Doramas e Filmes assistidos durante a temporada de Inverno de 2024 (Janeiro a Março)

Só pra esclarecer, inverno aqui no Japão é de dezembro a março. E a temporada de doramas na verdade, começa logo depois do ano Novo, em janeiro, e dura até março, um pouquinho depois do início da primavera.

Na verdade, eu sou muito exigente em matéria de doramas e filmes japoneses. Sou daquelas que escolho muito mesmo - vai do enredo e quem atua. Têm aquelas que, o enredo pode ser muito bom, mas se a atuação não for legal, acabo assistindo mesmo assim, porque vai que melhora. Assim como o inverso - enredo nada bom mas a atuação salva.

Teve temporada que não consegui assistir nada (daí fui assistir depois quando saiu em DVD pra alugar ou nos streamings), mas em compensação, teve temporada que cheguei a varar madrugada pra assistir. Voltando, a temporada de inverno teve bons doramas, enredos mais levinhos e divertidos e com ação, só que desta vez eu assisti o que deu, teve dorama que não consegui assistir por causa do horário e outros porque não era transmitido na região onde moro...

Eu sei que estou devendo resenha e tals, e os filmes que assisti, foram depois da lista que eu havia feito em março, só que assisti quando passou na TV aberta, porque cinema, só fui uma vez em março (depois não teve filme que me interessou). E um dos doramas fui assistir com atraso.

1. Chubo no Alice (NTV, 28 de janeiro a 24 de março): Alice Yaemori possui um pequeno restaurante no bairro onde serve refeições conforme as condições físicas do cliente, pois não tem menu, e Alice tem espectro de autismo, mas sabe muito bem química e as combinações para preparar os pratos, e conta com a ajuda de sua amiga de infância Kazusa Mitsuya. Seu pai. Shingo Yaemori é pesquisador de uma universidade. Um dia, um jovem chamado Kousei Sakae aparece a procura de emprego. A partir daí, começa uma história em que envolve calor humano e um mistério em torno de Alice, Kousei e Shingo.

Para mim, um dos melhores doramas da temporada, por causa do tema que é muito difícil de abordar - autismo. Além de homossexualismo, preconceito, bullying, negligência parental, corrupção, disputa pelo poder a qualquer custo. Tem dois spin-offs que seriam histórias em paralelo com o dorama (e espero que seja incluso no box-set, já que foram transmitidos no serviço de streaming Hulu). 

2. Kimi ga Kokoro o Kureta Kara (FujiTV, 8 de janeiro a 18 de março): Ame Aihara é uma jovem com passado triste e com falta de auto-estima. Mudou-se para Tóquio para realizar seu sonho de ser patisserie, mas acaba voltando para sua cidade natal, Nagasaki. Reencontra seu colega de infância, Taiyo Asano, que vem de uma família tradicional de fogos de artifício, e era o único amigo que Ame podia confiar. Um dia, Taiyo sofre um grave acidente, e um estranho aparece diante de Ame, dizendo que era de um outro mundo, e que poderia salvar Taiyo. A história traz o quanto doloroso é um milagre em troca de um coração oferecido pelo estranho.

É difícil um dorama ter alguma cidade fora de Tóquio como cenário - o dorama foi filmado em Nagasaki (cidade da província homônima), e mostraram vários pontos turísticos, como o Megane Bashi e o parque temático Huis Ten Bosch. A história é de partir coração mesmo, no que muitas vezes temos que abrir mão do que é importante para o bem de quem amamos.

3. Haru ni nattara (Kansai TV, 15 de janeiro a 25 de março): Masahiko Shiina criou sozinho sua filha Hitomi quando sua esposa faleceu ainda jovem, e ambos ajudavam um ao outro. No dia de ano-Novo, a filha diz que casará dentro de três meses, e o pai diz que tem apenas três meses de vida. Dado as essas revelações, ambos passam a fazer coisas nas listas durante esse período.

Quem achou que teria muito romance, podem esquecer, porque não era o propósito da história. Certo que tem a velha história de que o pai é contra o casamento da filha porque não foi com a cara do futuro marido, mas acaba cedendo porque quer ver a filha feliz. E a filha quer que o pai tenha uma partida tranquila.

4. Living no Matsunaga-san (Kansai TV, 9 de janeiro a 26 de março): Miko Sonoda, uma estudante do colegial de 17 anos, resolve morar em um share house de seu tio, ao saber que teria que se mudar com a família para outra província e não queria separar-se de suas amigas. Para morar sozinha, Miko precisava de um responsável maior de idade, e era seu tio. Mas este teve que se ausentar, e um dos inquilinos da casa, o designer Jun Matsunaga, acaba por assumir a responsabilidade. Só que com o tempo, os dois acabam se apaixonando.

