Gratidão

Eu só tenho que agradecer pelo fato de eu acordar e dormir com segurança e com saúde (em todos os sentidos da palavra). Tive diversos períodos de altos e muitos baixos, e só orando para que eu pudesse resolver tudo com a maior segurança, calma e com a saúde em ordem, pois sem isso jamais conseguiria superar as diversas barreiras que apareciam. E hoje sou grata por isso.

Muitas vezes vou ao templo agradecer pelas coisas boas que estão acontecendo e por ter me dado saúde, pois como minha mãe sempre diz - se tiver saúde, o resto você consegue. 

Pois é, se eu não tivesse saúde, como é que eu iria conseguir trabalhar sem faltar e ainda conseguir fazer algumas horas extras, ter meu salário no fim do mês, pagar o que tenho que pagar e ainda sobrar bons trocados para meus hobbies, como cinema, mangas e concertos? Ou como teria condições para fazer tudo isso e ainda dar uns rolês aleatórios e ainda merecer um café ou alguma guloseima diferente como recompensa?

Eu costumo agradecer a quem me ajudou, mesmo sendo uma mensagem ou alguma lembrancinha, mas é uma forma de expressar (ou sei lá se dar algum presente como forma de agradecimento é certo ou errado), sem querer algo em troca. O duro é quando existem pessoas que levam isso por outra interpretação e muitas vezes errôneas (depende, né).

Pode ter acontecido com qualquer um de nós, de ter dado um presente como agradecimento por ter ajudado em algo, e a pessoa ter entendido errado. Já aconteceu comigo de eu ter ido à casa da pessoa entregar um presente de agradecimento e esta depois ter falado horrores de mim, além de ter dito que eu fui sem avisar.

No fundo, eu acho que fiz a coisa errada - deveria era ter entregue no intervalo de trabalho mesmo, o duro era a possibilidade de muita gente ver e achar estranho. Mas, nem eu sei se eu fiz certo ou errado, porque uma vez, quando mudou gente no prédio onde morávamos, uns bons anos atrás, os novos moradores vieram em casa e entregaram uma caixa de biscoitos, como forma de apresentação (ou de desculpas caso tivessem feito barulho durante a mudança).

Recentemente, fiz o inverso - quando nos mudamos, entreguei uma caixa de doces para nossos vizinhos do andar abaixo, mais do que nos apresentarmos, foi mais um pedido de desculpas, porque passamos dois dias levando mudança e quase duas semanas para colocar tudo em ordem, então imaginem o barulho que fizemos (por mais que fosse durante o dia).

Mas sou grata àquelas pessoas que mesmo estando longe, ainda reservam um tempinho para perguntar como estou, uns cinco minutos de conversa fiada no corredor (e cinco horas trocando idéias on line), pequenos presentinhos e até café na esquina. Como disse, essas pessoas sim, eu tenho que manter a amizade, porque são elas quem fazem meus dias melhores.

Foto: da autora. Presentinho de uma colega de trabalho que foi no concerto em Shizuoka.

Comments