Os Dez Mais da Autora - Caindo no Conto das Bebidas Sazonais

... mas bem que toda vez que sai produto novo nas cafeterias, já vai correndo provar mesmo que dê uma bela dor-de-barriga depois.

Quem me acompanha no Instagram, acaba se deparando com um copo de bebida diferente, seja no café da sereia ou não, mas pelo menos aqui no Japão, entra mês, sai mês, sempre as cafeterias do momento acabam lançando produtos sazonais, que duram pouco tempo e, se a clientela aprovar e lotar a caixinha de sugestões, quem sabe relançam?

Pois é, a autora aqui cai direitinho nessa jogada de marketing desde que descobriu essas cafeterias, uns vinte anos atrás, mas a gente experimenta para saber como é, se gostar, a gente repete, senão é a primeira e última.

Sempre eu prometo para mim mesma que um dia eu faria postagem toda vez que eu experimento alguma bebida sazonal, dando maiores detalhes, minhas impressões, etc., mas nem no Instagram eu faço direito, mas como não sou influencer nem nada, apenas uma mera consumidora, então taca a foto e descreve sucintamente a respeito...

1. Gaburi Peach Frappuccino: Até agora estou tentando saber porque "gaburi", mas vamos à bebida. A base é de geléia de pêssego, com pêssego batido com gelo, pedaços de pêssego e chantili com sabor de pêssego. Achei que ia ficar demasiadamente doce, mais por causa da base, bem generosa por sinal, mas a bebida se tornou leve e menos doce do que eu estava imaginando. No momento, é a bebida sazonal que entrou no cardápio na cafeteria da sereia. 

Quem tiver o aplicativo e pedir a bebida no copo de vidro que a maioria das cafeterias tem, além de juntar pontos, tem desconto. Isso se for consumir dentro do estabelecimento claro. Se tiver seu próprio copo de frappuccino, também ganha desconto.


2. Coffee-Ade Cool Lime: Foi na temporada passada e, obviamente fui eu experimentar. É a marca da cafeteria essa bebida sazonal pro verão - uma mistura de lima e limão com essência de café, com direito a uma rodela de lima em cima. Sim, ninguém leu errado - tem café no meio, mas confesso que a bebida em si ficou amarga demais. Nesse ponto, confesso que café e fruta cítrica não combinam...


3. Setouchi Lemon Cake Frappuccino: Como o nome diz, é feito de limão de Setouchi com farelo de bolo (o lemon cake) em cima. Aqui vende-se um bolinho feito de limão no formato de um limão e com cobertura com sabor limão, mas tem um sabor agradável e nada enjoativo (por sinal, os bolos daqui do Japão a maioria são leves e nada enjoativos, porque colocam muito pouco açúcar). 

Os limões Setouchi são famosos por serem mais doces e menos azedos como os limões comuns, e são encontrados na região de Setouchi (Okayama) e Hiroshima, por causa do clima. 

Consegui experimentar logo na primeira semana da minha mudança...


4. Oleato Oats Milk Latte: Leite de aveia com... azeite de oliva extra virgem!!! Se não me falha a memória, fui experimentar no Starbucks Reserve (que é um pouco mais sofisticado) em Nagoya, porque era somente no Reserve que essa bebida é servida. Eu gosto de leite de aveia, desde que quente, mas com azeite de oliva, eu achei meio estranho, vamos dizer, eu não consegui saber que gosto essa bebida acabou sendo no final das contas!


5. Melon of Melon Frappuccino: Um tempinho antes, a cafeteria da sereia havia lançado uma bebida a base de melão - desde a base até o chantili -, mas não sei porque ela ficou extremamente doce ao ponto de ser enjoativo. Eu adoro melão, mas bebida ao ponto de enjoar... 

Daí em abril deste ano, lançaram novamente uma bebida a base de melão, e fui eu experimentar com os dois pés atrás devido à experiência anterior. Mas desta vez, me surpreendeu - mesmo com a base com cantalupo e honeydew (dois tipos de melão, de consistência mais carnuda, porém mais suculenta), batida com leite e com chantili com sabor melão - a bebida ficou menos doce do que da versão anterior.


6. Snoopy Vanilla Cream Frappuccino with Crush Cookie e Snoopy American Waffle with Crush Cookie: Confesso que exagerei, mas no dia que fui no dia do lançamento, estava com muita fome. O Vanilla Cream Frappuccino é o que nunca sai do cardápio, se quiser, pode customizar com biscoito triturado, o mesmo com o american waffle, pedindo o opcional com chantili e colocar biscoito triturado em cima. 

