[Dorama Review] "Kinou, Nani Tabeta? - Shougatsu Special 2020" ("What Did You Eat Yesterday? New Year Special 2020", 2020)

ATENÇÃO: Dorama e postagem não recomendados para:

- Pessoas preconceituosas por se tratar de uma história onde um casal homossexual de meia-idade tratam de assuntos como finanças, futuro e cotidiano.

- Pessoas que não aceitam até hoje o fato de atores bem-conceituados no mundo do entretenimento terem interpretado personagens homossexuais.

- Quem estiver com fome, porque envolve muita comida gostosa.


Sinopse: Depois do Ano-Novo, Shiro Kakei e Kenji Yabuki pensam como manter o orçamento alimentar de 25 mil ienes mensais diante do aumento de preços e outros imprevistos, como o problema financeiro dos pais de Shiro. O relacionamento de Kohinata e Wataru continua sendo complicado apesar de tudo. Mesmo diante de algumas situações, o amor ainda prevalece.

Ficha técnica: Direção: Kazuhiko Nakae (parte 1), Kenji Katagiri (parte 2) e Katsumi Nojiri (parte 3). Baseado no manga "Kinou, Nani Tabeta?" de Fumi Yoshinaga (Morning KC, Kodansha). Supervisor de Planejamento: Yusuke Kanda. Roteiro Adaptado: Naoko Adachi. Produtor-Chefe: Masashi Abe (TV Tokyo). Produção: Atsushi Sato e Mariko Seto. Planejamento: TV Tokyo e avex pictures. Criação: Comitê "Kinou Nani Tabeta? Shougatsu Special 2020" (TV Tokyo, Kodansha, avex pictures, Sony Music Entertrainment, Toy's Factory, Warner Music Japan). Música de abertura: "Kaerimichi" de OAU - OVERGROUND ACUSTIC UNDERGROUND (Toy's Factory). Música de encerramento: "i o you", de Friends (Warner Music Japan). Patrocinadores especiais: Panasonic e S&B Foods. Transmitido pela TV Tokyo no dia 1 de janeiro de 2020, das 22:00 as 23:30.

Elenco: Hidetoshi Nishijima (Shiro Kakei), Seiyou Uchino (Kenji Yabuki), Koji Yamamoto (Daisaku Kohinata), Hayato Isomura (Wataru Inoue), Misako Tanaka (Kayoko Tominaga), Atsuko Takaizumi (Yoshie Uemachi), Chan Kawai (Osamu Uemachi), Yurika Nakamura (Shino Koyama), Makita Sports (Hiroshi Miyake), Airi Matsuyama (Mika Aso), Yurina Tsubaki (Eri Saotome), Miako Tadano (atendente do supermercado), Kaoru Okunuki (Reiko Miyake), Meiko Kaji (Hisae Kakei), Ryosei Tayama (Goro Kakei).

Convidados especiais: Rie Miyazawa (Mami Mitsuya), Go Rijuu (Fujisawa), Gaku Yamamoto (Shiro Kakei adolescente).

O especial de Ano-Novo, faz parte de uma trilogia de doramas da TV Tokyo em que comida é envolvida junto com o cotidiano. Nos dias 31 de dezembro de 2019 a 2 de janeiro de 2020, foram transmitidos os especiais "Kodoku no Gourmet" (protagonizado por Yutaka Matsushige desde 2012, com onze temporadas), "Kinou, Nani Tabeta?" e "Bokyaku no Sachiko" (protagonizado por Mitsuki Takahata).

São três episódios, um para cada mês do ano - março, abril e maio -, os eventos que sucederam após o Ano-Novo, na primeira temporada.


No episódio de março, numa sexta-feira à noite, Shiro e Kenji foram convidados por Kohinata para um jantar em um yakiniku de primeira categoria, pois tinha uma outra pessoa que tinha sido convidada, a atriz Mami Mitsuya, de quem Shiro tem um grande admiração pelo trabalho dela, inclusive ele quem cuidou dos problemas do empresário da atriz. 

Shiro ganha um presente de aniversário da mãe, um pacote de cogumelos, e de Kenji, um guarda-chuva novo para que ele possa usar para ir trabalhar em dia de chuva (depois descobre que o guarda-chuva custou "uma fortuna" - no conceito do Shiro, claro). 

No dia seguinte, Shiro recebe o telefonema de seus pais e percebe que eles estão em dificuldades financeiras, pois devido à internação de Goro (vide primeira temporada), eles gastaram muito com despesas médicas. Shiro ajuda financeiramente, e sua mãe diz que, se não tivesse gasto tanto no passado, não iriam pedir ajuda ao filho.

(Quando Shiro revelou à mãe que era gay, ela entrou num culto e gastou dinheiro na esperança de "curar" o filho.)

No episódio de abril, num sábado à noite, Shiro e Kenji recebem em seu apartamento, um Kohinata desesperado com uma caixa cheia de mariscos. Ele passou o dia todo com uma família que agencia, colhendo mariscos na praia e esqueceu do compromisso com Wataru, que o expulsou do próprio apartamento num surto de raiva, porque detesta mariscos (mas gosta do caldo deles). Um dia, procurando algo pra comer depois de ter ganho seus habituais 20 mil ienes diários investindo em ações, Wataru acaba indo para o supermercado comprar suas batatas fritas favoritas e encontra Kenji, e numa conversa em uma cafeteria, conversam sobre como demonstrar o amor para quem gosta.

Em meados de maio, Kenji é quem acaba fazendo as refeições porque Shiro está extremamente ocupado no escritório, chegando muito tarde e saindo muito cedo. E por conta do horário, Kenji é quem também faz as compras no supermercado, e com a ajuda de Reiko Miyake, começa a pesquisar muito mais sobre preços e ofertas com um aplicativo de celular. 

