Dia 1 de agosto, as pessoas que curtem o gênero BL (Boys Love) comemoram neste dia, o "Yaoi Day" ou "Dia do Yaoi" por causa do trocadilho com a data em japonês (aqui no Japão, primeiro vai o mês e depois o dia. Aí o dia 1 de agosto, escrevemos 08月01日), e como o numeral oito também se lê "ya", por isso que dia 1 de agosto é tido como o "Dia do Yaoi".
O termo "yaoi" (que é conteúdo "boys love", ou amor entre duas pessoas do mesmo sexo) é muito usado em diversos países do ocidente e, apesar do termo ser japonês, no Japão mesmo o termo caiu em desuso, tanto que, preferem usar o termo BL ("Boys Love") - basta dar um pulo em qualquer livraria e nem precisa ser o Animate ou as especializadas em animes, elas já classificam como BL Manga mesmo.
Beeeeeem antes, muitos mangakas chegavam a classificar diversas ramificações do BL, que no fim das contas acabou sendo tudo a mesma coisa e virou BL (no Japão) ou Yaoi (nos outros países). A origem do termo, pode ser conferido nesta postagem aqui, feita por um grupo que entende muito bem do assunto, assim como explicam que os termos shounen-ai, yaoi e lemon no fim é tudo BL.
Eu cheguei a fazer algumas postagens a respeito, inclusive em junho, que é tido como o mês da representatividade LGBT:
- Mangas que costumo ler: desde minha mangaka favorita até slice of life, eu ainda leio quando tem algum que me interesse, pois até pra isso sou muito seletiva, ou seja, tem enredo que não desce pra mim. Mas vai de cada um, tem que procurar aquele que te agrada ou faz seu gênero.
- Como comecei a gostar do gênero BL: Primeiro porque frequentava um fórum em que tinham também fanfics de conteúdo BL, mas pra ler mangas e ir em eventos de doujinshi foi um pulo. Mas como disse no item acima - tem enredo que não me desce, demorei muito para achar o gênero que me faz bem.
- Dez Doramas e Filmes com a Temática LGBT: Claro que tem muito mais que assisti e tem mais na minha lista, mas fiz essa postagem no mês da representatividade LGBTQIA+ com os dez doramas e filmes com essa temática. Aqui no Japão, todas as temporadas de doramas incluem pelo menos dois a mais títulos com esse tema, a maioria adaptada de mangas. Não deu pra assistir todos que saíram, e nem lembro quando foi que as emissoras de repente resolveram investir no tema, mas melhor pra gente, que pelo menos tem mais diversidade (e diversificação também). E detalhe, que os atores que atuam já tem carreira bem solidificada no meio artístico.
Sobre doramas e filmes, eu estou devendo mais resenhas sobre o tema, já que tem vários que andei assistindo, mas o importante é respeitar e aceitar, pois a vida anda tão conturbada, pra que causar mais discórdia ainda?
Imagem: site oficial do anime "Given", que foi um dos primeiros animes BL a ser transmitido no programa dedicado a animes, o Noitamina.
Comments
Post a Comment