Coisas que aprendi (e continuo aprendendo) no mundo Dorama

Desde que cheguei aqui, em 1998, viciei numa coisa chamada dorama, ou pra ser bem sucinta, "novela japonesa". Tudo porque eu fui dividir um apartamento com mais três meninas que já estavam morando muito mais tempo e assistiam doramas todas as noites, fora os programas de variedades. Tudo em japonês, claro, porque ter um computador ainda dava, mas a conexão da internet, dependendo de onde morasse, ou funcionava que era uma beleza, ou o sinal nem chegava. 

Sem contar que, ter antena parabólica para poder assistir programas do Brasil, era uma facada dupla nas costas, porque o canal não tinha no pacote de sistemas como SKY Perfect TV ou WOWOW, por exemplo. Era à parte e nem lembro se pagava por mês ou por trimestre. (Eu nem assistia novela quando eu estava no Brasil, imagine ter que pagar pra assistir no exterior...)

Voltando, eu comecei a acompanhar muito dorama quando cheguei aqui, mesmo não entendendo quase nada, tinha que pedir ajuda, mas com o tempo, fui entendendo, já que onde morava, dava pra contar nos dedos quantos brasileiros moravam na cidade, então tive que aprender japonês na força do ódio (já contei o episódio do lamen de molho de tomate?

Mais de vinte anos depois, acho que dá pra listar pelo menos dez coisas que aprendi e continuo aprendendo no quesito doramas...

1. Procure variar os gêneros - desde romance até os jidaigeki, aka dorama da época Sengoku. Com o tempo, quem sabe acha qual seria seu gênero favorito. O duro é quando gosta de todos, mas tudo bem.

2. Não ficar concentrada somente em um artista (olha quem fala...), porque eu já passei por isso, e agora estou correndo atrás do prejuízo. Ok, você gosta, admira, venera e assiste quando ele atua. Mas existem outros tão bons quanto, e acaba deixando de lado só para monopolizar o mesmo. Experiência própria: agora, estou encaixando outros doramas e filmes das temporadas de eras passadas no meio da temporada atual.

3. Gosto é que nem b*nda, cada um tem a sua. Se você gosta de tal gênero, tal artista, muito bem. Mas se outra pessoa tem opinião contrária, deixa ela ter, nem vale a pena brigar. A não ser que ela simplesmente disse "não gostei e acabou", porque motivo tem que ter... Isso porque já discuti com um que falou mal pra caramba de um dorama que muita gente amou. Quando a pessoa não tem como conversar, aí o jeito é dar unfollow e bloquear.

4. Indicar e ter indicações de doramas e filmes, sem problemas, isso sempre é bem aceito, porque quanto mais variedade, melhor. Especialmente aqueles doramas e filmes que ficam meio que esquecidos ou porque passou num horário ruim ou porque o filme não foi exibido em todo o país. Eu tento indicar mais aqueles que passam num horário em que metade do povo está naquele sono profundo, e os enredos são muito bons.

5. Procurar não "desmoralizar" tal artista nos comentários, só porque interpreta tal tipo de personagem, porque, no meu ponto de vista, isso desanima outras pessoas a quererem assistir e saber mais dela. Tem muito dorama e filme que acabei deixando de lado só porque criticaram a artista que interpretava. Confesso que eu já fiz isso e já levei bronca, tanto que evito ao máximo possível de falar "algo a mais" do artista.

6. Panfletagem. Tá, eu faço isso mesmo e pior que é direto. Especialmente quando é dorama ou filme que ninguém comenta ou porque ignoram solenemente o artista que interpreta. Pelo visto, acho que não funciona, pelo menos comigo...

7. Japão não é somente Tóquio. Certo que a maioria dos doramas tem o enredo centrado na capital, quando não muito em Yokohama. Se possível, tentar assistir doramas e filmes japoneses onde o enredo se passa em outras províncias. Uma forma de conhecer mais sobre o país longe da metrópole.

8. Por isso que procuro não opinar muito nas minhas resenhas de dorama ou filme nos blogs que possuo, porque vai que a pessoa queria assistir e minha opinião não vale mais nada. Vai por sua conta e risco, assim como eu faço. 

9. Curiosidades, fatos estranhos e trivias - parei de fazer isso nos comentários alheios, porque novamente levei bronca, indireta direta e até DM. Quando não muito, pessoal me bloqueou até nos comentários de blogs. Ou até medida extrema, cortou a amizade da noite pro dia e a pessoa nem olha mais pra minha cara nem pra dizer bom dia. Ainda bem que eu tenho blog...

10. Na boa, minha gente. Assiste e pronto. Gostou ou não, menciona nas redes sociais o produto, mas tente ser gentil, vai que os outros tenham outro ponto de vista, conforme eu já falei. O importante mais é ser feliz e tentar divulgar os doramas e filmes japoneses para a galera interessada.

Imagem: twitter oficial do programa Kintore.

Comments