Dando sequência à lista de atores de doramas e filmes japoneses que muita gente no meio dorameiro faz questão de esquecer ou ignorar ou ambos, tanto faz, especialmente quando fazem desafio de atores e atrizes, aí que não participo mesmo, porque ano entra, ano sai, sempre são os mesmos, por isso não indico mais nada. E se alguém vier reclamar, levanto a ficha completa do moço ou da moça.
Em outubro do ano passado, fiz a lista dos dez atores que as dorameiras esquecem em qualquer lista ou, quando atua em algum trabalho, lembram pra falar mal. Se esquecem dos novinhos, imaginem quem é veterano... E mais: mesmo assim, esquecem os coitados largados na sarjeta.
Vamos lá, que essa série vai ser longa...
O quinteto "Ikemen Attack": foi assim que os atores Masaki Suda, Toori Matsuzaka, Shotaro Mamiya, Kento Kaku e Yosuke Sugino ficaram conhecidos por fazerem uma série de comerciais do produto Attack, sabão líquido da Kao Japan, de forma bem-humorada, atuando com o trio de comediantes Mori Sanchuu. O mais engraçado é que todos eles estão em plena atividade, possuem trabalhos legais e as dorameiras esquecem.
1. Masaki Suda (Minoo-shi, Osaka-fu. n. 21 de fevereiro de 1993): Nascido com o nome de Taisho Sugou, foi descoberto por um caça-talentos que o fez inscrever para o concurso de talentos promovido pela agência Amuse, mas não foi aprovado. Mas em 2008 participou do concurso da revista Junon (o "Junon Super Boy Contest") e foi um dos finalistas. Em 2009, interpretou o misterioso Phillip na série Kamen Rider W, e a partir daí, Suda não parou mais de atuar, intercalando com sua carreira musical. Sua lista de trabalhos é extensa, em 2014 ganhou o prêmio de artista revelação no 37o. Nihon Academy por sua atuação em "Tomogui". Quatro anos depois, ganhou de melhor ator em "Ah, Koya". Recentemente está no filme "CLOUD", e no ano seguinte protagonizará no filme "Sunset Sunrise". Seu irmão do meio, Kocchi no Kento é músico e multimedia, e seu irmão mais novo, Akira Sugou é ator.
2. Toori Matsuzaka (Chigasaki-shi, Kanagawa. n. 17 de outubro de 1988): Entrou na carreira artística por sugestão de um amigo para participar do concurso da revista FINEBOYS ("Challenge FB Model 2008 Audition") e tornou-se modelo da revista e ao mesmo tempo entrou na agência Top Coat (a mesma de Masaki Suda). No ano seguinte, interpretou Takeru Shiba na série "Samurai Sentai Shinkenger". Em 2012, na 36o. Nihon Academy, Matsuzaka ganhou o prêmio de artista revelação em três filmes - "Tsunagu", "Kirin no Tsubasa ~ Gekijoban Shinzanmono" e "Kyou, Koi o Hajimemasu". No 42o Nihon Academy, ganhou o de melhor ator coadjuvante em "Korou no Chi". Na edição seguinte, de melhor ator em "Shinbunkisha".
3. Shotaro Mamiya (Yokohama-shi, Kanagawa. n. 11 de junho de 1993): Seu nome de batismo é Shotaro Mawatari. Começou a carreira como modelo ainda no ginasial na finada revista "Hana*Chu", mas a partir de 2008 começou a atuar tanto na TV como no cinema, e um de seus primeiros trabalhos foi em "Scrap Teacher". Embora tivesse atuado em asadora ("Hanbun, Aoi", 2018) e taiga dorama ("Kirin ga kuru", 2020), Mamiya sempre vai ser lembrado como o músico em "Fight Song" (2022) e o delinquente estudioso em "Nanba MG5" (2022). Recentemente, esteve na adaptação do manga "ACMA GAME" com sequência para o cinema ainda este mês.
