[Dorama Topic] Locações de Doramas e Filmes

Uma das coisas que sempre dizia que "Japão não é somente Tóquio", e olha no que deu: recentemente acabei voltando a morar na região de Kanto. Mas tenho inúmeros motivos para essa mudança...

Vamos ao assunto principal: a gente que é dorameira ao ponto de pegar alguns finais de semana e maratonar, existem algumas coisas que deixamos passar batido, que seriam as locações. Melhor dizendo, onde o enredo foi filmado.

Pelo menos grande parte do enredo dos doramas e filmes japoneses se passam em Tóquio, seja na área metropolitana, ou nos arredores, mas felizmente o pessoal lembra que Japão não se restringe à capital e acabam fazendo o enredo em outro lugar, afinal, o Japão possui 47 províncias, então lugar tem de sobra. Mas, um dos motivos de fazer locação em Tóquio justamente por causa de locomoção, tempo e se tem permissão para filmar. Sim, existem lugares que não são permitidos filmagens nem se for externa (senão vira tumulto como às vezes acontece no famoso lugar em Ebisu, por causa do "Hana Yori Dango"). Sem contar que Tóquio existem lugares que nem os próprios moradores sabiam.

Mas vamos sair de Tóquio e listar alguns doramas e filmes que foram ambientados em outras províncias. Lembrando que asadora e taiga dorama não entram na lista porque esses gêneros já têm como regra, ambientar na cidade onde o protagonista viveu.

(Acredito eu que vai ter mais filme do que dorama nesta postagem...)

1. Hokkaido: Província que fica no extremo norte do Japão, conhecida pela sua excelente qualidade de leite, o famoso Yuki Matsuri, pesca, agricultura e pecuária. Vários doramas e filmes tiveram algumas cidades de Hokkaido como cenário, por causa da paisagem de inverno e os campos de lavanda, por exemplo.

- Kita no Kuni Kara (1981~2002): Ambientado na cidade de Furano, o dorama sobre a família Kuroita teve 26 episódios (durou um ano) e oito especiais, com o mesmo elenco principal. Praticamente os atores Hidetaka Yoshioka e Tomoko Nakajima (que interpretaram os irmãos Jun e Hotaru Kuroita) cresceram no dorama. Na cidade de Furano, onde o dorama foi ambientado, tem um parque chamado Rokugo no Mori, onde estão as casas que foram cenário da história.

- Yasashii Jikan (2005): Também foi ambientado em Furano, onde um ex-businessman resolveu abrir uma cafeteria, o Mori no Tokei (The Forest Clock). A cafeteria existe e fica no Prince Hotel em Shin Furano.

- Silver Spoon (2014): Baseado no manga do mesmo nome (em japonês é "Gin no Saji"), escrito e ilustrado por Hiromu Arakawa, a mesma autora de "Fullmetal Alchemist". A história de um rapaz que entra em uma escola agrícola e percebe que nem tudo é como ele imaginava, foi ambientada em Hokkaido. A autora nasceu e foi criada em uma fazenda, em Tokachi, Hokkaido, e sua experiência reflete em algumas de suas histórias, como "Silver Spoon" e "Hyakusho Kizoku".

2. Miyagi-ken: Conhecida por ter o famoso festival Tanabata, o personagem histórico Masamune Date e o time de baseball Tohoku Rakuten Golden Eagles, a província de Miyagi também ficou conhecida por ser uma das que sofreu grande impacto do terremoto de Tohoku em 2011, e por sua recuperação. Algumas cidades são usadas também para filmagens devido à paisagem.


- Hyaku kai Naku koto (2013): Parte da história se passa na cidade de Shiroishi.

Last Letter (2020): Boa parte das filmagens foram feitas em Shiroishi-shi, na província de Miyagi. A cena onde Kyoshiro encontra Yoichi, foi em Sendai (capital de Miyagi).

3. Chiba-ken: Por situar ao lado de Tóquio, boa parte das filmagens são realizadas nas cidades vizinhas. Kujikuriki, por exemplo, é usada em cenas de praia.

- Kisarazu Cats Eye (2002): Eu já fiz resenha deste dorama mais zoado do que nunca mas que ficou marcado na memória de muita gente, inclusive da cidade onde a história foi ambientada. A história de cinco amigos de colegial que passam o dia fazendo muitos nadas e à noite cometem pequenos delitos para ajudar os menos favorecidos, se passa quase que inteiramente na cidade de Kisarazu, Chiba (somente a parte onde os jogos de baseball são realizados foi filmado em Sodegaura, cidade ao lado).

