[BEDA Semanal] Recomendações da Semana

É meio difícil... melhor dizendo, é muito difícil de fazer uma postagem sobre recomendações de alguma coisa para a semana, mas acabei lembrando de um quadro do podcast Otaku no Kissaten, em que eles fazem o "Honjitsu no Osusume", em que eles indicam algum anime, game, manga para os ouvintes conferirem e verem se gostaram ou não.

Não vou colocar os doramas porque eu fiz isso nesta postagem aqui, e estou devendo resenha detalhada delas, o mesmo vale para filmes, porque de um bom tempo pra cá andei indo ao cinema e fazendo bom uso do prime video.

Outra coisa que não recomendo, é programa de variedades, porque não são transmitidos em todos os lugares, mas que existem muitos bons, e, quem mora aqui, dá pra assistir em outras plataformas (ou apelando para meios alternativos, se me entenderam), quem sabe eu possa incluir por curiosidade, sei lá.

Mas vamos às minhas recomendações randômicas para esta semana (quem sabe se der certo, eu acabe colocando como tag permanente...), mas aviso que, se eu fizer, vai ser formato diferente do que eu posto em Kiyomi's Notes (que esse eu posto coisas que andei fazendo em eras passadas).

- Podcast Otaku no Kissaten: Com quatro anos de existência e mais de 100 episódios, o podcast formado por quatro brasileiros residentes no Japão, eles abordam assuntos do mundo otaku - anime, manga, filmes, eventos, games. Tudo de uma forma bem humorada e divertida. Dois deles, eu conheço pessoalmente, e posso recomendar esse podcast sem pensar. Eles possuem conta nas redes sociais e o podcast pode ser ouvido em qualquer agregador. 

Mangas e Animes: Sou daquelas que costuma fazer o contrário - assiste o anime pra depois ler o manga, e se ambos estiverem em andamento, aí a situação piora. Vou citar três que, para mim, fogem muito do convencional... eu acho.

- Natsume Yujincho, de Yuki Midorikawa (LaLa/Hakusensha): A história de Takashi Natsume, um adolescente que consegue ver espíritos e herdou de sua falecida avó um livro contendo os nomes de todos os espíritos que ela enfrentou, já conta com trinta volumes tankobon, seis temporadas de anime (este ano vamos ter a sétima temporada, ainda bem), dois anime movies e grande popularidade, graças ao carisma dos personagens (que são pessoas normais como qualquer uma) e ao "guarda-costas" de Natsume, o gato Nyanko-sensei, que se transforma em uma entidade espírita, o Madara. O manga é um dos mais populares da revista Monthly LaLa e foi um dos responsáveis por estimular o turismo na cidade de Hitoyoshi, Kumamoto, porque além da autora ter nascido na cidade, a história se passa lá, ao ponto de ter até táxi que faz a rota turística.

- Mystery to iu Nakare, de Yumi Tanaka (Flowers/Shogakukan): Totonou Kunou, um universitário que mora sozinho, sem amigos, nem namorada e não trabalha e é sustentado pelos pais, por causa de um incidente, acaba involuntariamente ajudando a polícia do bairro onde mora para resolver alguns casos, e em outras situações, acaba se envolvendo em outros. A história ganhou um dorama, um especial e um filme, mas como o manga ainda não terminou, pode ser que futuramente tenha uma segunda temporada, já que tem muita ponta solta. O manga está no 13o. volume tankobon e ainda sendo publicado na revista Flowers. O interessante é, além da arte de Tanaka (quem chegou a ler Basara e 7Seeds, vai entender), é a forma de como Kunou consegue resolver os casos. E ainda diz que não quer se envolver com a polícia (mas bem que acaba sem querer), mas é o tipo de história que tem que prestar muita atenção na leitura, porque a resposta está escondida na trama.

Imagem de divulgação para uma loja temporária com os produtos do anime em 2023, logo que terminou a primeira temporada (da esquerda para direita: Rain Ames, Lance Crown, Finn Ames, Mash Burnedead, Lemon Irvine e Dot Barrett)

- MASHLE, de Hajime Komoto (Weekly JUMP/Shueisha): Mash Burnedead nasceu sem magia num lugar onde todo mundo usa magia para tudo, mas para compensar essa falta, passou a exercitar seus músculos, rapidez e destreza somente com a força física. Ama comer choix cream e mora com seu pai adotivo nos confins de uma floresta, porque se descobrem que ele não tem magia, pode até ser eliminado. Para poder viver em paz, Mash acaba aceitando a oferta de entrar em uma escola de magia para ser um visionário, mas a tarefa não vai ser fácil. O manga já terminou em julho de 2023, contando 18 volumes (e saem alguns novels com paródia de RPG), mas já saiu duas temporadas de anime. Como disseram os podcasters do Otaku no Kissaten - quem não quiser dar um centavo para a autora daquele mago, leiam o manga MASHLE e assista o anime, porque é uma zoeira sem fim, paródia (não somente das histórias daquele mago, mas de outros mangas e animes) e muita pancadaria, porque Mash resolve quase tudo na porrada. Detalhe é que fisicamente, não parece que tem músculos, tem aparência de um rapaz normal. E dá-lhe choix cream.

Álbum: De alguns artistas eu acabo comprando a versão física porque ainda não tem no Spotify ou Apple Music ou no amazon music, whatever, e também dependendo do artista, vem alguns bônus extras, como faixa bônus, DVD com o promotion video, DVD com alguns bastidores, enfim. De outros, se tiver nos streamings, eu acabo ouvindo, porque sempre tem uma ou outra música que eu gosto.

- SCIENCE FICTION, de Hikaru Utada: Pouca gente sabe, mas também é porque dificilmente eu comento, mas eu já ouvia as músicas da Hikaru Utada desde 1998, quando ela apareceu no cenário musical com a música "Automatic". O sucesso veio com "First Love", tanto como no single e no álbum. Mesmo não aparecendo tanto em programas musicais e a última tour foi em 2018, ela vem lançando música nova nos streamings. Embora tenha duas coletâneas, o álbum recente - SCIENCE FICTION - reune as melhores músicas e as que não haviam sido lançadas em algum álbum de estúdio (as que saíram em formato digital), com nova remixagem. Um dos motivos que recomendo esse best album que acabou de sair do forno e já está nos streamings e até anúncio de nova tour - a música de Utada é tocada direto, sempre é referência para muitos artistas de hoje, e são agradáveis de ouvir mesmo as mais dançantes.

Imagens: Twitter oficial do King & Prince (divulgação do single "halfmoon"/"moooove!!"), Natsume Yujincho anime, Shogakukan Home Page, Collabo Cafe, Tower Records On Line.



Comments