É claro que tem mais, afinal, além de vinte anos de Empório, acho que perdi a conta de quantos filmes andei assistindo tanto no cinema como em casa na TV quando passou como nos streamings...
Mas resenha que é bom, estou devendo e muito (e bota muito nisso tudo), tanto que nem os filmes que assisti em 2025 mal entraram nas postagens de review e malemá entraram na lista do mês.
Nem tudo está perdido, quem sabe este ano eu consiga botar em dia além de aproveitar que já pago os streamings para assistir aqueles que saíram no cinema e não deu tempo para assistir, mas nestes 20 anos do Empório, vou listar aqueles que sei lá se quem gosta de filmes japoneses chegaram a assistir (via fansubs...) ou deixaram de lado só por causa do elenco. Ou seja, aqueles filmes que "só eu quem assistiu?"
Lembrando que aqui não está em ordem de ano nem de preferência, tá tudo no aleatório mesmo. E também um lembrete para a autora aqui republicar as postagens antigas no formato que estou fazendo hoje em dia nas resenhas...
1. "Boku to Tsuma no 1778 no Monogatari" (2010):
Ao saber que a esposa teria apenas um ano de vida, um escritor resolve escrever histórias de três folhas por dia para que ela se divertisse e pudesse ter alguns anos de sobrevida. Baseado na história real do escritor de ficção científica Taku Mayumura, o filme traz sobre os dias em que ele fez a esposa feliz até o final da vida. Com Tsuyoshi Kusanagi, Yuko Takeuchi, Ren Osugi, Shosuke Tanimura, Michiko Kichise, Fumiyo Kohinata, Jun Fubuki.
2. "Hachimitsu to Clover (Honey and Clover)" (2006):
Cinco estudantes universitários de artes plásticas com seus dilemas, problemas e o que fazer quando entrar na vida tido como "adulta" - trabalhar, pagar as contas, morar sozinho, casamento, namoro. Triângulos amorosos, amores não correspondidos, vida universitária, decisões que marcam o destino de uma vida. Baseado no manga do mesmo nome de Chica Umino, ganhou anime (duas temporadas), filme e dorama. E eu fiz tudo bagunçado: assisti o filme, li o manga (tenho ele completinho) e assisti o anime, mas o dorama que é bom...
Com Sho Sakurai, Yui Aoi, Ryo Kase, Minami Seki, Yusuke Iseya, Masato Sakai e Naomi Nishida (na versão filme).
3. "Haha to Kuraseba" (2015):
A história de uma senhora que tem conversas com o filho falecido quando a bomba atômica caiu em Nagasaki, fazendo com que ela relembre os bons momentos e também os tristes. Mesmo o filho não estando mais presente fisicamente, a conversa cria um vínculo entre mãe e filho. Dirigido por Yoji Yamada, o filme ganhou dois prêmios no Nihon Academy em 2016 - melhor ator (Kazunari Ninomiya) e melhor atriz coadjuvante (Haru Kuroki). Eu não sei se o filme chegou a passar no Brasil, mas no exterior foi lançado como "Nagasaki: Memórias de meu Filho". Com Sayuri Yoshinaga, Kazunari Ninomiya, Haru Kuroki.
4. "Pink and Gray" (2015):
Um famoso jovem ator é encontrado sem vida em sua casa, a partir daí começa a história de seu passado, através do livro de seu amigo de infância, que narra a trajetória do amigo que alcançou a fama e por causa dela é que acabou tirando sua vida. Baseado no livro do mesmo nome de Shigeaki Kato (NEWS), ele traz o lado obscuro do show business. Com Yuto Nakajima e Masaki Suda.
5. "Hitsuji no Ki (The Scythian Lamb)" (2018):
Uma cidade portuária adota um programa de reintegração de ex-presidiários com a intenção de dar uma segunda chance e socialização, mas o detalhe é que eles cumpriram pena por crimes hediondos. Mas ao saber os motivos que cada um deles teve para fazer tal ato, um dos funcionários da prefeitura responsável por eles, começa a entender e fazer com que essas pessoas sintam-se a vontade, até que um dia, acontece um assassinato. Com Ryo Nishikido, Ryuhei Matsuda, Fumino Kimura, Min Tanaka, Kazuki Kitamura.