Mesmo assim, Kenji fica preocupado com a saúde e também seu relacionamento com Shiro, já que ultimamente eles não estavam se vendo e nem conversando direito, mas sabendo o quanto Shiro se dedicava em fazer um bom jantar para ambos, Kenji entende a situação atual do namorado.

O enredo do especial aborda sobre finanças, relacionamentos e comida (principalmente). Mesmo assim, quem for assistir ao especial, é necessário assistir a primeira temporada inteira, porque senão vai ficar sem entender nada (já que muitos personagens do especial, são frequentes na primeira temporada, o filme - que foi no final de 2021 - e na segunda temporada, que foi em 2023).

O elenco permanece quase o mesmo da primeira temporada, só no especial que temos três convidados especiais.

Mami Mitsuya (Rie Miyazawa): Atriz veterana a quem Shiro admira muito desde a adolescência (o que deixa Kenji mordido de inveja). No especial, ela aparece como convidada de Kohinata, que trabalha para ela. Mitsuya sabia dos trabalhos de Shiro como advogado pois ele quem cuidou do divórcio do empresário dela.

Fujisawa (Go Rijuu): Um dos clientes do escritório Uemachi. Por causa de pedido de falência da empresa somado com o divórcio, Yoshie, Osamu, Shiro e Shino acabaram passando várias semanas trabalhando até tarde da noite para tentar resolver os dois problemas.

Shiro adolescente (Gaku Yamamoto): Aparece na lembrança de Shiro quando este, durante o ginasial, disse para a mãe que era homossexual e ela acabou entrando em uma seita para tentar "curar" o filho. Era o que Hisae havia dito para Shiro que, "no passado, gastei muito dinheiro com besteira".

Trivias e Curiosidades:

- O especial fazia parte da programação de final de ano da emissora TV Tokyo no final de 2019. "Kodoku no Gourmet", que já entra este ano na 11a. temporada, é um dos mais famosos da emissora, tendo o ator Yutaka Matsushige como protagonista. "Bokyaku no Sachiko" é baseado em um manga do mesmo nome que já está no 22o. volume. Como envolvia o assunto comida, resolveram fazer um especial já que a primeira temporada teve boa aceitação.

- Para promover o especial, a loja de departamentos PARCO em Ikebukuro, fez uma exposição do cenário e vestuário do dorama, como haviam feito na época da divulgação da primeira temporada, mas com venda de goods diferentes. Durou duas semanas, mas foi somente em Tóquio (talvez fossem estender para outras lojas da rede, como Nagoya e Umeda, como foi feito na divulgação da primeira temporada, mas aí veio a pandemia e o resto todo mundo sabe).

- "Donko" é um tipo de cogumelo shiitake cuja cabeça é um pouco mais "fechada" por causa do tempo de cultivo (se abrir mais, torna-se um cogumelo shiitake comum). Por causa disso, ele se torna um produto caro, até chegando a ser um produto de luxo.

- A história que Wataru conta para Kohinata sobre o bolo, ele não menciona a fonte, mas no manga, menciona que é "Norwegian Wood", de Haruki Murakami.

- Foi a partir do especial que a empresa Yamayoshi começou a patrocinar a série por causa do vício de Wataru pelas batatas fritas de wasabi beef, um dos mais populares da empresa.

CUIDADO: Teve fansub que traduziu o nome do Kohinata errado - quando Wataru chama Kohinata de "Daichan", colocaram como "Daisuke" sendo que o nome certo é Daisaku. E no especial de Ano Novo, Mami é o nome da personagem e não tradução carinhosa de "mamãe" como saiu em alguns lugares.

Fontes: TV Tokyo, site oficial do especial, Kodansha.

Imagens: TV Tokyo (Comissão de Kinou nani tabeta? Shougatsu Special 2020), PARCO Ikebukuro, The Television.

Comments

  1. Eu já não posso assistir nada japonês, porque SEMPRE tem comida e são tão bonitas e saborosas que me deixam com fome, amo isso e odeio ao mesmo tempo... Onde eu moro não tem um bairro japonês ou algo do tipo pra eu matar minha curiosidade.

    Eu amo o japão em relação ao patrocinio de bls e o fato de atores renomados tbm fazerem esses papeis. E não só ficando como algo de nicho, pra atores iniciantes.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lana, e olha que aviso que não assista esse tipo de dorama ou filme com fome, ainda mais esse que só tem comida. Mas o interessante é que eles descrevem como fazem, assim como no mangá.
      Pelo menos os lugares que andei frequentando porque povo posta no IG, aquelas sobremesas e cafés instagramáveis, a comida era boa mesmo. Acho que fiz uma postagem e linkei sobre comidas instagramáveis que não parecem boas como na foto...
      Ultimamente sobre doramas e filmes BLs, uma boa parte estão escalando atores veteranos e conhecidos, mesmo os novinhos e de idol groups. Em What Did You Eat Yesterday, os atores que interpretam os casais gays, são bem conhecidos, inclusive o ator que interpreta o Shiro, o Hidetoshi Nishijima, atuou no filme que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, "Drive My Car".
      E em Cherry Maho, o que interpreta Adachi, o virgem de 30 anos que lê mentes, Eiji Akaso, atuou no live-action de ZOM100 - 100 coisas pra fazer antes de virar zumbi, que saiu na Netflix.
      Tem sim, os iniciantes, mas os doramas BL aqui, passam num horário que estou no estágio infinito de sono, entao ou tenho que assistir depois no aplicativo daqui ou esperar uma boa alma caridosa pra postar.

      Delete

Post a Comment