Confesso que eu precisava ter lido o manga antes de assistir, mas quando sai dorama, filme e anime baseado em manga, este acaba sumindo nas prateleiras de manga rental no Tsutaya e até nas lojas de segunda mão, e até sai reprintagem. Mas eu lembro bem quando o manga saiu pela primeira vez na revista Dessert em 2017, teve mais repercussão quando as estrangeiras chegaram a ler quando saiu a versão em inglês (ou até mesmo no original)... mas pelo lado polêmico, devido a grande diferença de idade entre Matsunaga e Miko, sem contar que ela estava com 17 anos quando a história começou...

5. Shin Kuukou Senkyo (NTV, 13 de janeiro a 16 de março): Um grupo armado usando máscaras de animais do signo do horóscopo chinês invade o aeroporto de Kanagawa e fazem diversos reféns. Mas por trás dessa ocupação, existem outros propósitos, em que Saburo Musashi vai ter que desvendar... novamente, depois de um ano após o ataque no hospital.

Aconselho primeiro assistir ao Shin Byoin Senkyo (que foi no inverno de 2023), porque vai ter muita referência, e quem não assistiu, vai ficar perdido. Se a pessoa for idol otaku, vai continuar achando muitas referências dos grupos. O interessante no Instagram oficial do dorama, antes de ir ao ar, foi divulgando os membros devidamente mascarados, e a única dica era o signo do horóscopo chinês para saberem quem eram os artistas que interpretavam, e ainda que teve gente que acertou alguns logo de cara.

6. Cherry Maho: 30 sai made doutei dato mahou tsukaini narerurashii (TV Tokyo, 9 de outubro a 25 de dezembro de 2020): Kiyoshi Adachi, um salaryman chegando na casa dos trinta e zero experiência amorosa, ganha poderes mágicos ao completar trinta anos e ainda virgem - ao tocar nas pessoas, começa a ler mentes delas. Através desse poder, descobre que seu colega mais popular do trabalho, Yuichi Kurosawa, gosta dele. Ao mesmo tempo que tem que lidar com as investidas de Kurosawa, Adachi começa a entender que seu colega também o valoriza.

Assisti com atraso, eu sei, e tem até filme (que está na lista pra assistir). É uma série bem divertida pra assistir, o manga ainda está em andamento (a história é publicada no site da GanGan pixiv, manga on line da Square Enix) e saiu até a versão anime. Muita gente conhece a série como Cherry Magic. "Cherry" na verdade, é uma gíria para denominar homem ainda virgem (zero experiência amorosa e sexual). A tradução do subtítulo seria "Um virgem de 30 anos pode tornar-se um mago?"

7. Cottontail (2024): Um viúvo decide ir para a Inglaterra realizar o último desejo de sua falecida esposa. Na companhia do filho, nora e neta, ele começa a relembrar os momentos que passou com a esposa, reatar os laços familiares com o filho e conseguir conviver com o luto.

Foi o único filme que assisti no cinema durante o mês de março, por motivos de que não achei mais filmes que pudessem me interessar. Alguns motivos me levaram a assistir, foram - vi o trailer no cinema, gostei da sinopse e dois artistas que gosto. E fora que boa parte do filme foi feito na Inglaterra - embora mostre Londres, mostra o interior do país. Quem chegou a ler os livros da série Peter Rabbit, vai entender o motivo do nome do filme.

8. Mystery to iu Nakare ~ Tokubetsu Hen (Fuji TV, 9 de setembro de 2023): Ren Sagara, colega de faculdade de Totonou Kunou, o convence a ser extra de uma filmagem em uma escola para obter dinheiro a mais. Relutante, Kunou acaba sendo convencido e vai para o local, onde na verdade, os "alunos" teriam que encontrar um objeto importante para a pessoa que os contratou, mas não sabe onde enterrou.

É um especial que foi transmitido pela Fuji Television uma semana antes da estréia do filme (que muitos chamam de "o arco de Hiroshima"). Um dos motivos de "reprisarem" o primeiro capítulo do dorama que deu origem à série, justamente para "encaixar" o personagem de Sagara na história (no manga, Sagara estava no incidente da Ivy House, mas no dorama foi a Seiko Furomitsu). Mas não compromete a trama. Como é um capítulo "fechado" sem ligação com a família Inudo (que ainda está em andamento, pode ter a probabilidade de ter uma segunda temporada do dorama), então foi feito o especial para promover o filme.

Detalhe: Procurem não fazer o que eu fiz - assisti primeiro o filme, depois o dorama e só agora fui ver o especial. Depois entende tudo picado, e aí toca assistir tudo de novo na sequência - dorama, especial e filme. Isso quando não muito, ler o manga porque a sequência é diferente no dorama...

9. Yougisha X no Kenshin (2008): Um assassinato é cometido e a polícia tenta desvendar quem é o assassino. Quando a identidade da vítima é descoberta, a investigadora Kaoru Utsumi e seu superior Shumpei Kusanagi interrogam a principal suspeita, Yasuko Hanaoka, que era ex-esposa da vítima. Utsumi e Kusanagi procuram ajuda do professor Manabu Yukawa, mas este recusa a resolver o caso por não envolver física. Acaba cedendo ao descobrir que seu ex-colega de faculdade, o professor Tetsuya Ishigami é vizinho de Yasuko. Durante uma conversa animada, Yukawa começa a desconfiar se Ishigami tem algo a ver com o assassinato, e passa a investigar por conta própria, e começa a descobrir algo mais sobre seu colega.