6. "Sakamichi no Apollon" (2018):
Nos anos 60, um jovem estudante do colegial que havia mudado recentemente para a cidade de Sasebo (Nagasaki) começa a se interessar pelo jazz graças a dois colegas de escola. O rapaz, que vivia mudando de cidade por causa do trabalho do pai, nunca conseguia fazer amigos, estava sempre sozinho, mas através do contato com a música, passou a descobrir o verdadeiro significado de amizade. Com Yuuri Chinen, Daishi Nakagawa, Nana Komatsu, Dean Fujioka, Erina Mano, Baijaku Nakamura, Hokuto Matsumura.
7. "Last Letter" (2020):
Um professor e escritor começa a enviar cartas para a antiga colega de escola depois de um encontro de colegas de classe. Só que ele havia confundido com a irmã mais nova dela, e não sabia que a ex-colega havia falecido. A princípio, a irmã quem enviava as cartas e recebia na casa de um amigo, mas quando o professor descobre o endereço antigo, quem acaba respondendo as cartas, é a filha e sobrinha da colega falecida. Com Takako Matsu, Masaharu Fukuyama, Suzu Hirose, Nana Mori, Hideaki Anno, Ryonosuke Kamiki, Etsushi Toyokawa, Miho Nakayama.
8. "461-Ko Obentou (461 Lunch Boxes)" (2021):
Um pai divorciado com seu filho adolescente, resolve fazer diariamente o almoço para o filho levar durante os três anos do colegial - uma promessa que ambos fizeram quando o menino conseguiu entrar no colegial, que o pai faria todos os dias o almoço para o filho levar e o filho não faltaria na aula um dia sequer. Com isso, os laços de convivência entre pai e filho se estreitam mesmo com desilusões amorosas, estudos e família. Com Yoshihiko Inohara, Shunsuke Michieda, Nana Mori, Haruka Kudo, Mari Sakai, Chieko Baisho.
9. "Galileo ~Chinmoku no Parade (The Silent Parade)" (2022):
Uma adolescente tida como futuro sucesso promissor como cantora, desapareceu sem deixar vestígios e três anos depois é encontrada morta em uma casa abandonada. O investigador-chefe Shumpei Kusanagi é chamado para solucionar o caso, e descobre que o suspeito era o mesmo de um incidente que o investigador estava tentando solucionar anos atrás, mas foi arquivado por falta de provas. A situação piora quando o suspeito é encontrado morto durante um festival. Kusanagi conta com a ajuda do físico Manabu Yukawa e com a colega Kaoru Utsumi. Com Masaharu Fukuyama, Koh Shibasaki, Kazuki Kitamura, Kazuki Iio, Natsumi Deguchi, Rei Dan, Kippei Shiina, Jun Murakami, Hiromasa Taguchi, Amane Okayama, Yoh Yoshida.
10. "Dr. Coto Shinryoujo (The Doctor Coto's Clinic)" (2022):
Dezenove anos atrás, o médico Kensuke Goto foi para a ilha de Shikinashima assumir o cargo de médico geral de lá. Apesar da hostilidade da população local que não gostava de "gente de fora", principalmente médicos, Goto ganhou a confiança dos moradores locais e acabou sendo o único médico da vila junto com a enfermeira Ayaka, com quem se casou. Dezesseis anos depois, prestes a ser pai, Goto agora enfrenta os problemas de envelhecimento da população bem como a diminuição desta, mesmo com a ajuda do médico residente Hanto Oda e da enfermeira Nami Nishino. Quando uma tempestade atinge a ilha, todos se mobilizam para salvarem os habitantes. Com Hidetaka Yoshioka, Koh Shibasaki, Toshio Kakei, Kaoru Kobayashi, Saburo Tokito, Nene Otsuka, Ryo Tomioka, Nao Omori, Shigeru Izumiya, Erika Ikuta, Kaito Takahashi, Yumiko Fujita, Yui Aoi, Ryonosuke Kamiki, Masato Sakai.
