[BEDA Semanal] Recomendações de Abril

OK, o mês ainda não terminou, mas vou listar o que poderia recomendar para quem estiver acompanhando aqui. Lembrando que, tudo isso vai por sua conta e risco, se gostar, tudo bem. Se não gostar ou não deu certo, whatever, é questão pessoal mesmo.

Filme: "Suzume no Tojimari" (2022)

Confesso que assisti esse anime movie de Makoto Shinkai, que foi o maior sucesso desde seu lançamento e até hoje, inclusive já está na Netflix, na primeira sexta-feira de abril quando saiu na TV aberta (pela Nihon Television). Um dos motivos porque não assisti no cinema na época do lançamento, foi que todas as vezes que eu queria assistir, ou estava lotado ou quando dava, sempre acontecia alguma coisa comigo, enfim, valeu a pena mesmo assistir antes tarde do que nunca.

A história de Suzume, uma colegial que acaba viajando pelo Japão para fechar as portas e evitar que o lendário namazu acabe destruindo o país com terremotos, foi aclamado mundialmente, e vale mesmo a assistida - além de saber sobre o Japão (a protagonista mora na província de Miyazaki, no extremo sul do Japão e viaja para outras províncias), tem a parte de lendas (namazu é um tipo de peixe que existe na mitologia japonesa que provoca terremotos, e para evitar que ele apareça, é guardado pelo deus Takemikazuchi, que o prendeu numa pedra no templo Kashima) e a parte real, que foi o terremoto de Kohoku de 2011.

Recomendo ouvir sobre o episódio no podcast Otaku no Kissaten episódio 56.

Podcast: Otaku no Kissaten e Not So Kawaii

É o que mais ouço, para eu voltar ao meu hábito de assistir animes e ler mangas, porque desde 2011 eu perdi o ânimo de assistir animes e manga eu estava lendo muito pouco. Foi depois de muito tempo que voltei ao meu ânimo normal, pelo menos no quesito manga, porque anime, eu estava muito perdida nos títulos. Teve a resenha muito boa de "Fruits Basket" com as meninas do podcast Not So Kawaii, que aos poucos estão voltando às atividades normais, mas espero que elas tragam mais novidades também.

O Otaku no Kissaten, que menciono quase que direto nas minhas redes sociais, é um dos pouquíssimos que abordam a cultura otaku no Japão direto do Japão mesmo, já que os membros moram aqui muito tempo, inclusive dois deles são cosplayers. Eles recomendam também outros podcasters, que eu preciso ouvir (e quem sabe me anima a eu fazer podcast de doramas e filmes japoneses).

Anime: MASHLE (2023~2024)

Eu já fiz resenha das duas temporadas do anime nesta postagem aqui, e foi o único que assisti as duas temporadas numa pancada só em abril, porque além de cada episódio ser curto (30 minutos cada), as duas temporadas juntas somam 24 episódios, e de tão empolgada que eu estava, que nem percebi que assisti tudo e estamos aguardando a terceira temporada logo, porque o manga terminou ano passado.

Como o pessoal do Otaku no Kissaten disse e eu assino embaixo, quem não quiser dar um centavo para a autora daquele mago lá, mas quer saber mais a respeito, assistam "MASHLE" que tem tudo o que é referência não somente do universo do mago, mas de outros mangas e animes. É um tipo de anime que você morre de tanto rir de tanto que o protagonista é imprevisível - no meio da pauleira toda, do nada ou ele pega um choix cream e come, ou puxa um futon e tira um cochilo. E outra - o protagonista faz musculação, mas não parece que tem músculos - parece mais um rapaz normal como os outros.

Músicas:

É um item muito difícil de indicar, porque gosto musical nunca se discutiu, e cada um tem seu estilo. Quem me conhece, sabe muito bem que gênero eu ouço muito e quais eu passo longe. A maioria das músicas que ouço no Spotify, foi muito de temas de encerramento e abertura (e insert songs) em doramas, filmes e animes, porque não tem como evitar que, atualmente muitos artistas de j-pop (categoria que ouço muito direto) colaboram com isso, especialmente em anime

Abril foi o mês que iniciaram muitos doramas que eu estou acompanhando, e claro que vem as músicas de abertura e de encerramento e até música que entra no meio de surpresa. Como a maioria ainda não saiu em CD físico ou em forma digital, estou ouvindo quando sai episódio novo, nem que seja dez ou vinte segundos, por isso a lista a seguir vai ser somente o título, artista e dorama

1. "Hanataba" (milet): Tema do dorama "Anti Hero" (TBS).

2. "366 Nichi" (HY, versão dueto): Tema do dorama "366 Nichi" (Fuji TV)*

3. "mooooove!!" (King & Prince): Tema do dorama "95" (TV Tokyo).

4. "Neiro" (SixTONES): Tema do dorama "Omukae Shibuya-kun" (Fuji TV).

5. "Tabidachi no Kane" (20th Century): Tema do dorama "Tokusou9 Season 7" (TV Asahi).

6. "halfmoon" (King & Prince): Tema do dorama "Tokyo Tower" (TV Asahi).

*Cada episódio, muda o par com a cantora e compositora Izumi Nakasone, da banda HY. Já teve com o compositor Takuya Ohashi, do Sukima Switch, e com Sho Yonashiro, do grupo JO1.

Pode ser que a lista aumente, mas vai ser com o tempo (e pegar pra maratonar os primeiros capítulos de outros doramas que perdi por causa de uma semana inteira que passei mal de alergia e resfriado).

Mangas:

Tirando os que eu sempre estou acompanhando porque ainda não terminaram, como "Natsume Yujincho", "Mystery to iu Nakare" e "Kinou nani tabeta?", tenho outros que estou esperando sair volume novo, como a versão manga de "Houtei Yugi" (não bastou eu ter assistido o filme no cinema quatro vezes, tem no prime video, estou lendo o manga). Isso porque tem manga que sai em volume tankobon rápido, mas tem outros que demoram um ano por causa da periodicidade de publicação na revista ou no serviço on line, como "Cool Doji Danshi", que é publicado na plataforma pixiv e a autora não atualiza desde outubro de 2023 (mas atualiza informações no Twitter dela).

Na verdade, estou relendo alguns que eu tenho na estante...

Nem sei se esta postagem de hoje seria uma recomendação do mês, já que abril os doramas da temporada começaram, e não tenho como indicar algum, mesmo alguns entrando no quarto episódio, alguns têm na plataforma prime video e Netflix... O mesmo vale para as músicas, e até mangas, porque estou precisando é ler outros, assim como ver animes mais diferenciados...

Imagem: Twitter oficial do King & Prince na divulgação do single "mooooove"/"halfmoon".



Comments