[Dorama Lista] Doramas que só eu quem assistiu? [Parte 4]

Entra temporada, sai temporada, e temos novos doramas estreando na telinha. E de tantos títulos e gêneros, a gente acaba se perdendo, e assiste aqueles que a gente escolhe por diversos critérios pessoais, como artista favorito, gênero favorito, essas coisas. Nem posso reclamar, porque eu também sou dessas.

Não indico mais dorama ou filme para ninguém, porque posso correr o risco de ter que ler críticas ruins e pesadas em algo que eu havia gostado com amor e carinho.

1. LAST MAN ~ Zenmou no Sousakan (2023): A Polícia Metropolitana de Tóquio, para resolver casos difícieis e até sem solução, possui um recurso chamado "o último homem", que seria um agente da FBI contratado para esses fins, chamado Hiromi Minami. O detalhe é que esse agente é completamente cego, mas possui senso de direção, olfato, paladar e audição extraordinariamente aguçados, e resolve os casos com a ajuda de um dos mais poderosos agentes da polícia, Shintaro Godo. Mas sua vinda para o Japão possui outro objetivo.

Um dos doramas que atingiu altos índices de audiência na primavera de 2023, cada episódio a dupla Shintaro Godo e Hiromi Minami enfrentam diversas situações, com toque de humor e muita ação. Além dos dois terem o respaldo dos colegas Madoka Sakura, Izumi Godo e Yuki Agatsuma. E ao mesmo tempo, Minami tenta descobrir maiores detalhes sobre sua família.

Os doramas que são transmitidos aos domingos, nove da noite, pela TBS, costumam ter temas de aventura, ação e mistério, o que geralmente atingem bons índices de audiência, e se o elenco for bem conhecido, melhor ainda.

Só que, quando menciono esse dorama, o pessoal ignora. Mais do que provado que, dorama que tem Masaharu Fukuyama (que interpretou Minami), Yo Oizumi (Godo) e Ren Nagase (Izumi), o pessoal dorameiro não torce apenas o nariz, mas o corpo todo.

2. Daga, Jonetsu wa Aru (2023): A história "mais ou menos" real de dois humoristas de dois grupos de manzai diferentes - Masayasu Wakabayashi do Audrey, e Ryota Yamasato do Nankai Candies -, que a pedido de uma produtora, acabam formando a dupla "Tarinai Futari". Mas, antes disso, a vida de ambos envolveram decepções, infortúnios, muitas derrotas e perdas, até chegarem aonde estão hoje.

Outro dorama que foi na temporada da primavera de 2023, transmitido aos domingos, 22:30h mas pela NTV, foi baseado nos livros autobiográficos de Wakabayashi e Yamasato. De fato, a dupla temporária Tarinai Futari existiu e o programa durou nove anos, transmitido de forma irregular. O dorama mostra a trajetória de ambos antes da fama.

Para darem maior veracidades nos personagens, Kaito Takahashi, Shintaro Morimoto, Junki Tozuka e Miu Tomita tiveram contato direto com a dupla Audrey (Wakabayashi e Toshiaki Kasuga) e Nankai Candies (Yamasato e Shizuyo Yamasaki), inclusive assistiram toda a série de Tarinai Futari e vídeos da época que as duplas participaram dos concursos de manzai.

Mesmo sendo um dorama que exigiu demais do elenco, o resultado foi muito bom. Agora perguntem se teve mais gente que assistiu??? Daí cheguei a conclusão que, dorama com o Kaito, ninguém assiste, e olhe que ele tem vários.

3. Kinou Nani Tabeta? (2019) A vida cotidiana de um casal homoafetivo - um advogado sério com mania de economia mas gosta de cozinhar e um cabelereiro que não tem vergonha de assumir. Preocupações com o futuro, saúde e família, além de assuntos do dia-a-dia no trabalho e no bairro, são temas recorrentes na história, que é regada a muita comida.

Baseado no manga do mesmo nome de Fumi Yoshinaga, a história do advogado Shiro Kakei e seu parceiro, o cabelereiro Kenji Yabuki, ganhou a versão dorama e filme tendo Hidetoshi Nishijima e Seiyou Uchino nos papéis de Kakei e Yabuki respectivamente. E fizeram tanto sucesso que a série ganhou dois especiais, um filme e uma segunda temporada. Detalhe: o manga ainda está em andamento.

Dá pra contar nos dedos quantas pessoas assistiram a série toda e aguarda uma terceira temporada. Desconfio que os dorameiros não gostaram de saber que Nishijima, um dos preferidos da turma, interpretou um personagem gay.

4. Kashimashi meshi (2023): Três ex-colegas da universidade - Chiharu, Nakamura e Eiji - se reunem para fazerem deliciosas refeições, jantarem e conversarem sobre suas vidas, que envolvem traumas, problemas de relacionamentos, perda de amigo. Aos poucos, eles vão curando suas feridas.

É um dorama que foi pouquíssimo comentado. A maioria dos doramas transmitidos pela emissora TV Tokyo quase muita gente não conhece. "Kashimashi meshi" foi transmitido nas segundas-feiras na primavera de 2023. Na verdade, eu soube do dorama através de dorameiros estrangeiros!!!