11. "Yowamushi Pedal" (2020):
Um estudante do primeiro ano colegial entra em uma escola na esperança de entrar para um clube de anime, já que é otaku no gênero, mas ao descobrir que o clube foi suspenso por falta de membros, resolve abrir desde que consiga novos membros. Tem o hábito de ir para Akihabara depois da escola de... bicicleta comum, para espanto do melhor ciclista do colégio. Acaba entrando no clube de ciclismo ao vencer o desafio de subir a ladeira da escola, e participando no treinamento para o Inter High, competição ciclística entre os colégios da região. Com Ren Nagase, Kentaro Ito, Ryota Bando, Kanna Hashimoto, Ryo Ryusei, Mizuki Inoue, Sarutoki Minagawa.
12. "Black Night Parade" (2022):
Numa época de Natal, um jovem sem perspectiva de vida alguma que trabalhava em uma loja de conveniência, repentinamente acorda no Pólo Norte, na casa do Papai Noel, e trabalha para ele, usando traje preto assim como os demais funcionários. Sua função é entregar presentes para as crianças, mas a casa esconde um grande segredo. Com Ryo Yoshizawa, Taishi Nakagawa, Kanna Hashimoto, Keisuke Watanabe, Jiro Sato, Yuki Yamada, Hiroshi Tamaki, Tsuyoshi Muro.
13. "Metamorphosis no Engawa (BL Metamorphosis)" (2022):
Uma senhora de 73 anos, viúva e que ensinava a arte do shodo (caligrafia), descobre o mundo BL (boys love) ao ler um manga porque achou o desenho bonito. A atendente da livraria que a mulher frequenta, acaba fazendo amizade com ela, pois é fujoshi (mulher que consome conteúdo BL). Apesar da diferença de idade, uma colegial e uma viúva, passam a não somente conviver com o gênero, mas amadurecimento e compaixão, e que nunca é tarde para começar algo novo. Com Nobuko Miyamoto, Mana Ashida, Kyohei Takahashi, Kotone Furukawa, Ken Mitsuishi, Taeko Ito.
14. "Houtei Yuugi" (2023):
Em uma faculdade de Direito, um grupo de estudantes fazem uma simulação de tribunal com incidentes reais entre eles. Depois de formados, três deles, que eram amigos desde algum tempo, acabam se envolvendo em um incidente - um deles aparece morto, outra acusada de assassinar o colega e o terceiro tendo que defender a acusada. Mas por trás desse incidente, envolve o passado de ambos. Com Ren Nagase, Takumi Kitamura, Hana Sugisaki, Akira Emoto, Nao Omori, Katsuhisa Namase, Michitaka Tsutsui, Junki Tozuka.
15. "Kinou Nani Tabeta? (What Did You Eat Yesterday?)" (2021):
A vida cotidiana de um casal homoafetivo na meia-idade, com problemas no trabalho, na família e como economizar para o futuro, já que não terão filhos. Uma viagem de férias em Kyoto faz com que eles comecem a pensar mais no futuro, sobre relacionamentos familiares e refletir sobre injustiças sociais e preconceitos. E tudo envolvendo uma deliciosa refeição. Com Hidetoshi Nishijima, Seiyou Uchino, Koji Yamamoto, Hayato Isomura, Makita Sports, Atsuko Takaizumi, Hokuto Matsumura, Chan Kawai, Meiko Kaji.
16. "Yoake no Subete - All The Long Nights" (2024):
Uma jovem que sofre mensalmente de TPM (Tensão Pré-Menstrual) extremo ao ponto de perder o controle e um rapaz que sofre de sindrome de pânico que não consegue sair de casa sozinho a não ser para o trabalho. Ambos trabalham na mesma empresa e aos poucos tentam entender os problemas de um com o outro, para que as noites não sejam tão longas. Provam que não precisam ser amigos ou amantes para que se ajudem. Com Hokuto Matsumura, Mone Kamishiraishi, Ken Mitsuishi, Kiyohiko Shibukawa, Ryo.