4. Kento Kaku (Tokyo-to, 3 de julho de 1989): Sobrinho da atriz Chikako Kaku, Kento começou a carreira em 2007 por intermédio de uma agência de talentos logo depois que parou de jogar basquete. Por um bom tempo, ele atuou como coadjuvante, mas depois que protagonizou o dorama "Clover" em 2012, a carreira de Kento começou a ascender, atuando em asadora ("Hanako to Anne", em 2014) e taiga dorama ("Hanamoyu", 2015). Em 2015, foi eleito embaixador de turismo de Nova Caledônia. Protagonizou a série "Kyou kara Ore wa", e estará no filme "Saint Oniisan THE MOVIE ~ Holymen vs. Akuma Gundan", como Bonten.
5. Yosuke Sugino (Yachiyo-shi, Chiba. n. 18 de setembro de 1995): Sugino começou a carreira como modelo na revista FINEBOYS em 2015, ao participar do concurso promovido pela revista (foi modelo regular da revista por 4 anos). No mesmo ano, atuou no PV "Puramai" da cantora e compositora aiko. Atuar mesmo, foi no ano seguinte, no dorama "Jimi ni sugoi! Koetsu Girl Kouno Etsuko", junto com Satomi Ishihara e Masaki Suda (este, seu sempai na agência, assim como Toori Matsuzaka). Seus trabalhos mais conhecidos, são os recentes "Barakamon", "Wani no Sensoo", o taiga dorama "Dou suru, Ieyasu", "Mountain Doctor" e o atual "Okura".
Agora segue outros que têm uma boa carreira consolidada, estão em atividade, mas não sei porque dorameiros esquecem ou nem mencionam...
6. Kento Hayashi (Otsu-shi, Shiga. n. 6 de dezembro de 1990): Foi descoberto pela agência Stardust Promotion enquanto estava na plataforma da estação de Shibuya durante uma excursão escolar. Seu primeiro trabalho como ator, foi protagonista do filme "Battery" em 2007 e ganhou o prêmio de artista revelação no 31o. Nihon Academy. Apesar de recentemente ser lembrado pelo seu personagem Ryota Maki, o par romântico do Shoichi Haruta (interpretado por Kei Tanaka) na série "Ossan's Love", Hayashi também teve atuações marcantes como Riku na versão live-action de "Arakawa Under The Bridge", Manato Yoshioka em "Nee-chan no Koibito", e ainda atuou em dois asadora - "Beppin-san" (2017) e "Scarlet" (2019, no qual conheceu sua esposa, Yuko Oshima). É amigo pessoal de Kouhei Matsushita, Kaito Takahashi e Sosuke Ikematsu.
7. Koji Seto (Kama-shi, Fukuoka. n. 18 de maio de 1988): Aos 17 anos, fez teste na agência Watanabe Entertrainment para entrar no grupo de atores D-BOYS, e acabou entrando na unit de música e atuação D-DATE, que era formado por Seto, Hirofumi Araki, Arata Horii, Yuichi Nakamura, Shinji Igarashi e Tomo Yanagishita. Embora o grupo ainda existe, Nakamura, Igarashi e Yanagishita sairam da agência. Seto seguiu atuando - esteve em três taiga dorama, dois asadora e diversos doramas e filmes, incluindo a série Kamen Rider ("Kamen Rider Kiva", em 2008, que interpretou Wataru Kurenai). Na versão dorama de "Kuragehime" (2018), foi Kuranosuke Koibuchi (que no filme de 2014 foi de Masaki Suda), interpretou Hirotaka Koreeda na versão dorama de "Perfect World" (2019, foi quando conheceu Mizuki Yamamoto e casaram-se um ano depois). Um de seus hobbies é desenhar, assim como Mizuki. Recentemente, esteve no filme "Suomi no Hanashi o shiyou" como Morio Koiso.
