Continuando sobre a retrospectiva de 2024, sobre o que fiz, deixei de fazer, o que andei ouvindo ou assistindo, chegou a parte em que gera discussão acalorada no Instagram - doramas.
Já começa a famosa polêmica do uso da palavra e isso já me encheu o saco, desculpem a expressão logo nos primeiros dias do ano, mas é verdade. Se dorameira quer que o pessoal assista dorama japonês, então mencionem os doramas, coloquem a sinopse, citem alguns atores e só. Muitas vezes me incomoda ler resenha botando o dorama lá no topo do infinito ou nas profundezas do inferno. De repente a pessoa está interessada, lê a opinião de uma e já desanima de vez. O certo seria pegar várias opiniões, assim quando tem alguém indicando um lugar, ou comida, de repente existem diversas opiniões e é melhor você mesmo conferir para tirar a sua própria.
Eu parei com essa idéia de indicar porque só eu gostei, mas não deixo de continuar a postagem de doramas e filmes japoneses que só eu quem assistiu porque ninguém comenta, menciona, e sequer sabe que existe. Mas também vou ignorar resenhas de gente que fica criticando artista e puxando a sardinha para outro só porque é isso ou aquilo (se bem que eu também, mas tenho motivos, eu acho). Isso serve para alimentar os trolls na internet (tanto de quem posta como de quem comenta).
Vamos lá, confesso que até a temporada da primavera de 2024 eu estava bem animada, mas chegou o verão, sabe como é o clima aqui no Japão, ainda mais que moro numa região perto do mar - foi um calor insuportável, abafado e ainda por cima tive uma crise de desânimo de novo, que só não foi pior como em 2023 porque felizmente namorido voltou a morar comigo (depois de um ano e tanto longe por causa do trabalho) e dei uma melhorada. Mas no quesito acompanhar dorama e ir ao cinema, tive que dar uma pausa por causa de... mudança!!!
Enfim, quando finalmente consegui colocar as coisas nos lugares certos, foi a hora em que precisei resolver um monte de pendências que ainda estou para terminar neste ano a curto prazo. Daí eu quase nem acompanhei os doramas das temporadas de verão e outono e a última vez que fui ao cinema foi em outubro. Aquelas: deixei tudo para maratonar no feriado, nas folgas e antes de ir dormir.
Sem falar ainda da briga de foice que gerou nas redes sociais por causa do termo...
Sim, eu sei que estou devendo muita resenha, porque assisti doramas com enredos diferenciados, e talvez possa interessar outras pessoas, embora eu tivesse feito um apanhado no inverno e primavera, acho eu que fizeram pouco caso, salvo algumas pouquíssimas exceções.
Mas eu não vou desanimar, porque acredito que existam pessoas com interesse, da mesma forma que eu tenho interesse em outros gêneros (mas não assisto a k-drama porque não é o tipo que gosto, mas respeito muito quem gosta, venera, divulga, mas é a vida).
Imagem: NTV, que transmitiu na temporada de inverno de 2024 o dorama "Chubo no Alice", ou "A Cozinha Maravilhosa de Alice", que além de abordar a culinária, aborda outros temas que passaram batido nas dorameiras - autismo autofuncional, homofobia, preconceito, corrupção e disputa pelo poder.
Comments
Post a Comment