17. "Kamisama no Karute 1" (2011) e "Kamisama no Karute 2" (2013):
Na cidade de Matsumoto (Nagano) tem um hospital que funciona 24 horas e 365 dias no ano, ou seja, funciona direto, por ser um dos poucos hospitais a atender pacientes de diversas cidades e problemas. Quando uma paciente em estágio terminal resolve se tratar no hospital, um dos médicos começa a repensar em seus conceitos - se era melhor ficar num hospital quase sem descanso mas dão tratamento familiar aos pacientes ou num hospital com horários regulares mas que os pacientes são meros pacientes? Com Sho Sakurai, Aoi Miyazaki, Mariko Kaga (1), Akira Emoto, Jun Kaname, Michiko Kichise, Taizo Harada, Yoshinori Okada (1), Tatsuya Fujiwara (2), Kazue Fukiishi (2), Gaku Hamada (2), Jiro Sato (2).
18. "Dear Family" (2024):
Um pai que faz de tudo para salvar a filha do meio por causa de uma doença congênita, mesmo não tendo conhecimento nenhum de medicina. Embora não conseguisse criar um coração artificial, acaba adaptando um cateter para a estrutura física dos asiáticos e assim salvando outras vidas. Baseado na vida real da família Tsutsui. Com Yo Oizumi, Miho Kanno, Riko Fukumoto, Rina Kawaei, Miu Arai, Shuhei Uesugi, Shinnosuke Mizushima, Kasumi Arimura, Hokuto Matsumura, Ken Mitsuishi.
19. "Midnight Swan" (2020):
Uma adolescente negligenciada pela mãe e nem sabe o paradeiro do pai, passa a morar com um parente próximo, no caso um primo que se tornou transgênero e a família o rejeitou. Para sobreviver, trabalha em um clube noturno para custear a operação de mudança de sexo. A princípio, reluta em aceitar a menina, já que não tinha tanto contato, mas aos poucos começa a tratar como filha. Com Tsuyoshi Kusanagi, Misaki Hattori, Asami Mizukawa, Tomorowo Taguchi, Sei Matobu.
20, "Analog" (2023):
Um arquiteto que ainda desenha plantas à lápis e uma jovem que não usa celular. Os dois acabam se conhecendo em um café e combinam todas às quintas-feiras, cinco da tarde, em se encontrarem para conversar e conhecer mais um ao outro. Até que um dia no dia e hora combinados, a mulher não comparece e ninguém sabe de seu paradeiro, e ela guardava um segredo de seu passado. Com Kazunari Ninomiya, Haru, Lily Franky, Kenta Kiritani, Kenta Hamano, Joichiro Fujiwara, Daisuke Miyagawa, Yuka Itaya, Keiko Takahashi.
🎬🎬🎬🎬🎬
Lembrando aos leitores que me acompanham aqui que, muito filme assisti no cinema, mas tem muito filme que andei assistindo via streaming, quando passou na TV aberta, e quando lembro que ainda existe locadora de DVDs e Blu-Rays na cidade onde moro. Quando vou ao cinema, geralmente compro o ticket movie card do filme que vou assistir antes do mesmo estreiar, tenho pelo menos de 20 a 30% de desconto, dependendo do filme, ou de tanto ir que meu point card chegou ao ponto de eu assistir dois a três filmes de graça, sem contar os dias em que o ingresso sai mais em conta (varia de cinema para cinema).
Sei muito bem que estou mega-atrasada nas postagens, mas depois que voltei a trabalhar no horário "de gente normal", tá difícil de acertar meu relógio biológico, depois de dez meses trabalhando à noite e dormindo de dia, e nem os dez dias de merecidas folgas do final de ano adiantou muito para ajustar o horário, mas tudo bem, vamos fazendo as coisas conforme o que der, pois o importante é manter vivo a blogosfera, que fiquei feliz em ver blogs novos e assuntos diversos.
Imagens: todas vindas do arquivo do blog da autora através de sites como Oricon, Model Press, sites oficiais dos filmes.





















Comments
Post a Comment