Segundo muita gente que mora na cidade, Kisarazu é a cidade perfeita para filmagens, especialmente se for do gênero policial e investigativo, por causa de alguns estabelecimentos e fábricas abandonadas. Outros filmes que tiveram parte do enredo filmado em Kisarazu foram "Ore Ore", "Grasshopper", "Code Blue the Movie" e "Galileo Kindan no Majutsu".

- Yowamushi Pedal (2020): Boa parte das filmagens foram feitas em Chiba, mas em locais diversos, como Kisarazu, Fuutsu, Kyonan e Choshi. 

4. Nagano-ken: Província cuja capital foi sede das Olimpíadas de Inverno de 1998, é famosa por suas montanhas, o castelo de Matsumoto, e frutas, especialmente maçãs.

 - Kamisama no Karute (2011): Baseado no livro de Sosuke Natsugawa, a história do médico Ichito Kurihara e sua esposa Haruna tornou-se filme em 2011 com a sequência em 2014 (e um dorama em 2021). A história foi ambientada na cidade de Matsumoto, Nagano (exceto onde Ichito e Haruna vão ao templo, que fica na cidade vizinha, Azumino).

5. Okinawa: Muita gente conhece/já ouviu falar de Okinawa, província que fica ao extremo sul do Japão, formada por ilhas, e seu dialeto próprio. Muitas pessoas que foram fazer turismo, dizem que o clima é ameno e a qualidade de vida muito boa, tanto que a taxa de longevidade dos moradores é alta.

- Dr. Coto Shinryoujo (2003 a 2023): As ilhas de Okinawa foram cenários para diversos filmes e doramas, como "Nada Sou Sou" e "Ikari". O dorama e filme "Dr. Coto Shinryoujo" foi inteiramente filmado em Yonagunishima, uma das ilhas de Yaejima, Okinawa. Algumas cenas foram em estúdio, mas o restante foi na ilha mesmo.

6. Nagasaki-ken: Uma das províncias da região Kyushu, é conhecida por ter sido o ponto de entrada de estrangeiros, inclusive existem cidades com arquitetura européia, sem contar que algumas palavras vieram de Portugal, como sabão, castela, copo e pão. 


- Haha to Kuraseba (2015): Embora a história original se passe em Hiroshima, o diretor escolheu Nagasaki por ser a segunda cidade a ser atingida pela bomba atômica em 1945. O filme rendeu os prêmios da 39a. edição do Nihon Academy em 2016 de melhor ator (Kazunari Ninomiya) e melhor atriz coadjuvante (Haru Kuroki).


- Sakamichi no Apollon (2018): Ambientado nos anos 60, foi baseado no manga e anime do mesmo nome. A história se passa na cidade de Sasebo, Nagasaki, conhecida por possui o famoso parque temático holandês Huis Ten Bosch. A autora, Yuki Kodama, se inspirou na cidade natal.

- Barakamon (2023): Baseado no manga do mesmo nome sobre um calígrafo famoso que acaba indo passar um tempo nas Ilhas Goto, em Nagasaki, para esfriar a cabeça e acaba crescendo como pessoa e aprendendo o que Tóquio nunca lhe ensinou. O dorama passa nas Ilhas Goto e, inclusive, teve apoio da entidade "Nagasaki no Hen", para estimular as pessoas a irem morar em Nagasaki.

7. Fukushima-ken: Embora atualmente seja conhecida como a província que mais sofreu com o terremoto de 2011 devido a ter uma usina de energia nuclear (e que rende controvérsia até hoje), a província é conhecida por sua fonte pesqueira e terra natal das bonecas de madeira, as kokeshi.

- Hula Girl (2006): História baseada na vida real de Kaleinani Hayakawa, que ajudou a difundir a arte da dança havaiana, a hula, e do grupo de garotas que ajudou a construir o Joban Hawaiian Center (hoje Spa Resort Hawaiians), para salvar a cidade de Iwaki (Fukushima) de uma eminente falência devido ao fechamento das minas de carvão, que eram a fonte de renda da cidade. O filme rendeu cinco prêmios principais da 30a. Edição do Nihon Academy em 2006, como melhor filme, melhor direção e melhor atriz coadjuvante (Yu Aoi). A comediante Shizuyo Yamasaki, do Nankai Candies, ganhou o de atriz revelação na mesma cerimônia.

