Quando não precisa fazer sentido

Post relacionado: Origem de alguns nomes, publicado em 11 de Maio de 2020.

Nesse caso, eu quero dizer no sentido de música e entretenimento, se me entenderam.

Desde que o mundo é mundo, existem artistas que fazem uso da criatividade e adotam nomes diferentes para se destacarem dos demais. Pra mais chamar a atenção, porque nome comum é... digamos... comum. 

Ou para ninguém saber o verdadeiro nome, por exemplo, tem muito mangaká por aí que não usa nome real para criar as obras primas. Sem contar que boa parte começou como amador, vendendo fanzine pra ver se ganhava alguns trocos e alguma editora o contratasse. Essas coisas acontecem, ué. Aí consegue contrato e depois tem que adotar outro pseudônimo porque se profissionalizou, para ninguém associar a pessoa com o trabalho que fazia na era amador (especialmente muita mangaká que produzia doujinshi, a maioria produzia - e ainda produz - conteúdo BL).

Onde quero tentar chegar? 

Na verdade, eu estava pensando em fazer este tipo de postagem no final de 2023, quando estourou a maior bomba na famosa agência de idols que não posso falar o nome ou sou cancelada, e uma cantora/apresentadora de um programa que possui aos domingos, implicou com o nome de um grupo que não fazia maior sentido. Creio eu que, deve ter tido muita gente que não concordou com ela, pois se verem bem, boa parte dos nomes de grupos e bandas que existem no mundo, a maioria nem faz sentido. Ou a mulher viveu os anos 60 como, do jeito que surgiram bandas e artistas de one-hit wonder de nomes completamente estranhos, mas que por algum motivo muita gente lembra do fundo do baú? 

*A apresentadora em questão é cantora veterana que surgiu no cenário pop no fim dos anos 60. Só não vou mencionar, senão serei eternamente cancelada.

Vamos ao ponto: não é de hoje que muitas bandas e artistas adotam nomes estranhos, mas no fundo tem sentido - bem, se é que tem, porque se é pra ganhar destaque, se não for pelos dotes artísticos, ao menos criatividade é o que não faltou. E olha que tem tanta banda, grupo e artista no mundo todo com cada nome, que a tal apresentadora em questão deveria ter ficado calada.

Muitas vezes tive vontade de fazer uma série da origem de nomes de bandas e artistas, mas sei que a lista vai ser enorme, acabei deixando para segundo plano (isso porque tem várias séries de tal assunto que estão na espera), mas quem sabe...

A origem dos nomes varia, isso se não dão diversas versões para a história (né, John Lennon?). Seja homenagem a algum (des)afeto, trocadilhos, personagem de quadrinhos, o que a criatividade permitir (sintam o drama nos anos 60 em plena psicodelia onde o pessoal viajava no ácido, se me entenderam). O importante era tentar fazer história e ser lembrado para a eternidade. Ou esquecer pelo resto da vida, tanto faz.

Se precisa fazer sentido, isso depende de cada um, mas quanto mais sem sentido, melhor para ganhar fama mesmo que for instantânea, como dizia Andy Warhol, que todos têm seus quinze minutos de fama.

Pensando mesmo se listo alguns nomes...

Mas nome estranho de banda ou de artista (de qualquer gênero) não fica resumido somente no "estrangeiro", não. No Brasil e no Japão também, e haja criatividade para batizar uma banda ou adotar um pseudônimo para levar uma vida normal fora das artes, como disse, maioria dos mangakas fazem uso disso para não serem reconhecidos na rua, tanto que nem foto tem.

Na verdade, uma ilustração dele mesmo de costas, caricatura ou até em forma de algum objeto. Muitos começaram como amadores em eventos de doujinshi, como Comic Market e similares, com conteúdo nada aconselhável para menores e puristas, pois faziam muitas paródias com personagens e personalidades conhecidas... Então adotavam pseudônimos, mas depois que foram contratados para uma major, criaram outro pseudônimo para não associar com o passado, mas se não muda o estilo...

Entre essas e tantas, a dita apresentadora também teria que se enxergar, porque ela mesma usa nome artístico na vida real, pois é cantora (e das boas). Era melhor ela continuar cantando do que ter enveredado para ser comentarista do próprio programa, mas vai que a gente não sabe as reais intenções, né...

Uns bons anos atrás eu fiz uma postagem em que eu bem que tentei explicar o porquê de muitas pessoas dão nome para estabelecimentos, prédios e apartamentos, passando para marcas de produtos e chegando no mundo artístico, que vai desde acordar inspirado até pra causar impacto e ficar mais fácil de memorizar. Do tipo: quanto mais sem sentido, melhor, como mencionei antes.

*Pior que estou devendo uma postagem da origem de algumas bandas e artistas. Quem sabe em breve...



Comments