8. Masaki Okada (Edogawa-ku, Tokyo-to. n. 15 de agosto de 1989): Quando tinha 15 anos, foi descoberto por um caça-talentos em Harajuku, mas foi ingressar na agência Stardust dois anos depois, pois na época queria ser jogador de basquete. Em 2009, foi premiado como artista revelação no 33o. Nihon Academy em três filmes - "Honokaa Boy", "Jyuryoku Pierrot" e "Boku no Hatsukoi o Kimi ni Sasagu". Também fez parte do elenco no dorama "Hazakari no Kimitachi e ~Ikemen Paradise" (2008), protagonista em "Otomen" (2009), dois asadora - "Natsuzora" e "Tora ni Tsubasa" -, taiga dorama "Taira no Kiyomori", e diversos filmes, como "Confessions" e "Drive My Car". A lista de Okada é extensa, os trabalhos mais recentes seriam o asadora "Tora ni Tsubasa", o filme "The Last Mile", e a segunda temporada de "The Travel Nurse". Fato curioso: no filme "Jyuryoku Pierrot" e o dorama "Taiyo to Umi no Kyoshitsu", quem interpretou o personagem de Okada quando criança, foi seu kouhai da Stardust, Takumi Kitamura.
9. Masataka Kubota (Yokohama-shi, Kanagawa. n. 6 de agosto de 1988): Não tinha interesse nenhum em showbusiness, tanto que estudava mecânica e trabalhava em um posto de gasolina. Por causa de sua mãe que viu um anúncio de teste para a agência Stardust, inscreveu o filho e desde 2006 atua tanto na TV como no cinema e teatro. Embora tenha feito três asadora - "GeGeGe no Nyobo", "Hanako to Anne" e "Yell" -, o taiga dorama "Taira no Kiyomori", Kubota só ficou conhecido a partir do dorama "Bokutachi ga Yarimashita" (2017, onde conheceu Asami Mizukawa e casaram-se dois anos depois) e na série "Radiation House" (2019). Ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante em "Aru Otoko" no 46o. Nihon Academy. Seus trabalhos mais recentes foram em filmes - "The Last Mile", "CLOUD" e em novembro estará no live action "Saint Oniisan THE MOVIE ~ Holymen vs. Akuma Gundan" no personagem de Mara, um demônio que aparece na Terra com suas três filhas (interpretadas por Mizuki Yamamoto, Hinako Sakurai e Seina Nakata).
10. Asuka Kudo (Tokorozawa-shi, Saitama. n. 1 de agosto de 1991): Filho do ex-jogador do Seibu Lions e ex-técnico do SoftBank Hawks Kimiyasu Kudo e irmão da jogadora de golfe Haruka Kudo, Asuka preferiu praticar tênis e só não se profissionalizou devido a uma lesão no braço. Ingressou na carreira artística fazendo um pequeno papel no dorama "Risou no Musuko" (2012) e a partir daí atuou em diversos doramas e filmes, e foi por três anos, main personality às quartas-feiras no programa matinal "ZIP!". Pouca gente sabe, mas Asuka tem mais interesse na agricultura desde o colegial, chegando a cursar engenharia agrônoma e participar ativamente no projeto de agricultura orgânica em Yamanashi. Tanto que tem um programa na BS-Asahi sobre o assunto, para quem é iniciante na agricultura. Sobre trabalhos como ator, os mais conhecidos foram nos doramas "The Rossevelt Game" (no qual interpretou um jogador de baseball, escolhido entre 100 candidatos), "Shomuni 2013", "Yae no Sakura", "Asa ga Kita", "Golden Kamuy" (tanto o filme como no dorama).
Sim, tem muito mais atores atuando no mercado, fica difícil listar todos, porque diariamente aparecem novos talentos, sem contar os trabalhos que eles fazem tanto na tela, telona e tablado, comerciais e eventos, etc. Mas aquela história - tem gente desavisada que sequer lembram deles, ou só lembra quando alguém faz m*rda e esquecem todos os bons trabalhos que tiveram. (Ou pior ainda, quando este vai para o outro plano, se me entenderam.)
Imagens: model press, Stardust, Top Coat, Watanabe Pro.
Comments
Post a Comment