8. Kochi-ken: Uma das quatro províncias que forma a ilha Shikoku, a província é famosa por ter sido a terra natal do reformista Ryoma Sakamoto. 


- Kencho omotenashika (2014): Baseado no livro do mesmo nome em 2011, é a história real do autor, Hiro Arikawa, sobre a criação de uma divisão na província de Kochi, a "Divisão de Hospitalidade", com o intento de estimular o turismo na região. O filme, protagonizado por Kengo Kora, Ryo Nishikido e Maki Horikita, foi inteiramente feito na província de Kochi.

*A capa do single "Koko ni Shikanai Keshiki" do Kanjani Eight, foi fotografada em vários pontos turísticos no Japão e traz o grupo em seguintes lugares - You Yokoyama (Shirakawago, Gifu), Subaru Shibutani (Nagai Stadium, Osaka), Shingo Murakami (Castelo de Kumamoto, Kumamoto), Ryuhei Maruyama (Sagano, Kyoto), Shota Yasuda (Okinawa), Ryo Nishikido (Katsurahama, Kochi), Tadayoshi Okura (Hokkaido).

- Osozaki no Himawari (2012): Sobre a vida de 7 jovens que moram na cidade de Shimanto (Kochi) e repentinamente as vidas mudam de forma inesperada.

9. Toyama-ken: Uma das províncias da região de Hokuriku, é onde se situa a famosa represa de Kurobe e a rota alipna de Tateyama Kurobe (onde tem o famoso paredão de neve).

- Hitsuji no Ki (2018): Para aumentar a população da cidade de Uobuka, o governo resolve trazer novos moradores, só que eles são ex-detentos num programa de reintegração social. A cidade de Uozu serviu como cenário para o filme.

10. Mie-ken: Quase ninguém lembra dessa província, embora tenha o famoso autódromo de Suzuka, o templo de Ise onde está o Espelho Sagrado (uma das jóias do Imperador), o Nagashima Spa Land (e o parque que fica quase ao lado), as 48 cascatas de Akame (que fica em Nabari), a cidade de Iga (conhecida como a "cidade dos ninjas") e a famosa carne Matsuzaka.

- Shinobi no Kuni (2017): O filme foi baseado no livro do mesmo nome de Ryo Wada, sobre a história de Mumon, o único ninja de Iga famoso por ser um poderoso assassino, mas é preguiçoso e tenta arranjar um jeito de conseguir dinheiro para agradar sua esposa. Mas o dia que Mumon acaba assassinando um ninja de outro clã para conseguir a recompensa, acaba por desencadear uma batalha sangrenta. Boa parte do filme foi feita na cidade de Iga.

Eu sei que deve ter muito mais, pois, como disse, o Japão possui 47 províncias, e pode ser que em alguma cidade perdida pode ter servido de cenário e ninguém nota (culpa nossa também que a gente sempre acha que Tóquio é perfeito pra tudo né).

Algumas cidades que foram cenários de filmes ou doramas possuem informações (especialmente se o lugar for histórico), mas o legal seria o que vi em Umeda (Osaka), um guia - em inglês - sobre locações em anime, e trazia o mapa e os respectivos animes (mas em Kumamoto não trazia o Natsume Yujincho, então está incompleto).

Muitas vezes vale a pena assistir a diversos doramas e filmes japoneses que são ambientados em outras províncias, o que pode acontecer de querer conhecer o local. No caso de asadora e taiga dorama, as cidades onde o enredo é ambientado chegam a promover e fazer campanhas para estimular o turismo e comércio local, mas já teve muito filme que ajudou a cidade onde fez a locação para filmagens a trazer turistas e conhecer mais sobre o local.

Imagem que abre a postagem: O famoso Lockhart Castle, que está na cidade de Takayama, Gunma, é conhecida por ser local preferido para muitas filmagens e promotion videos, tanto na parte interna como na externa. É muito famoso por ser o primeiro castelo europeu a ser reconstruído no Japão, ou seja, trouxeram o castelo da Escócia para Gunma.

Imagens: Lockhart Castle, Fuji Television, TBS, NTV, Shochiku, Infinity Records.

Fonte: loca.ash.jp, jldb.bunka.go.jp, location japan, etc., além das contas oficiais dos filmes e doramas.

Comments