São oito episódios que dá pra maratonar num dia só, mas aconselho não assistir de estômago vazio (e também foi um doramas que me fez dar um crédito para a Atsuko Maeda, que estava melhorando na atuação, coitada).

5. More Than Words (2022): Dois colegas de escola - Mieko Takagi e Makio Senoo - resolvem fazer um trabalho temporário em um izakaya e conhecem um dos responsáveis, um jovem universitário Eiji Fukunaga. Os três começam a sairem juntos, até que surge algo mais entre Eiji e Makio.

O dorama foi feito exclusivamente para o amazon prime em 2022, baseado no manga do mesmo nome da autora Etsuko. É um dos primeiros trabalhos como mangaka profissional depois de tempos independente (doujinshi). Embora a história tenha sido publicada em uma revista seinen, a história tem tema BL, tanto que a continuação - "In the Apartment" - da mesma autora, foi publicada em uma revista BL.

Esse posso dizer que é um tipo de enredo que muita gente pode não gostar, porque existem temas e cenas pesadas para quem estaria acostumada com enredo mais light e fofo, mas como eu conheço bem o estilo das histórias que a Etsuko escreve, tem que estar bem preparado psicologicamente.

6. Bokura no Shokutaku (2023): Yutaka Hozumi, um funcionário de escritório, tem o hábito de fazer suas refeições sozinho devido a um trauma de infância. Um dia, enquanto fazia suas refeições no parque, um garoto pede o onigiri que Yutaka estava comendo, porque dizia que seu irmão fazia comida ruim. O irmão aparece, dá bronca, mas acaba pedindo para que Yutaka o ensine a cozinhar.

Eu havia postado sobre esse dorama nesta postagem aqui, e estou devendo resenha, porque é um daqueles doramas BL que tem enredo bem light, sem pegação nem apelações, abusos de relacionamentos, essas coisas que costumam ter na maioria, mas felizmente existem temas bem mais leves e fofos que compensam e muito o outro lado.

O problema deste dorama somente ser conhecido no núcleo BL, é justamente isso. E também por ter sido exibido em canal pago. Quando eu assisti, foi através do aplicativo que funciona aqui, o TVer, que exibe os programas do passado e disponibilizam por tempo limitado (se for programa regular, dura por uma semana ou até ser exibido o próximo episódio). E se saiu legendado, talvez algum fansub especializado em temas BL.

7. Metamorphosis no Engawa (BL Metamorphosis, 2022): Yuki Ichinoi, uma senhora de 75 anos que vive sozinha após a perda do esposo, compra um manga BL (boys love) despertada pela curiosidade porque achou o desenho da capa bonito. Isso desperta a curiosidade também da atendente da livraria, Urara Sayama, uma estudante do colegial de 17 anos, fujoshi (que gosta de ler muito conteúdo BL) e sem amigos. Gradativamente, Yuki e Urara começam a desenvolver uma amizade muito além dos mangas e independente da grande diferença de idade entre elas.

O manga é conhecido pela maioria das leitoras devido ao enredo - uma senhora viúva que vira fujoshi e tem amizade com uma menina com a idade que poderia ser sua neta. A história é bem levinha, gostosa de ler, e o filme - protagonizado por Nobuko Miyamoto e Mana Ashida - é daqueles que emociona. A autora do manga, Kaori Tsurutani, participou no roteiro e também no design dos personagens que Urara cria.

Assisti o filme quando saiu no amazon prime, por motivos de que, quando o filme passou nos cinemas, não passou na cidade onde morava, e estava sem condições para ir em outra cidade (na época, eu estava muito esgotada tanto fisicamente quanto psicologicamente por causa do antigo emprego). Nem sei se algum fansub chegou a legendar para o pessoal dorameiro assistir, mas nem sei se despertaria interesse, mesmo tendo Mana Ashida (como Urara) e Kyohei Takahashi (do Naniwa Danshi) no elenco.

Eu tenho mais na lista? Ter, eu tenho, só preciso organizar, porque tenho muito dorama que assisti em tempo real e locava no Tsutaya quando não conseguia assistir no dia, e acredito eu que muita gente nunca ouviu falar.

Como eu vivo dizendo, eu não indico isso ou aquilo pra ninguém. Eu posto os que andei assistindo pra ver se desperta a curiosidade do pessoal dorameiro, para que não fiquem nos mesmos de sempre. Existem milhares de doramas com enredos diversos, artistas conhecidos ou não, basta procurar. Mas também encontrar legendado, vai também do interesse de quem administra. Mesma coisa acontece porque tal dorama ou filme os streamings mundiais não disponibilizam - depende muito desses streamings, se valeria a pena ou não. Nem tanto seria a boa vontade das emissoras, mas do outro lado também.

Eu não gosto muito de ficar pedindo para os fansubs para legendar esse ou aquele, porque eles devem estar cheios de projetos para fazer, e como eu disse, só não me voluntario para ajudar, porque meu nível de língua japonesa é pior do que criança no jardim de infância.

Imagens: TVer (a que abre o post), TBS (Last Man e Bokura no Shokutaku), NTV (Daga, Jonetsu wa Aru e Metamorphosis no Engawa Movie), TV Tokyo (Kashimashi Meshi e Kinou Nani Tabeta), amazon prime (More Than Words).

Comments