Fui (re)assistir depois de muito tempo, e ainda por cima quando assisti pela primeira vez, foi alugando o DVD (porque não consegui ir ao cinema quando passou na época). A Fuji Television resolveu reprisar na TV aberta devido a Masaharu Fukuyama (protagonista da série Galileo) ter feito a música-tema para um dorama da temporada de inverno para a emissora, e também por causa da "virada" de temporada antes de entrarem novos doramas. É o primeiro filme da série Galileo, baseado no livro "Yougisha X no Kenshin" de Keigo Higashino, e também um dos que teve maior sucesso.

10. Chinmoku no Parade (The Silent Parade, 2022): O assassinato de uma jovem cantora em ascenção acaba tendo ligação com um outro caso ocorrido há 23 anos atrás e que na época, o investigador Shumpei Kusanagi estava tentando resolver. Quando o principal suspeito, Kanichi Hasunuma, é encontrado morto, Kusanagi e sua colega Kaoru Utsumi encontram o professor Manabu Yukawa, e solicitam sua ajuda, porque acham que a família da jovem cantora, e as pessoas relacionadas, teriam assassinado Hasunuma.

Terceiro filme da série Galileo que foi transmitido pela Fuji Television pela primeira vez. Assisti no cinema e depois quando o serviço de streaming Lemino colocou no catálogo. Qualquer coisa, eu fiz a resenha do filme aqui.

Para muita gente, parece que assisti muita coisa, mas para as dorameiras de plantão, não seria nada diante de gente que consegue assistir mais de quinze ou vinte doramas e filmes em um mês todo (no meu caso, tirando esses dez, assisti mais três filmes que já havia incluído na lista de filmes assistidos de setembro a fevereiro). Mas, cada um tem seu ritmo e way of life, então nem ligo mais e assisto o que eu quero e quando posso...

Imagens: Daisuki Jdrama Plus, NTV, Fuji Television, Kansai Television, TV Tokyo, Longride Movies.

Comments

  1. Eu ainda to procurando Chubo no Alice pra assistir, mas ainda não achei os episódios completos, talvez porque terminou faz pouco tempo. Meus critérios pra assistir são baixos, se eu ver que ter uma ex integrante do Takarazuka, ou algum ator que fez BL, eu assisto kkkk. Tem um senhor que eu gosto dele porque ele fez Ossan's Love e ele ta em todo lugar, meio que ele é da mesma empresa de vários atores que eu gosto. Mas ultimamente eu to assistindo pouquíssimas produções japonesa (na verdade, eu tô assistindo quase nada no geral). Ai o que eu faço é pegar suas indicações e colocar na minha lista pra assistir assim que eu achar online kkkk.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lana
      Alice eu achei legendado, mas assisti o primeiro episódio e confesso que, se eu tivesse mais tempo e cara de pau, ia mandar mail para a equipe perguntando se não precisam de uma revisora de japonês pra português, porque vi cada erro que deu desânimo de ver legendado. Mas como assisti em tempo real, e estou aguardando o DVD-Box que encomendei, o jeito é eu aprender japonês na marra assistindo com legenda original mesmo (no streaming da hulu, a qual preciso voltar a assinar).
      Se tem um BL que assisti esses dias e achei muito legal, é "I Became the main actor in a BL drama", um dos atores é membro de uma banda, o 7Order. Algumas emissoras estão investindo em BL dorama ultimamente, embora passem em horário ruim pra caramba (meia-noite, vamos dizer assim), ainda tenho a opção de assistir num aplicativo em que o último episódio fica disponível por uma semana até entrar o novo.
      Agora, ex-Takarazuka, as mais conhecidas seriam Yuki Amami (minha favorita), Hitomi Kuroki, Sei Matobu (ela está no dorama "Kimi ga Kokoro..." ) e Rio Asumi.
      Sobre assistir dorama legendado, tem alguns fansubs que fazem numa boa, um dos mais indicados é o Asian Team, que tem um arsenal enorme de dramas asiáticos, mas o forte da equipe é dorama mesmo.
      Do Ossan's Love, de quem você fala? Do Kei Tanaka, que foi o Haruta ou o Kotaro Yoshida, que era o ojisan que dava em cima do Haruta? A verdade é que nos doujinshi aqui, o casal HaruMaki é forte pra caramba, tem até mini-evento deles dentro dos eventos principais XD, e a série fez tanto sucesso que, o ator Kei Tanaka ganhou muita visibilidade, e olha que eu lembro dele beeeeeeeem antes...
      Hahahahaha não pegue tanto minhas indicações porque eu sou uma negação, porque eu assisto muito variado, geralmente deixo aqueles que são muito badalados pelas dorameiras pra depois (sim, sou dessas haha).

      Delete

Post a Comment