faleceram devido ao vírus. Trabalhava no posto de gasolina onde era mantida refém por Owari, na tentativa de saber maiores detalhes sobre a morte da filha adotiva Kotone.

- Akari Suou (Mizuki Nonaka): Filha de Makoto Suou, tinha dado entrada no hospital Kaiseido três meses antes mas faleceu. No atestado de óbito constava que tinha sido por parada cardiorrespiratória, mas na realidade foi de overdose devido a consumo de drogas ilegais em uma festa onde o Dr. Tosa também estava.

- Masami Kai (Aki Nishihara): Médica especialista em infectologia que sabia sobre o caso P2 junto com o diretor Harima. Em um dos argumentos, Harima tenta imobilizá-la com um relaxante muscular, mas sua amante, a secretária Iwami, acabou por assassiná-la e seu corpo abandonado no subsolo do estacionamento da piscina de Shin-Yokohama. Era casada com o Dr. Kiyoshi Hitachi e adotado a filha dele, Arisa.

- Daiki Kaga (Satoshi Hashimoto): Irmão mais novo de Yugo e Ryusei. Era pesquisador no Hospital Universitário de Kanagawa na área de infectologia. Por um descuido, acabou sendo contaminado pelo vírus Hydra e faleceu no hotel Oshima, sem antes ter tido contato com mais duas pessoas que estavam hospedados no mesmo andar. 

- Sosuke Hyuga (Ritsuto Morishima): Filho único de Yuriko e Kimiaki, estava no hotel Oshima e teve contato com Daiki. Acabou falecendo devido ao virus.

- Kotone Yamashiro (Seira Jonishi): Estava fazendo pós-graduação na Universidade de Kawasaki. Vivia no mesmo orfanato que Yamato, Misaki e Mimasaka. Estava para se casar com Sagami quando foi contaminada pelo vírus Hydra. Acabou falecendo e o filho com quem esperava, também. Seu corpo estava congelado no subsolo do 4o. andar do hospital Kaiseido.

* Nota: No boletim de ocorrência da polícia, constava que Kaga, Hyuga e Yamashiro haviam falecido num acidente de trânsito, onde o carro que eles estavam acabou se incediando e os corpos carbonizados.

- Yoshiyuki Izumi (Masaki Nishi): Esposo de Sakura Izumi que faleceu três anos antes de Steel Virus, que contraiu no navio Premium Panakeia, enquanto trabalhava a serviço da governadora Nagato.

Trivia e Curiosidades:

- Até o quinto episódio, no final de cada um, os atores que interpretaram os demônios iam sendo revelados quando tiravam a máscara. Até então, os nomes estavam em mosaico, porque era óbvio que antes de começar o dorama ninguém sabia quem iriam interpretá-los.

- A identidade do Demônio Azul foi a última a ser revelada no episódio 5, muito embora a maioria das fãs do Sexy Zone já estavam desconfiando que era o Fuma Kikuchi já no trailer de divulgação do dorama antes do primeiro episódio.

- Quem for muito fã do Arashi e do Sexy Zone, vão encontrar muitas referências de ambos nos episódios - no chat do Hyakki Yako Channel, é possível encontrar nomes dos personagens que Sakurai interpretou em doramas e filmes. Sem contar a famosa frase de Fuma no programa "Dokkiri GP" - "Yurusenai!!" (imperdoável. Ele falava sempre que pregavam peças nele, especialmente quando deixavam ele como veio ao mundo).

Se prestarem bem atenção, a placa de um dos carros que Musashi (Sakurai) e Sagami (Shirasu) usam, tem a numeração 11-03, que seria a data do single debut do Arashi (que foi no dia 3 de novembro de 1999).


- Uma das frases que Musashi sempre repete quando algo de errado acontece - "Uso darou" (que pode ser interpretado como "está brincando comigo"). Mas se ouvir na distração, pode soar como "kuso darou" que já é mais pesado (mas um palavrão aceitável porque todo mundo fala mesmo).

- A atriz Manami Higa era bem conhecida como a enfermeira Haruka Saejima, da série e filme "Code Blue". Houve gente que comentou que ela "subiu de profissão" porque em "Dai Byouin Senkyo" interpretou uma médica.

- Sonim é neta de coreanos nascida no Japão. Fez teste para entrar no grupo Morning Musume em 1999, mas acabou fazendo parte do grupo EE Jump, que acabou em 2002. Tentou carreira solo com o single "Curry Rice no Onna", mas preferiu ter foco em atuação (fez mais teatro). 

- As atrizes Rio Asumi (que interpretou Yu Inaba) e Sei Matobu (que interpretou Yuriko Hyuga) eram atrizes do Teatro Takarazuka, ambas top star da equipe Hana, mas em anos diferentes. 

- Jin Shirasu entrou na carreira de ator ao ficar entre os 30 melhores colocados no concurso "22nd Junon Super Boy Contest" em 2010, e no ano seguinte já foi escalado para atuar no musical "Prince of Tennis 2nd Season". Seu sobrenome real é Sasaki, mas mudou para Shirasu por causa do comerciante e político Jiro Shirasu.

- O Hydra Virus mencionado é referência ao Corona Virus. E o navio Premium Panakeia é referência ao Diamond Princess, e também ao caso P2, que seriam as iniciais do navio mencionado no dorama.

- A música de encerramento "W", interpretado pelo grupo Snow Man, foi revelado no final do programa "Show Channel" pelos membros Tatsuya Fukazawa e Ryohei Abe, que eram convidados do programa, transmitido no mesmo dia que o dorama ia estreiar (no dia 14 de janeiro).

- No site de streaming hulu, nos dias que encerraram o nono e o décimo episódios, sairam dois episódios spin-off do dorama - "The Night Before" - protagonizados por Fuma Kikuchi e Jin Shirasu, sobre os acontecimentos antes da invasão do hospital Kaiseido.

- A Biblioteca Central da cidade de Takasaki (Gunma) foi usada como cenário nas externas e no lobby; o quarto andar onde os reféns ficaram, foi filmado no Hospital da cidade de Hiratsuka (Kanagawa); o quinto andar foi no Planear Hatsudai Studio; o estacionamento do subsolo do hospital foi filmado no estacionamento subterrâneo do Saitama Super Arena.

- Já a fachada da Polícia Central de Kanagawa foi filmada a fachada do prédio da Prefeitura da cidade de Takasaki (Gunma).

- Obviamente, logo que terminou o quinto episódio, onde a identidade do Demônio Azul era revelada, a HP oficial do dorama da NTV já teve a nova fachada.


- Nas SNS, teve muita gente apostando quem interpretava o demônio de tal cor, especialmente o vermelho (interpretado por Shogo Oshinari), que chegaram a cogitar até o Kazuya Kamenashi e branco (interpretada por Sei Matobu), que acharam que fosse a Michiko Kichise. 

- Atenção, que no final do último episódio tem uma surpresa.

Fontes: Oricon, site oficial do dorama via NTV, Instagram oficial.

Imagens: NTV, twitter, Oricon, modelpress, mantan web, Instagram oficial do dorama.

Comments