Acho que eu deveria ter pedido o Sally Brown American Waffle with Caramel Pretzel Crush, que talvez fosse menos doce por causa do pretzel, que geralmente é um pouco mais salgado e corta um pouco o excesso de doce do caramelo...


7. Maple Caramel Macchiato e Soy Chiffon Cake: Fugindo um pouco do café da sereia, quando eu morava em Aichi, era muito difícil eu ir no Tully's Coffee, porque o mais acessível para mim, era quando eu ia para Nagoya. 

No início deste ano, para promover o dorama "Yugure ni, Te o Tsunagu", a rede Tully's fez uma colaboração com o dorama, e lançaram duas bebidas sazonais, que eram servidos no café fictício, o Tomigaya Coffee, onde o Oto Umino (interpretado por Ren Nagase) trabalhava para pagar as contas. 

Como era inverno, era mais óbvio que eu havia pedido o Maple Caramel Macchiato, um espresso com leite cremoso, com calda de maple (um tipo de melado feito de bordo, muito comum no Canadá) e caramelo, com canela em pó. E a combinação deu certo. Na compra do produto, ganhava um adesivo baseado no dorama (na época que fui, já eram três modelos diferentes).

Quanto ao chiffon cake, ele é feito com farinha e leite de soja, ou seja, para quem quer algo mais light e sem leite animal, é a opção e tenho a dizer que ficou muito mais saboroso.


8. Tom & Jerry Sakura Mau Ichigo White Chocola Latte: Já faz algum tempo que a rede Tully's faz colaboração com os personagens Tom & Jerry, e quase sempre entre fevereiro e março, quando trazem bebidas a base de morango e sakura, fora os goods, aplicativos e até um photo booth. A bebida eu costumo pedir quente mesmo, porque a versão gelada, o pessoal coloca gelo até a borda e acaba ficando aguada.

A bebida tem mais sabor de morango com um leve sinal de cereja. É à base de café com leite e como cobertura, chantili com raspas de chocolate branco com morango. Mesmo tendo um pouco de café, pra mim não alterou em nada (os latte são mais leite com café). Por ser limitado, muitas vezes pode acontecer de algumas lojas terem esgotado.


9. Opera Frappuccino: Esse produto realmente foi bem limitado, durou duas semanas, por causa da semana do Valentine's Day e fazia parte das bebidas limitadas a base de chocolate (a primeira eu havia perdido e quando fui, já estava esgotado, que era o Fondant Chocolate). O Opera Frappuccino era inspirado no bolo francês, o Opera Cake ou Opera Garnier, que é um tipo de bolo de amendoas e chocolate em camadas. 

No caso da bebida, era a base de leite de amendoas, dark chocolate e ganache. Apesar de ter muito chocolate, não achei que ficou em excesso nem enjoativo. Mas uma pena que durou muito pouco mesmo.


10. Sakura Soy Latte e Sakura Donut: Entra fevereiro e tudo fica com temática de sakura, desde as lojas até cafeterias. E a da sereia não poderia ser diferente, inclusive os copos onde são servidos as bebidas são decorados com as flores. Como ainda estava um frio de lascar, eu fui de bebida quente mesmo. 

Este ano, não consegui o Sakura Frappuccino, mas provei a versão leite de soja com sabor de sakura, o que tornou a bebida mais leve e agradável. E ainda, um donut com cobertura de sakura, porque o chiffon cake tinha acabaco na loja onde fui.


Eu sei que eu deveria variar mais, indo em outras cafeterias, mas a maioria serve café propriamente dito, no máximo com leite ou capuccino. Um dos motivos de eu ir mais no da sereia e o Tully's, é poder trocar o tipo de leite, de animal para vegetal. No da sereia, posso escolher o de soja, amêndoa ou aveia. Já no Tully's, por enquanto só o de soja.

Mas, quem sabe agora eu posso ir em outros lugares, pegar cafeterias ou kissaten (cafeterias mais tradicionais, no estilo Era Showa), vai depender agora da minha disposição, porque o calor que está fazendo aqui ultimamente, nem os mais fortes aguentam!!!

Imagens: todas da autora e estão no Instagram dela.





Comments